Euducação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.33, 2024.
- BOCEHM (Fluxo Contínuo) – Set/Dez
- Publicado: 2024-07-10
- Artigos
- O dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11952
- Leandro Oliveira, Edilene Simões Costa
- 1-20
- Uma Revisão de Literatura sobre a proposição de sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12182
- Mateus de Moura Maciel, Edelweis José Tavares Barbosa
- 1-25
- “Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11729
- Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereira
- 1-13
- Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12202
- Talyta Sampaio Figueiredo, Fernando Emilio Leite de Almeida, Rochelande Felipe Rodrigues
- 1-20
- Euducação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.32, 2024.
- Número Especial – VI Seminário Cearense de História da Matemática
- Publicado: 2024-05-01
- Artigos do VI SCHM
- O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
- Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
- 1-11
- Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- 1-16
- Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
- Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
- 1-20
- Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
- Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
- 1-20
- Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
- Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
- 1-15
- A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
- Lívia Bezerra de Alencar
- 1-17
- Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
- Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
- 1-18
- A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
- Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
- 1-14
- Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
- Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
- 1-18
- Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
- Luciana Bertholdi Machado
- 1-21
- O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
- Amanda Cardoso Benicio de Lima
- 1-15
- Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
- Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- 1-15
- A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
- Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
- 1-17
- Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
- Maria Luíza dos Santos
- 1-14
- Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
- Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
- 1-18
- Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
- Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
- 1-15
- Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
- Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
- 1-17
- História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
- Carlos Ian Bezerra de Melo
- 1-18
- A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III – Ciências
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
- Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
- 1-20
- O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
- João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
- 1-12
- O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
- Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
- 1-17
- A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
- Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
- 1-15
- Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
- Verusca Batista Alves
- 1-24
- História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
- Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
- 1-20
- O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
- Gisele Pereira Oliveira
- 1-15
- Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
- Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
- 1-20
- A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
- Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
- 1-16
- Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
- Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
- 1-19
Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.33, 2024
- (Fluxo Contínuo) – Set/Dez
- Publicado: 2024-07-10
- Artigos
- O dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11952
- Leandro Oliveira, Edilene Simões Costa
- 1-20
- Uma Revisão de Literatura sobre a proposição de sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12182
- Mateus de Moura Maciel, Edelweis José Tavares Barbosa
- 1-25
- “Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11729
- Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereira
- 1-13
- Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12202
- Talyta Sampaio Figueiredo, Fernando Emilio Leite de Almeida, Rochelande Felipe Rodrigues
- 1-20
Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.32, 2024.
- Número Especial – VI Seminário Cearense de História da Matemática
- Publicado: 2024-05-01
- Artigos do VI SCHM
- O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
- Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
- 1-11
- Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- 1-16
- Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
- Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
- 1-20
- Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
- Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
- 1-20
- Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
- Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
- 1-15
- A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
- Lívia Bezerra de Alencar
- 1-17
- Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
- Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
- 1-18
- A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
- Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
- 1-14
- Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
- Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
- 1-18
- Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
- Luciana Bertholdi Machado
- 1-21
- O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
- Amanda Cardoso Benicio de Lima
- 1-15
- Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
- Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- 1-15
- A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
- Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
- 1-17
- Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
- Maria Luíza dos Santos
- 1-14
- Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
- Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
- 1-18
- Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
- Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
- 1-15
- Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
- Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
- 1-17
- História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
- Carlos Ian Bezerra de Melo
- 1-18
- A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III – Ciências
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
- Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
- 1-20
- O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
- João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
- 1-12
- O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
- Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
- 1-17
- A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
- Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
- 1-15
- Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
- Verusca Batista Alves
- 1-24
- História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
- Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
- 1-20
- O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
- Gisele Pereira Oliveira
- 1-15
- Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
- Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
- 1-20
- A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
- Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
- 1-16
- Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
- Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
- 1-19
Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.31, 2024.
- BOCEHM (Fluxo Contínuo) – Jan/Abr
- Publicado: 2024-01-01
- Artigos
- Cadernos escolares de matemática: em realce a resolução de problemas/exercícios na alfabetização
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10830
- Claudionor Renato da Silva, Eliette Neres de Souza Nascimento
- 1-15
- Metodologias Ativas em aulas de matemática: caracterização de normatizações curriculares e didáticas para o ensino médio público cearense
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11112
- Mario Lucas Marques Vasconcelos, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Kiara Lima Costa
- 1-16
- TRILHA GEOMÉTRICA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10562
- Maria Aparecida Freire Batista, Ana Naiara Sousa dos Santos, Luiza Geyslly Araujo Lima, Patrícia de Souza Moura
- 1-14
- Educação Matemática Crítica: Um olhar Histórico
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11017
- Najara Alves Cardoso Costa, Pedro Oliveira Paulo , Wilton Medeiros
- 1-15
- Estudantes com deficiência visual nas aulas de matemática: para todos ou para cada um?
