A - Cursos

Teorias da História

Bem-vindos

Colegas, esta é a página que armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado, relativo ao curso de Teoria da História.

O curso é ministrado em dois módulos independentes, onde serão explorados diferentes perspectivas de Teoria da História em sua configuração como campo de pesquisa e disciplina formadora no ensino superior de História, partindo da ementa prescrita pelo Profhistória.


Professores

Andreza Maynard, Itamar Freitas e José Vieira


Ementa

O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A históriaproblema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social.


Unidade I

Professora: Andreza Maynard

Carga horária: 20h

Expectativas de ensino e aprendizagem:

O objetivo desta unidade é discutir os aspectos básicos da operação historiográfica.

Ao final da unidade, vocês deverão ser capazes de assinalar como se estrutura a metodologia e a narrativa histórica.

Estratégias de ensino e aprendizagem

Neste módulo, daremos primazia às técnicas de investigação historiográfica, discutindo noções de pesquisa como a importância do fato histórico, bem como discutir as questões feitas pelo historiador, visando o desenvolvimento de habilidades de e conhecimentos sobre a construção do texto voltado para o campo do Ensino de História.

Estratégias de avaliação

Os alunos serão avaliados em termos de desenvolvimento das habilidades de criar problemas, constituir uma série documental, analisá-la e construir uma narrativa histórica. Os créditos desta unidade serão facultados aos alunos que obtiverem um desempenho satisfatório em trabalhos do tipo individual.

Atividades e calendário

Encontro 1 – Recepção do curso aos alunos [Participação remota ou presencial no auditório da didática VII] 14/03/2022.

Encontro 2 – Capítulos III e IV do livro Doze lições sobre a história, de Antoine Prost [os fatos e a crítica histórica/as questões do historiador] 21/03/2022.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Trad. Guilherme de Freitas Teixeira. B. Horizonte, Autentica, 2008.

Encontro 3 – Capítulos VII e XII do livro Doze lições sobre a história, de Antoine Prost [A história como compreensão/A história se escreve] 28/03/2022.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Trad. Guilherme de Freitas Teixeira. B. Horizonte, Autentica, 2008.

Encontro 4 – Capítulo II do livro A Escrita da História, de Michel de Certeau [A operação historiográfica] 04/04/2022.

DE CERTEAU, Michel. A Escrita da História. trad. bras. S. Paulo, Forense Universitaria, 1981.

Encontro 5 – Avaliação [Análise comparativa de dois documentos e construção de um texto a partir das discussões realizadas nas aulas anteriores] 11/04/2022.


Unidade II

Professores: Itamar Freitas e José Vieira

Carga horária: 40h

Expectativas de ensino e aprendizagem:

O objetivo desta unidade conhecer e aplicar conceitos e procedimentos de Teoria da História em projetos de pesquisa e ensino de História.

Ao final da unidade, vocês deverão ser capazes de identificar e criticar elementos de Teoria da História em obras que tratem de Ensino de História.

Estratégias de ensino e aprendizagem

Neste módulo, daremos primazia à leitura de textos de síntese e à crítica de textos analíticos. Ambos, professores e alunos, farão exposições orais.

Estratégias de avaliação

Os alunos serão avaliados em termos de desenvolvimento das habilidades de compreensão e crítica de textos. O instrumento de avaliação é a produção de uma resenha sobre livros de História publicados entre 2020 e 2022. As resenhas, elaboradas em duplas, devem atribuir valor às obras sob ponto de vista dos significados, dos elementos e dos usos reais e/ou potenciais de Teoria da História. As resenhas serão avaliadas colaborativamente (alunos avaliam alunos) e publicadas na revista Crítica Historiográfica. Acesse as regras de produção e de avaliação Link.

Atividades e calendário

Encontro 6 – Leitura e discussão dos significados de Teoria da História veiculados em livros de “Teoria da História”

Textos de síntese sobre Teoria da História para livre consulta, além dos textos nacionais que os alunos têm em mãos.

Encontro 7 – Leitura e discussão dos significados, elementos e usos de Teoria da História veiculados em livros de “Teoria da História”.

Texto de livre escolha dos alunos – Práticas de pesquisa em história. Tania Regina de Luca.

Encontro 8 – Leitura e discussão dos significados, elementos e usos de Teoria da História veiculados em “livros didáticos de História”.

Texto de livre escolha dos alunos – História, Sociedade & Cidadania (A. Boulos) Link – meet.google.com/nzs-tqai-wbk

Encontro 9 – Leitura e discussão dos significados, elementos e usos de Teoria da História veiculados em Dissertação sobre Ensino de História.

Texto de livre escolha dos alunos.

 

Encontros 10, 11 e 12 – Sob condução do professor José Vieira.

Encontros 13, 14 e 15 – Espaço reservado à produção e avaliação das resenhas.

Acesse aqui as orientações para a elaboração da sua resenha

Acesse aqui o formulário para enviar sua resenha.


Referências básicas I

PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Trad. Guilherme de Freitas Teixeira. B. Horizonte, Autentica, 2008. Link 

DE CERTEAU, Michel. A Escrita da História. trad. bras. S. Paulo, Forense Universitária, 1981. Link

FREITAS, Itamar. Conclusões. In: Introdução às teorias da História. Aracaju: Criação, 2021. p.145-158. Link

Referências básicas II

Todas as indicações coletivas em termos de teóricos da história, organizadores de coletâneas, livros didáticos e dissertações.

Itamar Freitas

Share
Published by
Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

2 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

2 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

2 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

2 meses ago

This website uses cookies.