Pesquisadores experientes, em geral, iniciam suas investigações com uma questão (ou problema) e não com um tema (ou assunto).
Como é praticamente impossível elencar as questões inventariadas por todos os autores de livros ou resenhistas divulgados neste blog, listamos objetos do conhecimento, ou seja, as respostas para a conhecida pergunta: “O que você está pesquisando?”
Poderíamos “esconder” esses objetos em uma “caixa suspensa”, deixando a você a tarefa de preencher uma palavra-chave (tag) no espaço em branco. Mas preferimos sacrificar a estética em favor da ampliação de suas ferramentas cognitivas: listamos todas as palavras-chave que conseguimos reunir dos títulos e do corpo das resenhas e as apresentamos integralmente.
Dispostas dessa forma, em ordem alfabética, você pode flanar por milhares de objetos, como se estivesse observando lombadas de livros em bibliotecas ou livrarias sem compromisso algum. Experimente esta técnica. Garantimos que você vai achar alguma coisa de interessante (inclusive para a sua pesquisa).
Você pode iniciar busca pelo objeto do conhecimento (um substantivo), usando as teclas de atalho (Ctrl+F). Assim, encontrará a expressão do seu interesse sem sair da página do blog.
Se estiver na tela do celular, toque nos três pontinhos do canto superior direito e acione o “encontrar na página”.
Se você está buscando o objeto “gênero”, por exemplo, vai perceber que raramente os pesquisadores experientes abordam o tema de modo descontextualizado (isolado das informações sobre tempo, espaço e circunstâncias). Gênero é empregado em situações do tipo: “construções do gênero”, “história das relações de gênero”, “igualdade de gênero”, “representação de gênero” e “violência de gênero”.
Assim, para que obtenha o melhor resultado na sua busca, verifique todas as ocorrências da palavra selecionada ainda na operação do “ctrl+F+Enter”. A palavra pode se repetir em contextos diferentes e a sua quantidade se altera, semanalmente.*
Sugerimos que busque também as palavras do mesmo campo semântico. Em ambientes transdisciplinares como o deste blog, flagrar autores empregando uma palavra com vários sentidos ou várias palavras para o mesmo sentido é muito comum. Por isso, ao buscar “gênero”, vejam também “mulher” e “identidade”, por exemplo.
Sugerimos, ainda, que busque palavras em diferentes situações sintáticas. Se estiver interessado na palavra “cultura”, vai perceber que ela aparece como sujeito (a “cultura africana”) e como objeto direto em diferentes situações (“História da cultura”, “Patrimônio cultural” etc.)
Você não precisa ler na tela. Pode imprimir sua resenha, salvar sua consulta em arquivos do tipo “doc” ou ou “pdf”, clicando no ícone (impressora) que está no topo desta página.
Se encontrar algum erro e quiser colaborar conosco, copie o texto incorreto na caixa “mensagem” e clique “enviar”.
Boa pesquisa!
Resenha Crítica em números
Objetos de Resenha | 8810 |
Objetos de Dossiê | 2812 |
Profissionais | 17023 |
Livros resenhados | 6479 |
Dossiês de Artigos | 3333 |
Editoras | 3094 |
(*) Para reportar erros, clique aqui.
This website uses cookies.