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11405
- Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos SANTOS
- 1-15
- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): enfoque no estado do Ceará
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10944
- Maurício José Nascimento Macêdo, Mikaelle Barboza Cardoso
- Proposição de atividades com o uso do Lumibot-Coppeliasim para a aprendizagem do conceito de função exponencial
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11257
- Cássio Lima Macedo, Cleidinaldo Aguiar Souza
- 1-21
- Licenciatura em Matemática e aspectos históricos de construção, legitimação e processos formativos da e para a docência: Revisão Integrativa de Literatura
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10696
- Andreia Gonçalves da Silva, Francisco José de Lima, Willian Frutuoso da Silva
- Polinômio de Gauss: uma investigação da origem do conceito e a relação com coeficiente binomial
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11108
- Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Mariana Fabiana Garcia Travassos, Irene Magalhães Craveiro
- 1-15
- Método de Exaustão de Arquimedes via GeoGebra: uma atividade para o ensino da matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10997
- Edinelson Rocha Marques, Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez, Daniele Esteves Pereira Smith
- 1-18
- A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11313
- Marksuel Gonçalves de Mesquita, Iego Assis da Silva, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
- 1-16
Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.10, n.29, 2023.
- BOCEHM (Fluxo Contínuo) – Mai/Ago
- Publicado: 2023-04-12
- Artigos
- Saberes mobilizados pelos licenciandos de Matemática da UFPB/campus IV no Programa Residência Pedagógica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9795
- Graciana Ferreira Dias, Cristiane Fernandes de Souza
- 01-16
- Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10347
- Thiago Pires Santana, Rogério Gomes Matias, Paulo Henrique Gomes Santana
- 01-19
- A utilização de vídeos no período de ensino remoto emergencial em um curso de licenciatura em Matemática do interior do Ceará
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10048
- Ramone Freire de Sousa, Ana Brena Silva, Márcio Nascimento da Silva
- 01-13
- Ensino de Estatística por meio da Resolução de Problemas: contribuições de teses e dissertações desenvolvidas no período de 2010 a 2022
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10581
- Roberto Lúcio Ferreira, Thiago Beirigo Lopes
- 01-22
- Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9906
- Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira do Nascimento Cardoso, Wynston Anunciado Olimpio
- 01-17
- Produção de vídeos digitais em Educação Matemática: um olhar sobre teses e dissertações
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10520
- Renan Pereira Santos, Claudinei de Camargo Sant’Ana, Irani Parolin Sant’Ana
- 01-18
- A sistematização de conhecimentos da docência presentes na formação inicial de licenciandos em Matemática a partir do estágio supervisionado
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10310
- Barbara Corominas Valério, Tânia Tavares de Araújo
- 01-15
- A importância da monitoria de ensino em Cálculo I para a constituição da identidade docente em Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10020
- José Cirqueira Martins Júnior, Weberson Sousa Anjos, Simone Leal Souza Coité
- 01-19
- Elementos da História Social da Educação Matemática no Brasil: O caso dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10527
- Fredy Enrique González, Francisco de Oliveira Neto, Alana Tamires Fernandes de Souza
- 01-26
- Relato de Experiência
- Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9637
- Clarice da Silva Nascimento, Luana Cerqueira de Almeida, Henrique Luis da Silva Santos, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
- 01-14
Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.10, n.28, jan./abr., 2023.
ARTIGOS
- Investigando a articulação entre objetos de aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais
- Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
- Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra
- Jonathan Machado Domingues
- Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
- João Pedro Mardegan Ribeiro
- Ensino de conjuntos e funções a partir de uma sequência didática mediada por ferramentas tecnológicas
- Fernando Henrique Nogueira Amaral, Otávio Paulino Lavor
- Mapeamento dos programas stricto sensu da Região Norte voltados para a formação de pesquisadores(as) que ensinam matemática
- Douglas Silva Fonseca, Marcelo Almeida Bairral
- A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes
- Luan Paulino da Costa
- O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
- Christiane Milagre da Silva Rodrigues, Edmar Reis Thiengo, Nilma Moreira da Penha
RELATO DE EXPERIÊNCIA
- Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia
- Sandra Konzen, Rosane Rossato Binotto
- Matemática e educação financeira: algumas reflexões acerca da necessidade e suficiência
- Regina Célia Guapo Pasquini, Nikolas Pereira Vitor
PUBLICADO: 2023-01-01
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.9, n.27, 2022.
BOCEHM (Fluxo Contínuo) – Set/Dez
ARTIGOS
- Como melhorar a imagem da Matemática através da leitura de textos históricos
- Juan Felipe de Azevedo Falcão, John A. Fossa
- Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática
- Francisco Mateus Azevedo Pinto, Daniel Brandão Menezes
- A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática
- João Luzeilton de Oliveira
- Ensino de Matemática na pandemia:reflexões sobre os desafios de pibidianos
- João Vitor da Silva, Denysson Bruno Farias da Silva , João Ferreira da Silva Neto
- A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019)
- Andréia Gonçalves da Silva, Francisco José de Lima
PUBLICADO: 2022-07-07
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.9, n.26, 2022.
