Bem-vindos
Colegas, bom dia!
Sejam bem-vindos ao curso de “Teoria da História”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.
Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo a apresentação do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.
Peço que leiam com atenção e se certifiquem de querem mesmo seguir este curso e com o atual professor.
Até breve
Itamar Freitas.
São Cristóvão, 13 de fevereiro de 2022.
I. A natureza metodológica do curso
O curso é estruturado em 60 horas. Todas as horas devem ser empregadas efetivamente nas atividades do curso, ou seja, o trabalho deve ser desenvolvido, estritamente, em quatro horas semanais e nos horários prescritos pela oferta universitária.
Trata-se de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino e aprendizagem. Isso significa que, praticamente, NÃO HÁ aulas expositivas do professor. NÃO HÁ coisas a serem ouvidas ou vistas em exposição oral. NÃO HÁ aulas/textos/atividades de recuperação para os que faltam às atividades.
Considerando a natureza da matéria (estrutura e funcionamento do ensino escolar no Brasil), o curso é realizado mediante a leitura, produção fichamentos (resumos, esquemas, mapas conceituais etc.) e o exercício dessa produção em atividades individuais.
II. Pré-requisitos para a permanência no curso
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a ler e a fichar textos básicos sobre a matéria com autonomia e a participarem das avaliações somativas no tempo e local especificados.
III. Comprometimentos do professor do curso
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso, contida no programa e nos anexos, apresentação de modelos de produção textual e oportunidades de publicação.
IV. Objetivo geral:
Dar a conhecer ideias de epistemologia histórica de modo a instrumentalizar o seu uso na formação continuada individual e no planejamento e prática do ensino e da aprendizagem em História.
V. Objetivos específicos:
Dar a conhecer e fazer a crítica de ideias de epistemologia e epistemologia disciplinar
Viabilizar a identificação, tipificação e crítica de crenças epistemológicas dos professores
Viabilizar a construção e a aplicação de teorias históricas individuais para o ensino de história em situações concretas na vida prática
VI. Conteúdo substantivo e programação
Unidade 1. Ideias de Epistemologia – historiadores como epistemólogo (8 semanas)
1.1.Epistemologia geral
1.1.1. Opção pela existência e percepção objetivas do conhecimento – positivistas
1.1.2. Opção pela existência e percepção subjetivas do conhecimento – construtivistas
Texto 1 – Realismo constra subjetivismo
Texto 2 – Crenças epistêmicas e ensino de História
1.2. Epistemologia disciplinar histórica
1.2.1 Opção pelos três elementos: origem, segurança e regras de validação em: [Á escola da turma] – Apresentação do professor.
1.2. Opção pelos três elementos: origem, segurança e regras de validação em J. Droysen e J. Rüsen.
1.2. Opção pelos três elementos: origem, segurança e regras de validação em C. Seignobos e M. Bloch.
1.2. Opção pelos três elementos: origem, segurança e regras de validação em M. Foucault e M. de Certeau.
1.2. Opção pelos três elementos: origem, segurança e regras de validação em E. Hobsbawm e C. F. Cardoso.
Unidade 2. Ideias de Crença epistemológica (2 semanas)
2.1. Identificando crenças epistemológicas de si próprio
2.2. Tipificando crenças epistemológicas de si próprio
2.2. Relacionando crenças epistemológicas de si próprio e concepções (teoria e prática) de ensino de História
2.2. Relacionando crenças epistemológicas de si próprio e concepções (teoria e prática) de aprendizagem histórica na escolarização básica
Unidade 3. Ideias de Alfabetização histórica – professores como epistemólogo (4 semanas)
3.1. Adotando um cluster de crenças epistemológicas sobre a História
3.2. Identificando crenças epistemológicas dos alunos
3.3. Tipificando crenças epistemológicas dos alunos
3.4. Planejando alfabetizações históricas localizadas
VII. Avaliação: (2 semanas)
Resenha crítica, com respectiva autorização para a publicação, de qualquer livro que discuta ensino de história, lançado entre 2020 e 2023, empregando questionamentos e teses deste curso para a avaliação da obra.
VIII. Metodologia:
Procedimentos ativos de investigação bibliográfica em equipe, com relato em diferentes gêneros textuais.
Leitura e discussão de texto básico e autora fornecido pelo professor ministrante.
Crítica bibliográfica efetuada mediante orientações presenciais e formulários específicos.
IX. Referências
[Constituída ao longo do curso, semanalmente, a partir das demandas dos alunos]Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.