BEM-VINDOS!
Colegas, esta é a página que armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado relativo à primeira unidade do nosso curso de Avaliação Educacional, que culminará com a produção de uma resenha sobre um manual, construída em grupo de quatro pessoas.
Relembro que os textos de leitura básica estão disponíveis aqui nesta página. As dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes.
Sigam as orientações abaixo e prestem atenção ao calendário.
EXPECTATIVAS
Objetivo desta unidade é viabilizar a ampliação das habilidades de leitura, compreensão e produção textual, mediadas pela construção de uma resenha sobre livro que problematiza teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar.
Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a atribuir valor a um manual de Avaliação da Aprendizagem, empregando a resenha como gênero textual.
ATIVIDADE I – Leiam o programa, formem grupos de trabalho, conheçam o Ambiente Virtual de Aprendizagem e selecionem livro a ser resenhado (Síncrona – 2h min).
QUARTA-FEIRA 25/08/2021
SEXTA-FEIRA 27/08/2021
ATIVIDADE II – Leiam o texto que define aprendizagem (Assíncrona – 30 min).
ATIVIDADE III – Leiam “Estrutura retórica da resenha” e identifiquem a estrutura retórica de uma resenha de livro sobre “avaliação” entre as incorporadas no acervo do Resenha Crítica (Síncrona – 1h30).
QUARTA-FEIRA 01/09/2021 e SEXTA-FEIRA 03/09/2021
ATIVIDADE IV – Leiam o livro selecionado, fazendo anotações sobre as unidades de informação que comporão a resenha coletiva (Assíncrona – 6h).
ATIVIDADE V – Leiam “Compondo resenhas” e “A escolha das palavras e escrevam os parágrafos iniciais e finais da resenha coletiva (Síncrona – 2h). Simulem avaliação final das resenhas de cada grupo a partir da troca entre dois grupos voluntários. (Síncrona – 2h).
QUARTA-FEIRA 08/09/2021 (Aula suspensa – Feriado municipal)
QUARTA-FEIRA 15/09/2021 (Substituindo a aula do dia 08)
SEXTA-FEIRA 10/09/2021 (Aula com problemas de sinal de Internet)
SEXTA-FEIRA 17/09/2021 (Repetindo a aula do dia 10) Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/atq-hvdm-wyrATIVIDADE VI – Construam os parágrafos intermediários da resenha, finalizem o texto o insiram no formulário para a publicação de resenhas (Assíncrona – 4h).
ATIVIDADE VII – Avaliem por escrito as resenhas produzidas por cada grupo (Assíncrona – 4h).
SEXTA-FEIRA 24/09/2021
QUARTA-FEIRA 06/10/2021
Acesse aqui os RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS RESENHAS
PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO
Vídeos
Teses e dissertações
Livros
Capítulos de livro
Artigo de revista
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.
View Comments
Escrevendo para teste! Boa noite!
Teste bem sucedido.
Olá professor Itamar,
Refletindo com meus colegas e com o grupo da turma, descobrimos que não conseguimos ter acesso às publicações sugeridas na atividade 1. Conseguimos, apenas, encontrar o livro "Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas" de Vasco Pedro Moretto.
Como no período remoto não estamos conseguindo ter acesso a bicen e não conseguimos achar os livros indicados nas plataformas de bibliografia eletrônica gratuitas. Gostaríamos de fazer o pedido ao senhor para caso possível disponibilizar o material ou caso não, alteração da leitura.
Aguardamos a resposta.
Atenciosamente,
Discentes.
Oi Felipe e demais interessados.
1. Até amanhã à noite eu posto cópia dos dois primeiros livros (ensino de História e ensino de Língua Portuguesa).
2. A cópia do livro 2 (Moretto) você disponibiliza no grupo whats.
3. Inseri mais dois livros com pdf disponível aqui na página: A avaliação desmistificada-Artmed, de Charles Hadji, e Avaliação da aprendizagem escolar, de Cipriano Luckesi.
