A CASA É DE VOCÊS!
Colegas, este Ambiente Virtual de Aprendizagem armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado, relativo às unidades do curso de Historiografia Brasileira, ofertado pela Universidade Regional do Cariri.
O curso culminará com a produção de uma resenha sobre um livro de História, segundo os princípios de crítica experimentados durante as atividades e construída em dupla.
As dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes ou mediante mensagem escrita na janela “comentários”, situada ao final de cada postagem deste curso. A partir de hoje (22/10/2021), darei respostas diariamente pelo mesmo expediente (a janela “comentários”).
Bom trabalho!
EMENTA
Diferença entre os conceitos de história, conhecimento histórico e historiografia; elementos da operação historiográfica; visão panorâmica sobre a história da produção historiográfica no Brasil; análise historiográfica de um texto.
METAS DO CURSO
Tomando como base a ementa prescrita pela URCA, este curso tem por meta:
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Ao final deste curso, espero que vocês tenham adquirido uma visão esquemática de projetos clássicos e alternativos de narrar a história da Historiografia brasileira, como também a elaborar a crítica de livros de história, partindo de critérios pré-estabelecidos.
METODOLOGIA
Apesar das limitações impostas pela Pandemia do Covid-19, este curso será ministrado por meio de métodos ativos. Isso significa dizer que vocês produzem (leem, respondem a testes, questionam, escrevem e expõem oralmente) antes, durante e/ou depois das reuniões síncronas.
A listagem das atividades, com recursos e orientações, estão disponíveis aqui no blog enquanto durar o curso, ou seja, de 22/09 a 10/10/2021.
AVALIAÇÃO
O curso é estruturado em avaliação diagnóstica (antes dos encontros síncronos), avaliação formativa (durante os encontros síncronos) e avaliação para aquisição dos créditos (após os encontros assíncronos).
A primeira é efetuada a distância e versa sobre a matéria prescrita pela ementa produzida pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Consta de um formulário de questões objetivas, preenchido individualmente de modo assíncrono.
A segunda é efetuada sincronamente, pelo professor, mediante comentários e questionamentos diretos.
A terceira é a única que resulta em “nota”. É produzida em duplas e se constitui da escolha, leitura e produção de uma resenha como mecanismo de aplicação de elementos da crítica historiográfica prescrita pela ementa. A avaliação e a atribuição de nota é colaborativa, ou seja, todos os alunos avaliam todas as resenhas a partir de uma rubrica (critérios de avaliação) produzida pelo professor e disponível aos alunos a partir de hoje (22/09/2021).
ATIVIDADES/CALENDÁRIO
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREITAS, Itamar. Uma introdução ao método histórico (1870-1930). Aracaju: Criação, 2021.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Estudos sobre a escrita da História. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2006.
IGLÉSIAS, Francisco. Historiadores do Brasil: Capítulos de historiografia brasileira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
KOSELLECK, Reinhart et al. O conceito de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MALERBA, Jurandir (Org). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006.
NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso Cristóvão dos; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Uma introdução à história da Historiografia brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010. (E-book).
RODRIGUES, José Honório. A pesquisa histórica no Brasil. 3ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1978.
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.
View Comments
Colegas, boa tarde!
Agradeço aos 22 alunos que deram responderam a primeira atividade (avaliação diagnóstica), cujos nomes seguem abaixo.
Nossa atividade síncrona de hoje vai das 19 às 21h, no seguinte endereço: https://meet.google.com/ixo-hvnr-okz
Aproveito para solicitar (aos que ainda não o fizeram) a inscrição temporária no blog mediante preenchimento do formulário disponível no rodapé (azul) deste post.
A partir do nosso encontro hoje à noite, somente os inscritos neste ambiente virtual de aprendizagem poderão acessar as páginas do curso.
A´té já.
Itamar Freitas.
Lista dos que enviaram respostas à avaliação diagnóstica:
1. Aline Evelyn Pereira Leite e Silva
2. AMANDA RAYSSA LIMA SANTANA
3. Beatriz Karen Vilar Cirilo
4. Carlos furtado amador
5. Cicera Rafaela Fernandes
6. CICERO EDER DA SILVA
7. Daniel Moreira Santos
8. Daniela Henrique Alencar
9. Érica Laís Fernandes da Silva
10. Francisca Maykelly Moreira Santos
11. FRANCISCO MATOS DA SILVA
12. FRANCISCO MATOS DA SILVA
13. FRANCISCO MAURO JUSTA DE OLIVEIRA
14. Karamirele Alves Belem
15. LAÍS MATIAS DA PAZ
16. Marcondes Pimentel Fernandes
17. Marcos Antônio Alves de Sousa
18. MARILHIA PAULA DA SILVA
19. Nívia Luiz da Silva
20. Talita Bezerra Cornélio de Lira
21. Tatiana Olegário da Silva
22. Vanessa Vitorino da Silva