Colegas, boa tarde!
Bem-vindos à oficina “Produzindo Projetos de Pesquisa em História com o auxílio da Inteligência artificial.
Aqui, vocês podem acessar o texto das minhas falas, as orientações para o cumprimento das tarefas e alguns resultados da produção de vocês. Por hora, segue apenas o planejamento da oficina.
Até bem breve com novas notícias.
A natureza da oficina
Como o próprio nome indica, trata-se de uma oficina, ou seja de um evento prático, onde cada aluno produzirá os elementos básicos de um anteprojeto de pesquisa individual. Para cumprir este objetivo principal, cada aluno deve ler o texto indicado abaixo e cumprir a avaliação diagnóstica (prova de itens com respostas selecionadas), antes da primeira seção, e cumprir a avaliação finalística (elaboração de um anteprojeto de pesquisa), em até sete dias após a última seção da oficina.
Nas seções presenciais, não será permitida a presença de alunos que negligenciaram as duas avaliações preliminares. Do mesmo modo, não serão certificados os alunos que não se submeterem à avaliação finalística no prazo prescrito acima.
Reitero que se trata de um evento prático. Não há aulas expositivas e todos devem exercitar a produção ou melhoria do seu projeto de pesquisa.
Por fim, é necessário que cada aluno providencie uma conta no Chat GPT, acessando este link.
Plano de Oficina
Título: Construindo Projetos de Pesquisa com Inteligência Artificial
Objetivo: Capacitar alunos de graduação e de pós-graduação a construírem projetos de pesquisa com auxílios de Inteligência Artificial.
Duração: 15 horas (sendo seis horas presenciais e nove horas a distância)
Ministrante: Prof. Itamar Freitas (UFS/CESAD, PPGEAFIN/Uneb)
Público-alvo: Candidatos à seleção no PPGEAFIN da Universidade do Estado da Bahia – Uneb
Vagas: 20
Período: 17, 18 e 19 de maio de 2023
Horário: das 15h às 17h
Promoção: PPPGEAFIN/Uneb
Local: Laboratório de Informática da Uneb, Campus XVI (Irecê)
Calendário e conteúdo:
Seção 1. Quarta-feira, 17/05, das 15h às 17h.
Elaborar questão, hipótese, objetivo geral, objetivos específicos e cronograma com recursos analógicos e recursos de IA. Acesse aqui.
Seção 2. Quinta-feira, 18/05, das 15h às 17h.
Listar e descrever fontes, métodos de leitura das fontes, categorias-chave para a interpretação dos resultados (da leitura das fontes) com recursos analógicos e recursos de IA. Acesse aqui.
Seção 3. Sexta-feira, 19/05, das 15h às 17h.
Planejar e executar breve revisão da literatura com recursos analógicos e recursos de IA. Acesse aqui.
Elaborar redação final do projeto (submeter os itens ao modelo do programa de Pós-graduação) com recursos analógicos e recursos de IA.
Método: os alunos serão estimulados a conhecer e a produzir todos os elementos básicos de um projeto de pesquisa destinado à submissão de cursos de pós-graduação.
Recursos:
Laboratório de Informática da Uneb/Irecê;
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Bibliografia básica
FREITAS, Itamar. A transferência de habilidades do saber-fazer histórico. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 13 abr. 2023.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. Do problema à hipótese. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. p.85-161.
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.