Número Especial – I Encontro Cearense de Educação da Matemática
GT01 – MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-CríticaAplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
- Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
- PDF
- Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
- Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
- PDF
- O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometriauma proposta didática para os anos iniciais
- Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
- PDF
- Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamentaluma proposta investigativa em sala de aula
- Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
- PDF
- A Early Algebra no currículo da educação infantiluma análise dos documentos nacionais e internacionais
- Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
- PDF
- Iniciação Matemática na Educação Infantila pergunta como estratégia de mediação
- Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
- PDF
- Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos
- Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
- PDF
- Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento
- Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
- PDF
- Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
- Janice Anacleto Pereira dos Reis
- PDF
- Jogo de palitosconhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
- Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
- PDF
- Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
- Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
- PDF
GT02 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
- Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
- Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
- PDF
- Trissecção do ângulo obtuso com origamium olhar para a história e a investigação matemática
- Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
- PDF
- Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM
- José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
- PDF
- Teoria dos Grafos no Ensino Médioum estudo introdutório
- Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
- PDF
- Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
- Elaine de Sousa Teodosio
- PDF
- Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamentalum estudo com o teorema de Pitágoras
- Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
- PDF
- Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
- Bruno Reuber Maia Pinheiro
- PDF
- Live “jogo da onçaestudando geometria em uma diversão indígena”
- Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
- PDF
- Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
- Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Jadilson Ramos de Almeida
- PDF
- Sequência Fedathi e Metacogniçãouma abordagem para o ensino de equações do 1° grau
- Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
- PDF
- DominóA matemática e a estratégia
- Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
- PDF
- Músicaa Matemática na nota musical Mi
- José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
- PDF
- Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
- Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
- PDF
- Enfeites natalinosconstruções matemáticas por meio de dobraduras
- Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
- PDF
- Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19como as aulas de matemática podem ajudar?
- Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
- PDF
- Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitaisanálise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas
- Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
- PDF
- Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricasuma experiência no ensino remoto
- Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
- PDF
- Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemáticadesenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica
- Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
- PDF
- Ensino Exploratório de Matemáticauma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto
- Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
- PDF
- Ensino Exploratório de Matemáticauma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
- Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
- PDF
- Mediação tecnológica no ensino da Matemáticaconsiderações sobre a utilização do software Winplot em atividades
- Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
- PDF
GT03 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
GT04 – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
- Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
- Maria Maroni Lopes
- PDF
- História da Matemática em sala de aulaum olhar histórico para uma das plêiades da matemática
- Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
- PDF
- Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 – 2018)
- Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
- PDF
- Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar
- Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
- PDF
- Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI
- Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
- PDF
- Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- PDF
- Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi
- Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
- PDF
- Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam
- Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
- PDF
- Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī
- Kaline França Correia Andrade
- PDF
- Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
- Davidson Paulo Azevedo Oliveira
- PDF
- A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
- Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
- PDF
- Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
- Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- PDF
GT05 – TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
- Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Claudia de Oliveira Lozada
- PDF
- Ensino remoto e conhecimentos matemáticosdesafios e perspectivas na visão docente
- Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
- PDF
- O uso do GeoGebra nas aulas remotasuma abordagem do conteúdo de função quadrática
- Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
- PDF
- Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana
- Maria José Araújo Souza
- PDF
- Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos
- Daniel Martins Nunes
- PDF
- PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
- Cristiane da Silva Stamberg
- PDF
- Uma vivência didáticaEnsino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus
- Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
- PDF
- Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhETuma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
- Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
- PDF
- Softwares no ensino de matemáticaum olhar sobre a BNCC
- João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
- PDF
- O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática
- Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
- PDF
- Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico
- Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
- PDF
- Tecnologias digitais na formação de professoresum panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática
- Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
- PDF
GT06- DIDÁTICA, MODELAGEM, ETNOMATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
- Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade
- Lemniscata Bezerra Florêncio, Katy Wellen Meneses Leão, Valéria Aguiar dos Santos
- PDF
- Elaboração de jogos matemáticoso caso do jogo batalha naval de funções
- Gabriel Santos Evangelista, Joseleide da Silva Damascena, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
- PDF
- O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto
- Jose Renilson de Brito Lima, Maria Raiane Cesar Abel, Nayara Silva do Nascimento
- PDF
- Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
- Fransuelton Gomes Anastacio, Júnio Moreira de Alencar, Luciana Maria de Sousa Macêdo
- PDF
- Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio
- Edson Ferreira da Costa Junior, Karly Barbosa Alvarenga
- PDF
- O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébricouma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
- Thaís Farias de Lima, José Mairton Rodrigues dos Santos, Joelma Nogueira dos Santos
- PDF
- Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
- Josiane Silva dos Reis
- PDF
GT07 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
- Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distânciauma revisão de literatura
- Damião Evandro Barbosa de Sousa, Danyella de Moura Galdino, João Nunes de Araujo Neto
- PDF
- Um ensaio sobre práticas desejantesrelação docente estudante como lugar a ser ocupado
- PDF
- Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
- Flabruna Mendes de Almeida, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Christian Eduardo Aragão dos Santos
- PDF
- Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
- PDF
- Concepções dos professores de matemática em início de carreira
- Luana Oliveira Moreira de Jesus, Thaine Souza Santana
- PDF
- Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
- Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
- PDF
- Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
- Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira, Gisele Pereira Oliveira
- PDF
- Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
- Francisco Wagner Soares Oliveira
- PDF
- Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
- Danilo do Carmo de Souza, Marisa Lima de Vasconcelos, Juscileide Braga de Castro
- PDF
- Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
- João Nunes de Araújo Neto, Francisco José de Lima, Damião Evandro Barbosa de Sousa
- PDF
- Registros de relatórios finais de estágio supervisionadopercepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
- Francisco José de Lima, Meirilania Primo Costa
- PDF
- Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadoresuma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática
- Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Klinger Teodoro Ciríaco
- PDF
- Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
- Adriana Nogueira de Oliveira, Dianara Figueirêdo Freire, Claudiana Oliveira de Sousa
- PDF
- Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
- Carlos Mometti
- PDF
- Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
- Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
- PDF
- Professores de Matemática em fase inicial de carreira docentereverberações da formação inicial
- Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de Castro
- PDF
- Investigar e explorar com tecnologiauma possibilidade para ensinar trigonometria
- Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
- PDF
- Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professoresuma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE
- Lucia Kelly Souza Menezes, Marco Aurélio Kistemann Junior
- PDF
GT08 – DIFERENÇA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PUBLICADO: 2021-06-17