História da Historiografia. Ouro Preto, v.15, n.40, 2022.

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Publicado: 2022-12-31

Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.5, n.11, 2022.

 

Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870-1970) | Thiago Lima Nicodemo, Pedro Afonso Cristovão dos Santos, Mateus Henrique de Faria Ferreira

Dividido em cinco capítulos, Uma introdução à História da Historiografia Brasileira (1870-1970), escrito por Thiago Lima Nicodemo, Pedro Afonso Cristovão dos Santos e Mateus Henrique de Faria Ferreira, avalia as transformações na escrita da história no Brasil e o processo de especialização do ofício de historiador no período. Esse processo se deu em pelo menos dois aspectos conjuntos, tanto por uma lenta distinção dos estudos históricos em relação a outros campos quanto pelo advento das universidades como locais de produção histórica especializada. Ao mesmo tempo, observa-se que a profissionalização do ofício apresentava questões que iam além de um âmbito acadêmico, como os usos da história na análise da sociedade e de seus problemas, o que deveria tornar a história relevante para o futuro. Sem pretender apresentar a “formação”, os “momentos decisivos” ou um cânone da historiografia brasileira, os autores do livro analisam como se deu sua modernização no país, em um processo que esteve longe de ser uma simples apropriação de matrizes exteriores, sobretudo europeias (p.9). Leia Mais

Fernando de Azevedo em releituras – sobre lutas travadas/ investigações realizadas e documentos guardados | José Cláudio Sooma, Diana Gonçalves Vidal, Rachel Duarte Abdala

A reiterada presença de Fernando de Azevedo como fonte e objeto de investigação para a História da Educação é inquestionável. Todavia, uma nova publicação a seu respeito se propôs a revisitar sua atuação e obra, situando-a no debate historiográfico. Trata-se, pois, do livro “Fernando de Azevedo em releituras – sobre lutas travadas, investigações realizadas e documentos guardados”, de autoria de José Cláudio Sooma Silva, Diana Gonçalves Vidal e Rachel Duarte Abdala. A publicação organizou-se em três partes, sendo que cada uma delas operou com um recorte e objeto diferente sem perder de vista o sujeito estudado. Para além das análises apresentadas, todos os capítulos trazem como anexos transcrições, ferramentas de pesquisa, textos expositivos, dentre outros. Nesse sentido, faz o duplo esforço de tomar o professor e sua atuação como objeto sem deixar de olhar para o já consolidado compilado de pesquisas e documentos a seu respeito. Opera, portanto, como referência bibliográfica e como possível roteiro de pesquisa. Leia Mais

Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.4, n.10, 2020.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.3, n.9, 2019.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.3, n.8, 2019.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.3, n.7, 2019.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.2, n.6, 2018.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.2, n.5, 2018.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.2, n.4, 2018.

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História e Historiografia da Educação | GTHE/ANPUH-BR | 2017

Historia e Historiografia da Educacao

Revista de História e Historiografia da Educação (2017-) é uma publicação organizada pelo Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História, em parceria com seus núcleos regionais.

Tem como objetivo a divulgação da produção científica no âmbito da História da Educação, proveniente de instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Periodicidade quadrimestral.

A Revista proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

ISSN 2526-2378

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n.3, 2017.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n. especial 2017.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n.2, 2017.

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História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n.1, 2017.

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