Educação & Realidade (1976) tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e o incentivo ao debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Visa, também, a disponibilização de novas ferramentas analíticas, de modo a expandir as fronteiras do pensamento e da prática no campo da educação. Nos seus quase 40 anos de existência, Educação & Realidade vem realizando essa missão por intermédio de uma política editorial consistente e centrada na qualidade dos textos oferecidos aos seus leitores.
Educação & Realidade é uma publicação trimestral e publica artigos relacionados às várias áreas do campo da educação e suas interfaces com as artes, filosofia, letras, ciências sociais e humanas, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atuais. A revista publica artigos em português, inglês ou espanhol e todos os textos passam por avaliação cega por pares, independente da forma como foram submetidos.
Para que um artigo seja publicado em Educação & Realidade, ele deverá ser inédito e oferecer uma perspectiva que contribua para a discussão e o avanço dos modos como o tema até então tem sido tratado no campo da educação. Todos os números de Educação & Realidade são organizados em torno de um tema que garante uma identidade aos mesmos (eles recebem um título, que aponta a problemática em destaque naquela edição). Isso se dá tanto em números em que todos os artigos estão relacionados diretamente a um tema, quanto em números que apresentam uma seção temática, além de artigos sobre outros assuntos.
Busca-se manter espaço para outros temas como forma de continuar acolhendo e publicando artigos que espelham a rica produção dos pesquisadores da educação, enviados diretamente à Educação & Realidade. A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas é um dos pilares da política editorial de Educação & Realidade, como atesta a sua história de liderança na proposição de questões candentes na área da educação. A revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos
Periodicidade trimestral
ISSN 0100 3143 (Impresso)
ISSN 2175 6236 (Online)
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Acessar as resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.