10 ways to use Chat GPT in High school e and College – Glove Academia
The Art of Asking ChatGPT for High – Quality Answers Watercolor 2 | IF/IA/Midjourney (jun. 2023)
10 ways to use Chat GPT in High school e and College, da Glove Academia, foi lançado em 2023 com o objetivo de ensinar alunos do curso secundário e dos primeiros anos na Universidade a empregarem o Chat GPT em tarefas escolares com maior eficiência.
O livro é assinado por um coletivo de autores (Glove Academia) interessados em difundir a leitura de modo barato e competente. A escrita deste volume ficou a cargo de Caleb Ginting, formado pela University of Nebrasca – Lincoln, em Biological Systems Enginnerring. O livro possui 10 capítulos, além da introdução e dos anexos com exemplos de uso.
Na introdução, a obra define GPT como “chatbot de inteligência artificial”, treinado para gerar textos ao modo dos humanos, a partir de algoritmos de “aprendizagem supervisionada” e “aprendizagem por reforço” (à semelhança do comportamentalismo naturalista). Em seguida, define prompt a partir da sua função (questionamento claro e sistemático vs. questionamento intuitivo) e da sua estrutura (1. declarações sobre o que você quer fazer; 2. com qual qualidade; 3. destinado a quem e por qual razão; 4. sob quais etapas; 5. sob quais domínios do conhecimento).
Na sequência, lista dez probabilidades de uso do Chat GPT em situação didática (na high school e no College): escrever (1) e interpretar (3), criar itens de prova (3), criar atividades lúdicas e interativas, como jogos (5), criar atividades em grupo (6), criar atividades personalizadas (7) ampliar habilidades de comunicação (8) e uso de recursos profissionais de comunicação (9), sintetizar o aprendizado de modos escrito e gráfico (10).
Cada um desses capítulos é estruturado em definição do título, descrição das funções do GPT no auxílio ao desenvolvimento de determinadas habilidades e, por fim, na replicação destas habilidades de modo tópico, acompanhadas de sugestões de prompts.
Ao final, o autor replica estas habilidades e prompts em uma grande lista que incorpora o assunto discutido nos dez capítulos. Estes quadros são seguidos por um rol exemplos de conversações que são, na verdade, a explicitação dos prompts em situações reais de aprendizagem.
Tomando os capítulos em conjunto, percebemos que o livro elenca aproximadamente três dezenas de habilidades (analisar, sintetizar, coordenar, registrar, comunicar etc), algumas das quais (poucas, aliás) se repetem entre as dez possibilidades de uso listadas acima.
O livro não se preocupa em tipificar e/ou hierarquizar as habilidades descarregáveis do cérebro humano ao Chat GPT. Não há uma só nota teórica, indicando o valor dessas habilidades (isoladas ou combinadas) e os autores que justificam a sua entrada nos programas de ensino. Trata-se de uma reunião de conteúdo pautada em práticas do senso comum. Isso é uma pena porque as referências a modelos ou ideologias em nada prejudicariam o uso do manual (além do convencional papel formativo que agregariam ao livro).
Também não há preocupação com questões de progressão das aprendizagens. No capítulo referente à interpretação de textos, por exemplo, o autor fornece indícios de que conhece a importância desse saber teórico. Mas são apenas, indícios. Na sequência ele apresenta o Chat GPT como auxiliar vantajoso, sem explicar por que tal habilidade, característica de percepção do aluno ou regra de planejamento do professor merece entrar ou já foi estabelecida em currículos estadunidenses. Aliás, não há menções a currículos prescritos reais.
De todo modo, o livro cumpre os objetivos anunciados. Se a meta era ensinar aos alunos e professores que atuam no ensino médio e na formação inicial superior a empregarem o robô com maior eficiência, certamente, eles não decepcionaram. A obra deve, portanto, se consumida por alunos e professores da escolarização básica que, certamente, farão as devidas adaptações: associar as habilidades referidas com as habilidades, conhecimentos e valores de determinado domínio do conhecimento (ou componente curricular) e tomar consciência sobre os princípios teóricos de vária natureza que justificam tal habilidade expandida pelo GPT em um elemento potencializador da aprendizagem na escolarização básica e no Ensino Superior.
Referências desta resenha:
GINTING, Caleb. 10 ways to use Chat GPT in High school e and College. Sn: Gove Academia, 2023. 126p. Resenha de: FREITAS, Itamar. Mais prompts para o GPT na escola. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 09 jun. 2023. Disponível em <https://www.resenhacritica.com.br/todas-as-categorias/10-ways-to-use-chat-gpt-in-high-school-e-and-college-glove-academia/>.