Número Especial – V Seminário Cearense de História da Matemática
ARTIGOS DO V SCHM
- Uma descrição das “Lições de Geometria Diferencial” de Roberto Trompowsky (1853-1926)
- Antonio José Melo de Queiroz
- Sequência Fedathi, H5P e Papiro de Rhind para a promoção do ensino de Matemática
- Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Hermínio Borges Neto
- Um percurso pela história da probabilidade
- Veraciv Brabo de Vasconcelos, Gabriel Brabo de Vasconcelos, Miguel Chaquiam
- O Youtube como ferramenta de ensino da história da matemáticauma análise de vídeos
- Reullyanne Freitas de Aguiar, Francisco Alexandre de Lima Sales
- Recortes da história para o ensino de juros
- Andréa Regina Henriques de Medeiros, Miguel Chaquiam
- A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
- Francisco Wagner Soares Oliveira, Raniele Sampaio Nogueira
- Aspectos históricos dos conceitos de Dependência e Independência Linear
- Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
- As publicações sobre o tratado algébrico de Omar Khayyam (1048-1131)
- Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
- Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 – 1048)
- Maria Luíza dos Santos, Giselle Costa de Sousa
- História e tecnologias digitais no ensino de poliedros regulares
- João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
- O conceito de função na Teoria das Funções Analíticas de Joseph-Louis Lagrange (1813)
- Alailson Silva de Lira, João Cláudio Brandemberg
PUBLICADO: 2022-04-11
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.9, n.25, jan./abr. 2022.
ARTIGOS
- A engenharia didática e a dialética ferramenta objeto: na organização do ensino ao desenvolvimento de habilidades da matriz de referência do SPAECE
- Arlem Atanazio dos Santos, Maria Cristiane Magalhães Brandão
- Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas
- Jailda da Silva dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
- O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
- José Fábio Vieira de Oliveira, Edvalter da Silva Sena Filho
- O repositório de pesquisas em educação matemática inclusiva: um olhar para estudos sobre surdez
- Thamires Belo de Jesus, Mylena Sarah Louzada Rodrigues
- O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
- Luan Paulino da Costa
- O problema de Snell-Pothenot
- Eduardo Gonçalves dos Santos, Leonardo David
- Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra
- Cícera Janete Alves de Oliveira, Otávio Paulino Lavor
- Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
- Jéssica Taynara Martins dos Santos, Otávio Paulino Lavor, Leonardo Dourado de Azevedo Neto, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
PUBLICADO: 2022-01-02
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.8, n.24, set./dez., 2021.
BOCEHM (Fluxo Contínuo) – Set/Dez
ARTIGOS
- Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em Educação Matemática
- Rodrigo Medeiros dos Santos, Dario Fiorentini
- Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
- Deborah da Silva Pimentel, Ana Clara Frossard Souza, Lauro Chagas e Sá
- Números irracionaisduas atividades envolvendo o pentagrama
- Ana Caroline Frigéri Barboza, Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Lucieli Maria Trivizoli
- O que é isto?Geometrias que se constituem nas possibilidades da geometria euclidiana
- Carolina Cordeiro Batista, Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli
- Máximos e mínimos de funçõesum estudo com base em problemas históricos
- Janice Rachelli, Paulo Damião Christo Martins
- O paradoxo de Bertrand e os axiomas de Kolmogorovuma proposta para a formação de professores
- José Vidarte, Nancy Chachapoyas, Mariana Feiteiro Cavalari
- Investigando o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências de padrões geométricos em Mirassol/MT
- Marcos Francisco Borges, Flavia Maria de Almeida, Antonio Carlos Brolezzi
PUBLICADO: 2021-07-08
Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.8, n.23, 2021.
- Número Especial – I Encontro Cearense de Educação da Matemática
- Publicado: 2021-06-17
- Editorial
- Editorial
- Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque
- 1-13
- GT01 – Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-CríticaAplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155
- Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
- 14-29
- Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5144
- Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
- 30-49
- O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometriauma proposta didática para os anos iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125
- Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
- 50-64
- Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamentaluma proposta investigativa em sala de aula
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112
- Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
- 65-80
- A Early Algebra no currículo da educação infantiluma análise dos documentos nacionais e internacionais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
- Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
- 81-98
- Iniciação Matemática na Educação Infantila pergunta como estratégia de mediação
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027
- Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
- 99-114
- Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998
- Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
- 115-130
- Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876
- Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
- 131-147
- Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863
- Janice Anacleto Pereira dos Reis
- 148-160
- Jogo de palitosconhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751
- Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
- 161-176
- Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730
- Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
- 177-191
- GT02 – Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5148
- Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Claudia de Oliveira Lozada
- 192-208
- Trissecção do ângulo obtuso com origamium olhar para a história e a investigação matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5132
- Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
- 209-225
- Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113
- José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
- 226-241
- Teoria dos Grafos no Ensino Médioum estudo introdutório
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109
- Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
- 242-257
- Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
- Elaine de Sousa Teodosio
- 258-268
- Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamentalum estudo com o teorema de Pitágoras
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5101
- Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
- 269-285
- Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092
- Bruno Reuber Maia Pinheiro
- 286-300
- Live “jogo da onçaestudando geometria em uma diversão indígena”
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5082
- Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
- 301-317
- Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065
- Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Jadilson Ramos de Almeida
- 318-333
- Sequência Fedathi e Metacogniçãouma abordagem para o ensino de equações do 1° grau
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5064
- Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
- 334-357
- DominóA matemática e a estratégia
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5007
- Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
- 358-372
- Músicaa Matemática na nota musical Mi
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004
- José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
- 373-389
- Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5002
- Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
- 390-404
- Enfeites natalinosconstruções matemáticas por meio de dobraduras
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986
- Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
- 405-422
- Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19como as aulas de matemática podem ajudar?