Hoje, temos três livros disponíveis para a resenha e amanhã teremos mais dois. Prefiro a diversidade. Então, comecem as escolhas a partir desta nova situação.
Té já.
Ailton, boa tarte.
Seguem a sua questão e a minha resposta.
O "identifique" se refere ao destaque ou grifo que você deve fazer sobre os trechos que informam coisas como: "a autora, fulana de tal..."
O "tipifique" se refere ao "tipo" de unidade da informação que você grifou: "nome do autor",
Por causa da sua dúvida, eu coloquei, agora, modelos de resposta no formulário para deixar mais clara a orientação.
Sobre outras gravações, elas não existem. Mas se você avançar nas leituras da próxima unidade, tenho certeza que vai tirar bom proveito. Os textos apresentam muitos exemplos do que sejam "unidade de informação" e "estrutura retórica".
Qualquer dúvida, escreva por aqui. Não mande e-mail porque os seus colegas não visualizam.
Té já.
Muito obrigado, professor!!!
Oi Ailton,
Não há o que agradecer. Mas, por favor, dê um retorno por aqui sobre as mudanças que fiz no formulário. Posso alterar ainda mais. O importante é o enunciado da atividade ficar bem claro.
Boa Tarde!
Tive problemas para acessar o ambiente AVA com o login já efetuado. Mais alguém com esse problema?
Obrigado por informar, Lanna. Qualquer dúvida sobre o curso, me chama por aqui.
Até já.
Bom dia! Também estou com o mesmo problema.
Oi Ana,
A primeira providência é consultar o grupo. O grupo deve ajudar você a acessar as fontes ou não será um "grupo".
Vencida esta etapa e não resolvido o problema, eu entrarei, ok? Aí você pode me comunicar por aqui. Estou online.
Até já.
OI Ana,
Já resolveu o problema?
Ainda precisa de ajuda?
Boa tarde professor Itamar. Sobre a aula de hoje o grupo fez uma votação e foram somados 21 votos pelo não e 2 pelo sim.
Colegas da turma de sexta-feira, boa noite.
Vocês solicitaram a mudança do início da aula para as 19h. Estranho que até agora, 19h, não entrou ninguém na sala. Estão encontrando alguma dificuldade de acesso?
Até já.
Colegas, boa noite.
Observem os novos prazos para as mesmas atividades refeitos após os problemas do feriado municipal (turma da quarta) e da ausência de internet (turma da sexta).
As aulas desta semana (15 e 17 de setembro) serão focadas na construção dos parágrafos iniciais e finais da resenha e em experimentos de avaliação. Por isso, sugiro aos que já encerraram as resenhas que se voluntariem para demonstrar como construíram os parágrafos e para exercitar uma avaliação.
Até já.
Colegas da turma de quarta-feira, bom dia.
Hoje teremos o último encontro síncrono antes da primeira avaliação. Por isso, anotem suas dúvidas sobre a elaboração da resenha e sobre os critérios de avaliação da resenha de cada grupo.
O grupo que avançou na construção da resenha, prepare-se para apresentá-la aos demais grupos como estímulo e também como experimento de avaliação.
Lembro que a avaliação será colaborativa, ou seja, cada grupo terá até quatro horas para avaliar todas as resenhas da turma, dentro dos critérios fornecidos pelo professor e já de conhecimento geral.
Até já.
Colegas da turma de sexta-feira, boa tarde.
Este é o nosso último encontro síncrono desta unidade. Vamos repetir atividades que foram prejudicadas com a instabilidade da internet.
Sugiro, então, que os grupos voluntariamente experimentem a construção de parágrafos online, com a minha assistência, durante a reunião de hoje.
As instruções são as mesmas da semana passada e estão prescritas no enunciado da Atividade V (Acima).
Em seguida, vamos destrinçar o modo de avaliar coletivamente as resenhas produzidas por cada grupo.
Até já.
(Editar)