Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.4, n.1, 2017.
Editorial
Artigos
- PAROXISMOS PATRIMONIAIS: DOS SINTOMAS DA CIDADE MODERNA À DISTOPIA DA PÓS-METRÓPOLE
- Christiane Heloisa Kalb
- TOMBAMENTO, ORALIDADE E PATRIMÔNIO IMATERIAL: RELAÇÕES POSSÍVEIS
- Adebal de Andrade Júnior
- O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO PATRIMONIAL NO BAIRRO HISTÓRICO DE COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI
- Michel Constantino Figueira, Bianca Medeiros Riberás
- SER PESCADOR EM GUAÍRA/PR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA LUTA COLETIVA
- Cátia Franciele Sanfelice de Paula
- A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROJETO MAIS CULTURA NAS ESCOLAS NA ESCOLA MUNICIPAL BORGES MACHADO, NO PIAUÍ
- Maria Dalva Fontenele Cerqueira
- A FORMAÇÃO DA CIDADE DE VARGINHA/MG E A CHEGADA DOS SERVIÇOS URBANOS (1882-1920)
- Natânia Silva Ferreira
- HISTÓRIA: CONSELHEIRA PRÁTICA DA EXISTÊNCIA
- Marcos Antônio Lopes
Expediente
Publicado: 31-08-2017
Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos | IPHAN
Dividido em cinco partes, o livro Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos descortina, de maneira resumida e pontual, o desenvolvimento da ideia de educação voltada para o patrimônio no Brasil. Procura enfatizar, assim, as ações e concepções pedagógicas exercidas e adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ao longo de sua história.
Na primeira parte do livro, intitulada “Percurso histórico”, é apresentado um panorama sobre as atividades educativas. São discutidas, nesse capítulo, as políticas e formas da educação sobre as questões patrimoniais, compreendidas e conduzidas desde 1936 até 2013. Observa-se que já na criação do IPHAN, em 1937 – ainda que este se chamasse SPHAN – o órgão manifestava a relevância das ações educativas como forma tanto de proteção quanto preservação do patrimônio. Leia Mais
Cidadania/ historiografia e Res publica: contextos do pensamento político | John Greville Agard Pocock
O renomado historiador das ideias John G. A. Pocock afirma que, além de buscar as linguagens existentes em contextos históricos muito bem determinados, estabelecendo uma análise sincrônica dos discursos políticos, a sua própria inteligência histórica “tende para o diacrônico, o estudo de o que acontece quando as linguagens mudam ou os textos migram de uma situação histórica para outra.” (POCOCK, 2013, p. 276) E é dessa maneira que ele propõe os seus questionamentos e afirmações no interior do grupo já há muito conhecido como Linguistic Contextualism da “Escola do Pensamento Histórico e Político” de Cambridge. Ao se posicionar como um pesquisador mais interessado em performances discursivas, nas interações entre langue e parole (entendidas como texto e ação, respectivamente), Pocock, por meio de sua perspectiva teórica antiparadigmática (é equivocado pensar que ele seja um tributário da perspectiva de paradigma formulada por Thomas Kuhn, como o faz grande parte de seus críticos) e multidimensional, acabou por relegar ao anacronismo bibliotecas inteiras. Leia Mais
João Goulart: uma biografia | Jorge Ferreira
A obra de Jorge Ferreira intitulada João Goulart: uma biografia, lançada em 2011, retrata a vida pessoal e política do presidente deposto pelo golpe militar em 1964. Logo em sua introdução, o autor trata de desmistificar a imagem, recorrente em boa parte da historiografia, de João Goulart como um político demagogo e impotente diante das crises políticas do período em que foi presidente. Ferreira demonstra que essa alegoria sobre Goulart foi criada pelas administrações políticas subsequentes, interessadas em afetar a imagem de qualquer liderança que estivesse ligada ao trabalhismo ou demonstrasse complacência com a corrente comunista.
Professor titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense, Ferreira também publicou outros livros que focaram a política nacional, especialmente o chamado populismo, entre eles: O imaginário trabalhista – getulismo, PTB e cultura política popular; Prisioneiros do Mito – cultura e imaginário político dos comunistas no Brasil (1930-1956); além de ter organizado O populismo e sua história, debate e crítica2 . Graduado em História pela mesma instituição na qual leciona, obteve o título de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, lidera um grupo de pesquisa na própria UFF chamado Brasil Republicano – Pesquisadores em história cultural e política e é pesquisador também em outro grupo dessa universidade denominado Núcleo de pesquisa e estudos em história cultural. Leia Mais
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.1 n. 1, 2012 / v. 3, n.2, 2016.