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983
- Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
- 423-438
- Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitaisanálise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981
- Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
- 439-454
- Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricasuma experiência no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978
- Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
- 455-469
- Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemáticadesenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969
- Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
- 470-484
- Ensino Exploratório de Matemáticauma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962
- Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
- 485-500
- Ensino Exploratório de Matemáticauma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948
- Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
- 501-518
- Mediação tecnológica no ensino da Matemáticaconsiderações sobre a utilização do software Winplot em atividades
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862
- Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
- 519-533
- GT03 – Educação Matemática no Ensino Superior
- Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076
- Antônio Anderson Oliveira Silva, Dianara Figueirêdo Freire, Francisco Edisom Eugenio de Sousa
- 534-549
- GT04 – História da Matemática e da Educação Matemática
- Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154
- Maria Maroni Lopes
- 550-564
- História da Matemática em sala de aulaum olhar histórico para uma das plêiades da matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120
- Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
- 565-578
- Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 – 2018)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111
- Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
- 579-592
- Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081
- Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
- 593-608
- Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5046
- Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
- 609-625
- Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- 626-640
- Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972
- Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
- 641-653
- Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4966
- Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
- 654-664
- Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4964
- Kaline França Correia Andrade
- 665-676
- Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4949
- Davidson Paulo Azevedo Oliveira
- 677-690
- A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
- Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
- 691-706
- Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922
- Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- 707-720
- GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância
- O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142
- Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Claudia de Oliveira Lozada
- 721-737
- Ensino remoto e conhecimentos matemáticosdesafios e perspectivas na visão docente
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137
- Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
- 738-751
- O uso do GeoGebra nas aulas remotasuma abordagem do conteúdo de função quadrática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136
- Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
- 752-767
- Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133
- Maria José Araújo Souza
- 768-780
- Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5103
- Daniel Martins Nunes
- 781-797
- PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102
- Cristiane da Silva Stamberg
- 789-813
- Uma vivência didáticaEnsino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5074
- Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
- 814-828
- Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhETuma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001
- Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
- 829-845
- Softwares no ensino de matemáticaum olhar sobre a BNCC
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961
- João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
- 846-860
- O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954
- Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
- 861-876
- Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890
- Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
- 877-891
- Tecnologias digitais na formação de professoresum panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868
- Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
- 892-905
- GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática
- Uma Análise praxeológica de uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Grandezas Volume e Capacidade
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5129
- Lemniscata Bezerra Florêncio, Katy Wellen Meneses Leão, Valéria Aguiar dos Santos
- 906-917
- Elaboração de jogos matemáticoso caso do jogo batalha naval de funções
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083
- Gabriel Santos Evangelista, Joseleide da Silva Damascena, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
- 918-932
- O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5077
- Jose Renilson de Brito Lima, Maria Raiane Cesar Abel, Nayara Silva do Nascimento
- 933-945
- Contribuições da cultura Afro-Indígena para a Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5034
- Fransuelton Gomes Anastacio, Júnio Moreira de Alencar, Luciana Maria de Sousa Macêdo
- 946-959
- Análise dos processos de modelação de um movimento no plano desenvolvidos por estudantes do 1° ano do ensino médio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4944
- Edson Ferreira da Costa Junior, Karly Barbosa Alvarenga
- 960-975
- O uso do recurso didático no desenvolvimento do pensamento algébricouma experiência no laboratório de matemática e ensino (LAMATE) com base nas sequências didáticas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4933
- Thaís Farias de Lima, José Mairton Rodrigues dos Santos, Joelma Nogueira dos Santos
- 976-986
- Modelagem Matemática e o ensino remoto no contexto da pandemia
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4864
- Josiane Silva dos Reis
- 987-1001
- GT07 – Formação de Professores que ensinam Matemática
- Algumas reflexões sobre matemática crítica e educação a distânciauma revisão de literatura
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5149
- Damião Evandro Barbosa de Sousa, Danyella de Moura Galdino, João Nunes de Araujo Neto
- 1002-1012
- Um ensaio sobre práticas desejantesrelação docente estudante como lugar a ser ocupado
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5127
- Danilo Olímpio Gomes
- 1013-1027
- Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5110
