Cada palavra ou expressão do índice ao lado representa um objeto destacado nos títulos dos dossiês.
Os objetos foram levemente modificados. Excluímos os artigos (“os”, “o” “as” etc.) e também os termos metafóricos, empregados com fins estéticos e indicadores de lugar-comum na pesquisa.
Não se preocupe com essas modificações, pois a informação original está conservada no título de cada post.
As adaptações, como dissemos, destacam o fundamental para o trabalho de indexação e a rapidez e precisão da sua consulta: a apresentação de conceitos isolados (“Alemanha”, “Brasil” etc.).
Da mesma forma que procedemos com o índice de objetos, listamos todos os termos/expressões em ordem alfabética numa mesma página para que você possa flanar por centenas de dossiês, como se estivesse observando lombadas de coletâneas de textos sem compromisso algum.
Você pode iniciar a busca pelo objeto (um substantivo), observando os títulos dispostos em ordem alfabética. É muito provável que encontre dois ou mais dossiês de artigos em sequência por causa da exclusão dos artigos e do conectivo dominante (“e”).
Você também pode buscar usando as teclas de atalho (Ctrl+F). Assim, encontrará o termpo/expressão do seu interesse sem sair desta página.
Se estiver na tela do celular, toque nos três pontinhos do canto superior direito e acione o “encontrar na página”.
Se você está pesquisando sobre “Goiás”, por exemplo, vai perceber que a palavra designadora desse objeto pode aparecer isolada (“Goiás”) ou preencher função de objeto direto (“História da Historiografia sobre Goiás”).
Assim, para que obtenha o melhor resultado na sua busca, verifique todas as ocorrências da palavra selecionada ainda na operação do “ctrl+F+Enter”.
Sugerimos que busque também as palavras do mesmo campo semântico. Em ambientes transdisciplinares como o deste blog, flagrar autores empregando uma palavra com vários sentidos ou várias palavras para o mesmo sentido é muito comum. Por isso, ao buscar “representações”, veja também “imagem”, “olhares” e “visões”, por exemplo.
Decidindo por onde começar a explorar, clique com o botão direito do mouse para abri-las em nova janela e continuar a sua busca neste índice.
Os posts resultantes da sua consulta estão ordenados cronologicamente. Esse modo de dispor possibilita a leitura dos textos mais recentes, como exercício exploratório, ou o exame do objeto ao longo do tempo, de modo exaustivo.
Você não precisa ler na tela. Pode imprimir sua resenha, salvar sua consulta em arquivos do tipo “doc” ou ou “pdf”, clicando no ícone (impressora) que está no topo desta página.
Somente duas informações para encerrar esta orientação: nosso acervo é de domínio público e de uso ilimitado, mas lembre de copiar as referências completas que estão logo abaixo do título e da data de publicação de cada post. Se encontrar algum erro e quiser colaborar conosco, copie o texto incorreto na caixa “mensagem” e clique “enviar”.
Boa pesquisa!
Resenha Crítica em números
Objetos de Resenha | 8810 |
Objetos de Dossiê | 2812 |
Profissionais | 17023 |
Livros resenhados | 6479 |
Dossiês de Artigos | 3333 |
Editoras | 3094 |
(*) Para reportar erros, clique aqui.
This website uses cookies.