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v. 3, n.2, 2016.
Volume 3, Número 2
ISSN 2316-5014
Publicado: 06-07-2016
- Editorial
- Editorial do volume 3, número 2
- Artigos
- DA CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE PATRIMÔNIO AOS SEUS USOS NA FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL NO BRASIL
- Nelson Popini Vaz, Felipe Côrte Real de Camargo
- A TRAJETÓRIA DOS MONUMENTOS: FORMAÇÃO DO CONCEITO E VALORES
- Eduardo Henrique de Paula Cruvinel
- MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: UM ESTUDO POR MEIO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU EM FOZ DO IGUAÇU, PR
- Ana Paula Perardt Farias, Poliana Fabíula Cardozo
- ENTRE TRADIÇÕES E CONTEMPORANEIDADES: APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE O INHOTIM E A DIRETORIA DE INCLUSÃO E CIDADANIA
- Maria Fernanda Silva Alves
- O ESTUDO INTERDISCIPLINAR DO PATRIMÔNIO CULTURAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A ILHA DA RITA EM SÃO FRANCISCO DO SUL/SC
- Cibele Dalina Piva Ferrari, Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes
- MEMÓRIA CULTURAL E PATRIMÔNIO IMATERIAL EM BARÃO DE COCAIS/MG
- Raimundo Expeditos dos Santos Sousa
- PATRIMÔNIO E HISTÓRIA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A MEDIAÇÃO DO PESQUISADOR ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE CANÁRIAS, NO MARANHÃO
- Marta Gouveia de Oliveira Rovai
- A PRODUÇÃO CERVEJEIRA COMO PATRIMÔNIO INTANGÍVEL
- Victor de Vargas Giorgi, Jorge de Oliveira Conceição Júnior
- “QUANTO TEMPO TENHO PARA VIVER?”: IMAGÉTICAS DO TRAUMA E NARRATIVAS DO MEDO EM DAS CABINET DES DR. CALIGARI (1920), DE ROBERT WIENE
- Evander Ruthieri da Silva
- A MODERNIDADE E O PROGRESSO COMO DISCURSOS: A CIDADE DE POUSO ALEGRE (MG) NAS DÉCADAS DE TRINTA E QUARENTA DO SÉCULO XX
- Alexandre Carvalho de Andrade
- Resenhas
- Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014.
- Pedro Vagner Silva Oliveira
- Expediente
- Expediente – volume 3, número 2
- Número completo
- Número completo – volume 3, número 2
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.3 n. 1, 2015.
Volume 3, Número 1
ISSN 2316-5014
Publicado: 30-03-2015
- Editorial
- Editorial do volume 3, número 1
- Artigos
- TÊXTEIS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL
- Luz García Neira
- O CANDOMBLÉ NO RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL
- Rodrigo Pereira
- DESTOMBAMENTO DO PATRIMÔNIO: REFLEXÕES SOBRE UM TEMA POLÊMICO
- Rodrigo Modesto Nascimento
- PERMANÊNCIAS NAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A GUERRILHA NO URUGUAI: DO DOCUMENTÁRIO TUPAMAROS! (JAN LINDQVIST, 1972) À TEORIA DOS DOIS DEMÔNIOS
- Mariana Villaça
- SERIAL KILLERS: CINEMA, IMAGINÁRIO E CRIMES SERIAIS
- Daniel Ivori de Matos
- A CAÇA E A PESCA NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS, DÉCADAS DE 1820-1870
- Marcos Lobato Martins
- SOBRE A ARTE DE SE PRESERVAR DA FERRUGEM DE CRONOS
- Marcos Antônio Lopes
- Resenhas
- POCOCK, John Greville Agard. Cidadania, historiografia e Res publica: contextos do pensamento político. Coimbra: Almedina, 2013.
- Thiago Rodrigo Nappi
- Expediente
- Expediente – volume 3, número 1
- Número completo
- Número completo – volume 3, número 1
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.2 n. 2, 2014.