- Flabruna Mendes de Almeida, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Christian Eduardo Aragão dos Santos
- 1028-1043
- Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097
- Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
- 1044-1060
- Concepções dos professores de matemática em início de carreira
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5062
- Luana Oliveira Moreira de Jesus, Thaine Souza Santana
- 1061-1077
- Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057
- Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
- 1078-1093
- Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5053
- Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ana Carolina Costa Pereira, Gisele Pereira Oliveira
- 1094-1107
- Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5029
- Francisco Wagner Soares Oliveira
- 1108-1121
- Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984
- Danilo do Carmo de Souza, Marisa Lima de Vasconcelos, Juscileide Braga de Castro
- 1122-1138
- Abordagem do conceito de limite apresentado por James Stewart e suas contribuições para a aprendizagem e formação de professores de matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4977
- João Nunes de Araújo Neto, Francisco José de Lima, Damião Evandro Barbosa de Sousa
- 1139-1154
- Registros de relatórios finais de estágio supervisionadopercepções e aprendizagens de licenciandos em matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4955
- Francisco José de Lima, Meirilania Primo Costa
- 1155-1171
- Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadoresuma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943
- Adriele Gabrine Rossini Rodrigues, Klinger Teodoro Ciríaco
- 1172-1188
- Saberes docentes presentes na percepção de professores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4935
- Adriana Nogueira de Oliveira, Dianara Figueirêdo Freire, Claudiana Oliveira de Sousa
- 1189-1201
- Operadores Culturais e a Prática Pedagógica na Educação Matemática nos Anos Iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4907
- Carlos Mometti
- 1202-1218
- Alguns saberes docentes adquiridos em uma discussão sobre a medição de profundidade com o báculo de Petrus Ramus
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4877
- Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira, Antonia Naiara de Sousa Batista
- 1219-1235
- Professores de Matemática em fase inicial de carreira docentereverberações da formação inicial
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4834
- Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Luzitelma Maria Barbosa de Castro
- 1236-1251
- Investigar e explorar com tecnologiauma possibilidade para ensinar trigonometria
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4829
- Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
- 1252-1267
- Plano de Ação Educacional para a formação continuada de professoresuma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828
- Lucia Kelly Souza Menezes, Marco Aurélio Kistemann Junior
- 1268-1283
- GT08 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática
- Jogo Ladeira Matemáticauma possibilidade de ferramenta para a inclusão de estudantes surdos no estudo das operações básicas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5151
- Maria Jacqueline Ferreira de Sousa
- 1284-1300
- O uso do jogo Tangram como material pedagógico matemático para alunos com surdez
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4980
- Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves
- 1301-1313
- A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4781
- Ana Maria Antunes de Campos
- 1314-1324
- “Ainda existe entre nosso povo as trocas tradicionais”modificações econômicas dentro e fora de algumas comunidades indígenas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4615
- Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Ana Paula Purcina Baumann
- 1325-1339
I Encontro Cearense de Educação da Matemática | Boletim cearense de educação e história da matemática | 2021
Referências
[I Encontro Cearense de Educação da Matemática]. Boletim cearense de educação e história da matemática. Fortaleza, v.8, n. 23, 2021. Acessar dossiê [DR]Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.8, n.22, 2021.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
EDITORIAL
ARTIGOS
- CONTRIBUIÇÕES DE SIMON STEVIN PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOTAÇÃO DECIMAL PARA NÚMEROS NÃO INTEIROS
- Thiago Beirigo Lopes, Rosineide de Sousa Jucá, Pedro Franco de Sá
- SABERES DOCENTES PARA A CONJUNÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM CURSO DE EXTENSÃO
- Adriana de Bortoli
- TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIADESAFIOS E POSSIBILIDADES
- João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
- ASPECTOS ESTÉTICOS EM DEMONSTRAÇÕES DE BONAVENTURA CAVALIERI
- Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, Luis Augusto Schmidt Totti, Giovana Aparecida Bertolucci
- APLICAÇÃO DO MODELO DE MUDANÇA CONCEITUAL COMO FORMA DE INTRODUZIR O CONTEÚDO DE PROBABILIDADE
- João Pedro Mardegan Ribeiro
- FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICAPERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
- ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS
INICIAÇÃO À PESQUISA
- UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
- Bruna Maria Vieira Gonçalves, Mikaelle Barboza Cardoso, Jane Bezerra de Moraes
- APONTAMENTOS DE TEMAS GEOMÉTRICOS PARA ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNOLOGIAS
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
PUBLICADO: 2021-02-12
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.7, n.21, 2020.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
EDITORIAL
ARTIGOS
- O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO ‘EQUAÇÕES’ NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 – 2019)
- Renan Marcelo da Costa Dias, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, João Cláudio Brandemberg
- A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS
- Marcos Lübeck, Antonio Rodrigues Junior
- Elon Lages LimaEstudo sobre os anos iniciais de sua carreira
- Antonio José Melo de Queiroz
- O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ESTUDO DE OBJETOS ESTATÍSTICOSREFLEXÕES A PARTIR DE UM PERCURSO INVESTIGATIVO EM DESENVOLVIMENTO
- José Ronaldo Alves Araújo
- DESCARTES E O PROBLEMA DE PAPPUS
- JOÃO BOSCO PITOMBEIRA DE CARVALHO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
- MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊSUMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
- Patricia Alves da Silva, Brenda Maria Vieira Gonçalves, Mikaelle Barbosa Cardoso
INICIAÇÃO À PESQUISA
- ELON LAGES LIMA E O SEU PRIMEIRO LIVROTOPOLOGIA DOS ESPAÇOS MÉTRICOS
- FRANCISCO OSMAR ALVES DA SILVA FILHO, ANTÔNIO JOSÉ MELO DE QUEIROZ
- O PROCEDIMENTO DE CONSTRUÇÃO DAS VARETAS DO PROMPTUARIO DE JOHN NAPIER (1550-1617)
- Pedro Henrique Sales Ribeiro, Davi Sousa Cavalcante, Ana Carolina Costa Pereira
PUBLICADO: 2020-12-10
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.7, n.20, 2020.
