Inteligência Artificial no Ensino de História: desmistificando o “apocalipse tecnológico” do Chat GPT
Apocalipse tecnológico | IF/IA/Midjourney (2023)
Colegas, boa tarde!
Bem-vindos ao minicurso “Inteligência Artificial no Ensino de História: desmistificando o Apocalipse Tecnológico do Chat GPT”.
Aqui, vocês podem acessar o texto das minhas falas, as orientações para o cumprimento das tarefas e alguns resultados da produção de vocês.
Agradeço ao convite do Mestrado Profissional em História (ProfHistória/URCA), ao parceria com LAPEHC/URCA e ao “Projeto Negacionismos”, coordenados, respectivamente, pelas professoras Sônia Meneses e Jane Semeão.
Bom trabalho para todos nós.
A natureza do minicurso
Como o próprio nome indica, trata-se de um minicurso que tenta desmistificar o impacto da ferramenta de inteligência artificial mais discutida no momento, o Chat GPT, nas tarefas do professor de História da escolarização básica.
O minicurso, portanto, requer alunos engajados no estudo da IA e do Chat GPT. Também requer o suporte de computadores pessoais (ou institucionais – em laboratórios de informática) e o acesso prévio, em contas gratuitas, da referida ferramenta.
Plano
Objetivo: capacitar professores e futuros professores de História a conhecer e operar o Chat GPT em tarefas básicas da docência: planejamento, avaliação e formação do pensamento crítico dos alunos.
Princípio de aprendizagem: aprender investigando.
Duração: 9 horas.
Ministrante: Prof. Itamar Freitas (UFS/CESAD, PPGEAFIN/Uneb).
Público-alvo: Graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados em História e áreas afins.
Vagas: 30
Período: a combinar com a instituição promotora (preferencialmente às segundas e terças ou quintas e sextas-feiras).
Horário: a combinar com a instituição promotora (preferencialmente nos turnos vespertino e noturno).
Promotor: a combinar.
Local: Universidade Regional do Cariri/Campus do Pimenta.
Conteúdo
Seção 1 – (3h)
- Inteligência Artificial (IA) e trabalho docente em História. Acesse o texto aqui.
- Funcionamento do Chat GPT com previsões sobre demandas do Ensino de História. Acesse o texto aqui.
- Estrutura da BNCC. Acesse o texto aqui.
- Conhecer, compreender, corrigir e ampliar enunciados de aprendizagem histórica da BNCC com o auxílio do Chat GPT. Acesse o texto aqui.
Seção 2 (3h)
- Planejando diagnósticos, aulas e material didático de História com o Chat GPT. Acesse o texto aqui.
- Manual sobre sequências didáticas para o ensino de História. Acesse o texto aqui.
- Construindo avaliações da aprendizagem em História com o Chat GPT. Acesse o texto aqui.
Seção 3 (3h)
- Fake News e Inteligência Artificial. Acesse o texto aqui.
- Combatendo fake News com o Chat GPT.
Recursos
Acesso prévio dos alunos às ferramentas de Inteligência Artificial (abaixo), principalmente, do Chat GPT.
[table id=13 /]Laboratório de Informática da instituição promotora e/ou computadores pessoais.
Textos produzidos pelo professor, disponibilizados no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso.
Bibliografia básica
BERNECKER, Sven; FOWERREE, Amy K. GRUNDMANN, Thomas (Eds.). The Epistemology of Fake News. Oxford: Oxford University Press, 2021.
DA EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2019.
CAVE, Stephen; DIHAL, Kanta; DILLON, Sarah. AI Narratives: A History of imaginative thinking about Intelligent Machines. Oxford: Oxford University Press, 2020.
FREITAS, Itamar. Inteligência Artificial (IA) na produção de conhecimento histórico. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 11 abr. 2023. Disponível em <https://www.resenhacritica.com.br/a-cursos/inteligencia-artificial-ia-na-producao-de-conhecimento-historico/>.
FREITAS, Itamar. O que é preciso reter sobre a estrutura da BNCC. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 19 set. 2022. Disponível em <https://www.resenhacritica.com.br/a-cursos/estrutura-da-bncc/>.
GIANSIRACUSA, Noah. How algorithms create and prevent fake News – Exploring the impacts of social meia, deepfakes, GPT-3 and more. Acton: Apress, 2021.
PAUL, Annie Murphy. Extending Biologial Intelligence: the imperative of thinking outside our brains in a world of artificial inteligence. In: ARAYA, Daniel; MARBER, Peter (Ed.). Augmented Education in the global age: Artificial Intelligence and the future of learning and work. New York: Routledge, 2023. p.158-176.
RUSSEL, Stuart. Inteligência artificial a nosso favor: como manter o controle sobre a tecnologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
VASWANI, Ashish et al. Attention is all you need. 31st Conference on Neural Information Processing Systems (NIPS). Long Beach, 2017. Disponível em <https://arxiv.org/pdf/1706.03762.pdf>. Consultado em 10 abr. 2023.