Volume 2, Número 2
ISSN 2316-5014
Publicado: 02-10-2014
- Editorial
- Editorial do volume 2, número 2
- Artigos
- UM PERCURSO NA CIDADE DE GUIMARÃES, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES
- Isabel Barca, Helena Pinto
- IDEIAS DE ESTUDANTES SOBRE A HISTÓRIA – UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
- Marcos Roberto Kusnick, Luis Fernando Cerri
- AS ATUAIS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MINAS GERAIS: ENTRE SILENCIAMENTOS E CONTRADIÇÕES
- Olavo Pereira Soares
- PATRIMÔNIO REVISTO: A COTEATE E A REVISÃO TÉCNICA DOS TOMBAMENTOS ESTADUAIS EM SANTA CATARINA (1994-1995)
- Karla Franciele da Fonseca
- CONTRA(À)CULTURA: MINHA VIDA, DE ROBERT CRUMB. SEXO, DESVIO & DANAÇÃO
- Michelle dos Santos, Larissa Silva Nascimento
- PROJETOS DE NAÇÃO: INTERPRETAÇÕES SOBRE O ELEMENTO INDÍGENA NA ESCRITA DE VON MARTIUS E JUAN MANUEL DE LA SOTA
- Jonathan Marcel Scholz
- “A REPÚBLICA CANALHA”: OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO NO INTERIOR MINEIRO DURANTE A REPÚBLICA VELHA (1898-1906)
- Fábio Francisco de Almeida Castilho
- A MORTE EM FOCO: ANÁLISE DA FOTOGRAFIA DO BEBÊ OTÍLIA BONAT
- Cristiano Gehrke, Fábio Vergara Cerqueira
- Expediente
- Expediente – volume 2, número 2
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.2 n. 1, 2013.
Volume 2, Número 1
ISSN 2316-5014
Publicado: 30-12-2013
- Editorial
- Editorial do volume 2, número 1
- Artigos
- A TRAJETÓRIA DE HELENICE RODRIGUES DA SILVA (1947-2013) E A PRÁTICA DA HISTÓRIA INTELECTUAL NO BRASIL
- Diogo da Silva Roiz
- JACQUES REVEL
- Helenice Rodrigues da Silva
- JEAN STAROBINSKI: UM HISTORIADOR DAS MÁSCARAS E DO DESVELAMENTO
- Renato Moscateli
- MARCEL DETIENNE E O EXPERIMENTO DA COMPARAÇÃO
- Fábio Duarte Joly
- SERGE GRUZINSKI E AS DINÂMICAS CULTURAIS NA AMÉRICA COLONIAL
- Thais Nivia de Lima e Fonseca
- UMA LEITURA DE ANTÓNIO MANUEL HESPANHA
- Francisco Carlos Cosentino
- ENTRE TRADIÇÕES E INOVAÇÕES, O PERCURSO CRÍTICO DE NATALIE ZEMON DAVIS
- Tereza Cristina Kirschner
- SOBRE ALGUMAS IDEIAS HISTÓRICAS E UMA CONCEPÇÃO ANACRÔNICA ACERCA DO CONCEITO DE HONRA
- Thiago Rodrigo Nappi
- FÉNELON E A IMITAÇÃO DOS ANTIGOS
- Tarsilla Couto de Brito
- CHAMAS CLÁSSICAS, CINZAS CONTEMPORÂNEAS: SOBRE A ASCENSÃO E O DECLÍNIO DA ARTE RETÓRICA
- Marcos Antônio Lopes
- BAUDELAIRE E OS PARAÍSOS ARTIFICIAIS: A BUSCA PELO “JARDIM DE BELEZA VERDADEIRA”
- Alexandro Neundorf
- LIVRO DIDÁTICO: LUGAR DE MEMÓRIA
- Eliezer Raimundo de Souza Costa
- ORGANIZAR ACERVOS E PUBLICAR DOCUMENTOS HISTÓRICOS NO BRASIL DURANTE AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO TRABALHO DE UM HISTORIADOR
- Gabriela D’Avila Brönstrup
- Expediente
- Expediente – volume 2, número 1
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.1 n. 2, 2013.
Volume 1, Número 2
ISSN 2316-5014
Publicado: 10-09-2013
- Editorial
- Editorial do volume 1, número 2
- Artigos
- MUSEUS E CIBERESPAÇO: NOVAS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL
- Janaina Cardoso Mello
- O PATRIMÔNIO RURAL NO OESTE PAULISTA: O TOMBAMENTO DA FAZENDA SANTA SOFIA, 1989-1992
- Rodrigo Modesto Nascimento
- CONHECENDO OS LUGARES DE MEMÓRIA: UM ESTUDO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ALAGOINHA, PE
- Alexandre Bittencourt Leite Marques
- MOGI DAS CRUZES: UM ESTUDO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
- Michele Silva Joaquim
- REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM UMA COLEÇÃO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO MUSEU DA BARONESA, PELOTAS, RS (1880-1950.
- INTERPRETAÇÃO E CATALOGAÇÃO
- Annelise Costa Montone, Fábio Vergara Cerqueira
- TRABALHO E CONFLITOS: ASPECTOS DA ROTINA E RESISTÊNCIA DOS ESCRAVOS NA FÁBRICA DE FERRO SÃO JOÃO DE IPANEMA (SÉCULO XIX)
- Mario Danieli Neto
- O LUGAR DA MULHER NA IMPRENSA NEGRA PAULISTANA (1915-1924)
- Marina Pereira de Almeida Mello
- OS ESCRITOS DO ULTRAMAR: O APORTE DO OLHAR LUSO-AFRICANO NOS RELATOS SOBRE A “GUINÉ DE CABO-VERDE” (SÉC. XVI E XVII)
- Beatriz Carvalho dos Santos
- Resenhas
- FERREIRA, Jorge. João Goulart: uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
- Thales Moura Brasil Alegro
- Expediente
- Expediente – volume 1, número 2
Cultura Histórica & Patrimônio. Alfenas, v.1 n. 1, 2012.
Volume 1, Número 1
ISSN 2316-5014
Publicado: 21-08-2012
- Editorial
- Editorial inaugural
- Editorial do volume 1, número 1
- Artigos
- RECORDAR LUCIEN FEBVRE: NOTAS ACERCA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES
- Alexandre de Sá Avelar, Marcos Antônio Lopes
- IDENTIDADE E DECISÕES POLÍTICAS DE JOVENS BRASILEIROS, ARGENTINOS E URUGUAIOS
- Angela Ribeiro Ferreira, Caroline Pacievitch, Luis Fernando Cerri
- MEMORIALISTAS E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NA DIAMANTINA DO SÉCULO XX
- Marcos Lobato Martins
- ESCRAVIDÃO E TRAJETÓRIAS DAS ELITES LOCAIS: CAMPANHA E POUSO ALEGRE NO OCASO DA ESCRAVIDÃO
- Alexandre Macchione Saes, Antoniel Avelino Filho
- TROPAS DE AÇO: OS PRIMEIROS IMPACTOS DA MINAS AND RIO RAILWAY SOBRE A ECONOMIA DE ABASTECIMENTO NO SUL DE MINAS (1884-1902)
- Bruno Nascimento Campos
- DE JARDIM EM JARDIM: ITINERÁRIO HISTÓRICO PELAS PAISAGENS CULTURAIS BRASILEIRAS
- Cristiane Maria Magalhães
- CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E CULTURA POLÍTICAS: A PRÁTICA SALVACIONISTA-NACIONALISTA COMO ELEMENTO DE COESÃO SOCIAL E POLÍTICA NO SUL DE MINAS (1831-1840)
- Isaías Pascoal
- UM PROJETO DE CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA ELITE INTELECTUAL: A REVISTA ARGENTINA PUNTO DE VISTA (1978-2008)
- Raphael Nunes Nicoletti Sebrian
- Resenhas
- HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Col. Práticas Docentes, 2)
- Júnia Maria Lopes
- Expediente
- Expediente – volume 1, número 1
- Open Journal Systems
Cultura Histórica & Patrimônio | UNIFAL | 2012-2017
A revista Cultura histórica & Patrimônio (Alfenas, 2012-2017) é um periódico do curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de periodicidade semestral, dedicado à publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas da área de História, com ênfase para a produção acerca da Cultura histórica, do Patrimônio, da Educação histórica e da História pública.
Periodicidade semestral
Acesso livre
ISSN 2316 5014
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Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos | Miriam Hermeto
Cena absolutamente corriqueira nas escolas do país é a presença de estudantes com fones de ouvido conectados a celulares ou aparelhos de MP4, “curtindo” música nos corredores e pátios das escolas, nos intervalos entre as aulas e nos momentos de recreio. Com certa frequência, até mesmo na sala de aula os professores são obrigados a chamar a atenção de adolescentes que não conseguem parar de ouvir os mais diversos tipos de música. Situação que denota o vínculo estreito que os adolescentes mantêm, cotidianamente, com a música. Por isso, as escolas e os professores são desafiados a lidar com este hábito dos estudantes, utilizando-o criativamente para favorecer relações de ensino-aprendizagem. Leia Mais