Número Especial – IV Seminário Cearense de História da Matemática
EDITORIAL
- EDITORIALEDIÇÃO ESPECIAL – IV SCHM
- Ana Carolina Costa Pereira
ARTIGOS DO IV SCHM
- PAPPUS DE ALEXANDRIACONTRIBUIÇÕES À MATEMÁTICA
- Lucicleia Chagas Magno, Miguel Chaquiam, Ruan Wenderson De Oliveira Sousa
- SÓLIDOS GEOMÉTRICOSDESCARTES E A HOMOGENEIDADE
- Liliane Silva Nascimento COELHO, Edna Machado da Silva, Miguel Chaquiam
- ASPECTOS HISTÓRICOS DO RIGOR NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAL
- Artur Rezzieri Gambera
- ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA
- Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
- AS CONTRIBUIÇÕES DE MAURÍCIO PEIXOTO PARA A MATEMÁTICA BRASILEIRA
- DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE, ANTONIO JOSÉ MELO DE QUEIROZ
- UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
- Francisco Wagner Soares Oliveira
- UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS TÉCNICAS DA TRANSFORMADA INTEGRAL CLÁSSICA (CITT) E GENERALIZADA (GITT)ASPECTOS INICIAIS
- Reynaldo D’Alessandro Neto
- A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O LÚDICO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
- Denise Aparecida Enes Ribeiro
- AMALIE EMMY NOETHERA PRESENÇA MATEMÁTICA FEMININA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
- Maria Helena de Andrade, Rannyelly Rodrigues de Oliveira
- APORTE PARA FOMENTO DE ATIVIDADES-HISTÓRICAS-COM-TECNLOGIAESSÊNCIA E ENCAMINHAMENTOS PARA PRODUÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM GEOMETRIA
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
- Gisele Pereira Oliveira
- ENSINO DA REGRA DE TRÊSA PROPOSIÇÃO CINCO DO LIBER QUADRATORUM COMO UM CONTEXTO PRÓPRIO DE ESTUDO EM MATEMÁTICA
- DENIVALDO PANTOJA DA SILVA, José dos Santos Guimarães Filho
- A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICAREFLEXÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE
- Edina Carla de Sousa de Mesquita, Vanessa Araújo Sales
- O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM
- Francisco Hemerson Brito da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
- ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES
- Sabrina de Sousa Paulino, Carlos Ferreira Argemiro Filho, Ana Carolina Costa Pereira
- A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
- Diego de Freitas Lira, João Victor Lima Fernandes
- O CONCEITO DE CORPOS REGULARES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O TRATADO DE DIVINA PROPORTIONE (1509)
- Alison Sousa da Silva
- A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DESENCADEANDO REFLEXÕES NO ENSINO DE FRAÇÕES
- Isaura Aparecida Torse de Almeida
- AL-KASHI E KAZI-ZADE AR-RUMIDESVENDANDO A RELAÇÃO ENTRE ELES ATRAVÉS DE DUAS CARTAS
- Kaline França Andrade, ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA
- ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA TORRE DE HANÓI NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
- Raul Gomes Antunes, Lucas Ruan dos Santos Cardoso, João Batista Rodrigues da Silva
- A ESPIRAL DE TESLA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
- ELAINE de Sousa TEODOSIO
- HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIAREVISITANDO OS ARTIGOS DE LIMA (2019)
- Jessie Heveny Saraiva, Miguel Chaquiam
- A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETROÁREA E PERÍMETRO
- Bruno Rodrigues Costa, Selma Machado, Alessandra Quaresma
- O PERCURSO PROFISSIONAL DE MANFREDO PERDIGÃO DO CARMO E A GEOMETRIA DIFERENCIAL NO BRASIL
- Antonio José Melo de Queiroz
- RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA PARA EQUAÇÕES QUADRÁTICAS NA VISÃO DE ABD AL-HAMID IBN TURK (SÉCULO IX)O CASO EM QUE D < 0
- Jéssica Targino Muniz, Giselle Costa de Sousa, Gabriela Lucheze de Oliveira
- WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) NO CONTEXTO DO SÉCULO XVIITRATADOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA
- Verusca Batista Alves
- ALGUNS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS QUE EMERGEM DA FABRICAÇÃO DA BALHESTILHA QUE SE ENCONTRA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS…
- Antonia Naiara De Sousa Batista
- ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A OBRA THE GROUND OF ARTES, DE ROBERT RECORDE
- Isabelle Coelho da Silva, Fumikazu Saito
- UM ESTUDO SOBRE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO DOS NÚMEROS CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT NA VERSÃO DE 1843
- Suziê Maria de Albuquerque
- TEOREMA DE PTOLOMEUHISTÓRIA, DEMONSTRAÇÃO E VALIDAÇÃO VIA GEOGEBRA
- Giancarlo Secci de Souza Pereira, João Nazareno Pantoja Corrêa, Cristiane Ruiz Gomes
- ESTUDO DA ÁLGEBRAO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FORMALIZAÇÃO SIMBÓLICA
- Elieudo Nogueira Silva, Ana Cristina de Souza Lima, Tamara Sued Pinheiro de Oliveira
- A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
- Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASILUMA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1960 A 1980
- Elciane de Jesus Santos
- SOBRE A DIVULGAÇÃO DO SISTEMA INDO-ARÁBICO NA EUROPA NO SÉCULO XIII
- José dos Santos Guimarães Filho, João Cláudio Brandemberg
- INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Jeová Pereira Martins, Iran Abreu Mendes
- O USO DE UBPs EM FONTES HISTÓRICASAPLICAÇÕES NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
- Daniele Esteves Pereira, RAMOM GIL
- EPISÓDIOS HISTÓRICOS POTENCIALMENTE RICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
- Rosangela Araújo da Silva, Severino Carlos Gomes, Bernadete Morey
- CARL FRIEDRICH GAUSSCONTRIBUIÇÕES MATEMÁTICAS
- Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
- NÚMEROS IRRACIONAISIRRACIONALIDADE E INCOMENSURABILIDADE
- Francisco Ellivelton Barbosa, Damião Macêdo de Sousa, Maria Irilene Alves dos Santos
- A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Juciane de Sousa, Andréia Nunes dos Santos
- EQUAÇÕES QUADRÁTICASUMA NOVA FÓRMULA RESOLUTIVA COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA
- Fabius Bonnet
PUBLICADO: 2020-08-02
IV Seminário Cearense de História da Matemática | Boletim cearense de educação e história da matemática | 2020
O Seminário Cearense de História da Matemática (SCHM) nasceu em 2014, como um evento dentro do recente criado Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e liderado por mim, professora recém contratada da universidade. O intuito inicial era fazer um evento regional que iria priorizar a divulgação de estudos e pesquisas sobre história da matemática a professores dos vários níveis educacionais, alunos de graduação e pós-graduação, bem como a todos os interessados nessa temática.
A primeira (2014) e a segunda (2016) edição do SCHM aconteceram em Fortaleza- CE, na UECE, atingindo o público de 210 participantes com 20 comunicações científicas e 280 participantes com 44 comunicações científicas, respectivamente. Em 2018, aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte, no Ceará, a terceira edição do SCHM e contamos com a participação de 200 inscritos com a apresentação de 26 trabalhos de comunicações científicas. Leia Mais
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.7, n.19, 2020.
Boletim Cearense de Educação e Hist´ória da Matemática
EDITORIAL
ARTIGOS
- PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
- Gabriel de Oliveira Soares, Andressa Franco Vargas, José Carlos Pinto Leivas
- FORMAÇÃO FEDATHI GENERALIZÁVELMETODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
- SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHINDO CASO DO PROBLEMA 79
- Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
- PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASILUM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO 16º SNHCT
- Suélen Rita Andrade Machado, Antonio Peixoto de Araujo Neto
- USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
- João Pedro Mardegan Ribeiro
INICIAÇÃO À PESQUISA
- UTILIZANDO RECURSOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICAO USO DE UM MÉTODO DA MATEMÁTICA VÉDICA PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO
- Ulysses Fernandes do Nascimento, Antonia Naiara de Sousa Batista
- O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
- Thalya Cristiny Sousa Masseno, Ana Carolina Costa Pereira
PUBLICADO: 2020-04-11
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.6, n.18, 2019.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
EDITORIAL
ARTIGOS
- HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
- Kleberth Guilherme Andrade, Tonivaldo Barbosa de Souza
- INTRODUZINDO A GEOMETRIA FRACTAL NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PERSPECTIVA DE MODELAGEM MATEMÁTICA
- Francisco Geovane da Silva Araújo, Alessandra Senes Marins
- GRANDEZAS E MEDIDAS: DA ORIGEM HISTÓRICA À CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR
- João Pedro Mardegan Ribeiro
- AS BARRAS DE CALCULAR DE NAPIER: Percepções de uma primeira manipulação
- Eugeniano Brito Martins; Ana Carolina Costa Pereira
- O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA E DA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
- Gisele Pereira Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
PUBLICADO: 2020-01-12
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.6, n.17, 2019.
Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática
EDITORIAL
ARTIGOS
- A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA SEQUÊNCIA FEDATHIUMA ANÁLISE HISTÓRICO-CONCEITUAL
- Joelma Nogueira dos Santos, Hermínio Borges Neto, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
- O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
- Thomas Bersagui Milano, Mirian Linhares Siqueira da Silva, Fernanda Chites Azevedo, Lucas Nunes Ogliari
- 20- 33
- APLICAÇÃO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULÁVEIS
- Poliana Pereira Lopes, Victor Pereira Machado, Thiago Beirigo Lopes
- UMA HISTÓRIA PARA O INVENTÁRIO ARQUIVÍSTICO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UEM
- Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli M. Trivizoli
- LEONARDO DA VINCI E LUCA PACIOLIum encontro à luz da Razão Áurea
- Alison Sousa da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
- O USO DE UM JOGO DE BATALHA NAVAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- João Pedro Mardegan Ribeiro
PUBLICADO: 2019-08-31
Seminário do GEPEM-UFPB e do GPEP-UFRN | Boletim cearense de educação e história da matemática | 2019
É com muita alegria que apresentamos este número especial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCHEM), que contempla parte dos trabalhos apresentados no Seminário do GEPEM-UFPB e do GPEP-UFRN. Este seminário, ocorrido em dezembro de 2018, no Campus IV – Rio Tinto/PB, da Universidade Federal da Paraíba, constituiu-se em uma ação coletiva dos membros do GPEP – Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN com os membros do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFPB-Campus IV, que entenderam ser relevante propiciar o debate acerca dos estudos em História da Educação Matemática e Educação Matemática, a fim de ampliar e aprofundar as discussões relacionadas a essa temática, sobretudo, promovendo o intercâmbio entre esses grupos.
O evento promoveu o encontro dos pesquisadores do GPEP e do GEPEM, a fim de que seus membros pudessem conhecer as investigações que estão sendo realizadas em suas instituições de ensino. Um produto final do evento é esta Edição Especial do BOCEHM que, sobremaneira, contribuirá para divulgar o andamento e os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos grupos, não somente a nível regional, mas também nacional, dada a circulação deste Boletim. Leia Mais
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza, v.6, n.16 2019.
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
EDITORIAL
ARTIGOS SGEPEMGPEP
- O ESPAÇO DO SENSO COMUM NAS ZDPs EMERGENTES EM AULAS DE MATEMÁTICAUMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE NÚMERO
- Alberto Santos Arruda
- PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSUM ESTUDO DE CASO
- Graciana Ferreira Dias, Lenildo Bezerra da Silva
- A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL
- Cibelle Castro Assis, Verônica Gitirana, Luc Trouche
- ESTÁGIO DOCÊNCIA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTAGIÁRIOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
- Tiely Virginio da Hora Lima, Liliane dos Santos Gutierre
- ARTEFATOS HISTÓRICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICAum estudo a partir dos anais do seminário nacional de história da matemática (2011-2017)
- Cristiane Borges Angelo; Maria de Fátima Gomes do Nascimento
- O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Cristiane Borges Angelo, Viviane Sousa da Silva
- UMA INVESTIGAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
- Thales Pessoa de Souza Silva, Claudilene Gomes da Costa
- A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES GEOGEBRA, WINPLOT E K3DSURF NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES QUÁDRICAS
- Danielle Apolinário da Silva, Claudilene Gomes da Costa
PUBLICADO: 2019-04-30
Educação e História da Matemática | UECE | 2014
O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática -BOCEHM (Fortaleza, 2014-) é uma publicação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) elaborado por discentes, docentes e pesquisadores que estudam a História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática.
O BOCEHM é uma publicação quadrimestral de forma digital e impresso em que está aberto à colaboração de todos aqueles que estão atuando na área de Educação e História da Matemática e desejam participar deste processo de divulgação.
Periodização quadrimestral
Acesso livre
ISSN 2357 8661 (Impresso)
ISSN 2447 8504 (Online)
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos