Colegas, bom dia!
Este é o ambiente virtual de aprendizagem do curso de “História da Educação em Sergipe”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.
Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, leiam este programa, informando-se sobre o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.*
Meu nome é Itamar Freitas, estou na UFS, como professor, desde 1999. Minha formação está detalhada no Currículo Lattes e as coisas que escrevo estão publicadas na AcademiaEdu.
Todos os cursos que ministro na graduação obedecem a mesma metodologia. Por isso, este curso também é estruturado por duração de 60h (o que equivale a 04 créditos), divididas em 24 horas de encontros síncronos (de duas horas, cada encontro) e 36 horas de atividades assíncronas.
Trata-se, portanto, de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino e aprendizagem. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e os materiais necessários ao desenvolvimento do curso são disponibilizados no primeiro dia semestre letivo.
Os encontros frente a frente são situações para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro, fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos fora do ambiente virtual de aprendizagem, discutir tais produções de modo síncrono, com o professor e com a turma e, por fim, serem avaliados (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.
Os alunos deverão se inscrever no ambiente virtual de aprendizagem para acessar o material do curso e se comunicarem com o professor assincronamente. O cadastro exige apenas a inserção nome completo e e-mail pessoal no formulário ativado pela aba “AVA”, .
Além desses requisitos, a turma:
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, modelo de prova e modelo de biografia produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade das equipes (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).
Como explicitado acima, cada grupo produzirá um escrito de vida (como segunda avaliação) e uma resenha (como terceira avaliação). O escrito de vida tem como objeto a vida narrada em livro, filme ou áudio de um personagem da educação sergipana, entre os listados abaixo nos “documentos básicos”. A resenha tem por objeto uma vida narrada em livro que trate de um personagem da educação sergipana (biografia/autobiografia/memória), entre os listados na “bibliografia básica”. Tanto o escrito de vida como a resenha serão produzidos em equipe e disponibilizados aos colegas das demais equipes para efeito de avaliação colaborativa.
Como preparação à elaboração dos dois produtos, o curso prescreve atividades de leitura, fichamento e avaliação, para ampliar o conhecimento dos alunos acerca dos modos de ler, produzir e usar biografias sobre a educação sergipana.
As avaliações são do tipo formativa e somativa. Os dois produtos acima serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos gera notas. As notas totais atribuídas a cada produto, emitidas pelos alunos, variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.
A segunda e terceira avaliações, relativas ao escrito de vida e à resenha são do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada equipe vai avaliar o trabalho de todas as outras equipes, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.
A avaliação da primeira unidade, relativa ao conhecimento sobre a produção, crítica e usos dos escritos de vida terá caráter individual. A prova se constitui de 30 itens. Os itens são de resposta construída (IRC) e de respostas selecionadas (IRS). A prova é corrigida pelo professor e vale de 0 a 10.
A média (simples) final da equipe será calculada sobre as três notas relativas a cada unidade descrita acima.
A escolarização nos diferentes períodos históricos. Política e educação em Sergipe. Fontes e historiografia da educação em Sergipe.
Conhecimentos a serem assimilados pelos futuros professores
Habilidades serem desenvolvidas pelos futuros professores
Valores a serem cultivados pelos futuros professores
Objetivo
Expectativa de aprendizagem
Aula 1 (Sex, 04 fev. de 2022)
Grupos constituídos
Aula 2 (Sex, 11 fev. 2022)
Aula 3 (Sex, 18 fev. 2022)
Aula 4 (Sex, 25 fev. 2022)
Aula 5 (Sex, 11 mar. 2022)
Objetivo
Expectativa de aprendizagem
Recursos básicos
Recursos complementares
Aula 6 (Sex, 18 mar. de 2022)
Aula 7 (Sex, 25 mar. de 2022)
Aula 8 (Sex, 01 abr. de 2022)
Aula 9 (Finalizar nota biográfica – 4h, assíncrona).
Aula 10 (Sex, 08 abr. de 2022)
NOVAS NOTAS BIOGRÁFICAS PARA AVALIAÇÃO
Objetivo
Expectativa de aprendizagem
Recursos básicos
Recursos complementares
Aula 11 (Sex, 23 abr. de 2022)
Aula 12 (Sex, 29 abr. 2022)
Aula 13 (Sex, 06, maio 2022)
AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS RESENHAS ATÉ 18 DE MAIO
Para dúvidas sobre esta avaliação: meet.google.com/kvh-vofj-orb
Aula 15 (Sex, 20 maio 2022)
Registro das notas da terceira avaliação e ENCERRAMENTO.
Link. meet.google.com/kvh-vofj-orb
Bibliografia básica
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Escrevendo vidas. Aracaju/Natal, 2022. Manuscrito. Link
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Definindo Escritos de Vida. Aracaju/Natal, 2022. Link
FREITAS, Itamar. Narrativa. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.173-178. Link
ALBERTI, Verena. Fontes. In: In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.107-112. Link
FREITAS, Itamar. História, memória, a tarefa do historiador e da ciência da História. In: Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos Iniciais). São Cristõvão: Editora da UFS, 2010. p.37-55. Link
MARTIRES, José Genivaldo. “Flagrando a vida”: trajetória de Lígia Pina – Professora, literata e acadêmica (1925-2014). São Cristóvão, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe. Link *
FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Vestidas de azul e branco: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão/SE: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED/UFS, 2003. Link *
SOUZA, Josefa Eliana. Nunes Mendonça:um escolanovista sergipano. São Cristóvão: Editora UFS, Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2003. *
(*) Textos habilitados para as resenhas da Unidade III.
Bibliografia complementar
BERGER, Miguel. Acrísio Cruz: um intelectual sergipano defensor do Ensino Rural. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH São. Anais… São Paulo, 2011. Link
CEZAR, Temístocles. História. In: In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.113-120. Link
CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; SANTOS, Laísa Dias. A temática intelectuais na escrita da História da Educação em Sergipe (2004-2018). Práxia Educacional. Vitória da Conquista, v.15, n.35, p.407-425,, out./dez. 2019. Link
NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Historiografia educacional sergipana: uma crítica aos estudos de história da educação. São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFS, 2003.
SANTOS, Fábio Alves dos. Olhares de Clio sobre o universo educacional: um estudo das monografias sobre Educação do Departamento de História da UFS (1996-2002). São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFS, 2003.
SANTOS, Marluce de Souza Lopes; MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. A Historiografia Educacional em Sergipe. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Anais... São Cristóvão, set. 2012. Link
(*) Para os que cursam esta disciplina autonomamente (por determinação legal), a distribuição de horas, a criação de grupos de whats app, a avaliação por teste (segunda unidade), a avaliação colaborativa e as atividades em equipe são flexibilizadas em benefício da organização individual do cursista.
Itamar Freitas.
São Cristóvão, 14 de janeiro de 2022.
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.
View Comments
Ok professor consegui fazer inscrição obrigado viu
Eu que agradeço!
Boa noite prof. Mas uma vez, venho comunicar, falei com o pessoal, os grupos todos, estao formados. N tem como. O que o Senhor pode surgerir para mim? Gostaria de avançar m curso. Fico aguardando um retorno do senhor obrigado.
Olá, Maria Ione
Já cadastrei você como o grupo 11.
Agora, estude para a prova objetiva que acontecerá em duas semanas. A prova é individual. Duas semanas são tempo suficiente para ler e assimilar a matéria. Esta é a tarefa acordada: leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. Por favor, releia o programa.
Qualquer dúvida, me convoque por aqui.
Até já.
Itamar.
Boa td ! N consigo ver meu grupo? Esta página do ava e desconhecida pra mim, estou com muita dificuldade, em tudo.
Olá Maria Costa, boia noite!
Seu grupo é composto apenas por você. Ele é o de número 11, como você pode acompanhar acima (nesta mesma página).
Sobre as dificuldades, elas já eram esperadas, porque trabalhamos com ensino ativo. Mas a criação de um grupo de whats app tem a função de incentivar a constituição de uma comunidade de aprendizagem. Esta aba de "comentários" também cumpre essa função. Se você me questiona por aqui, todos os seus colegas tirarão proveito da sua questão e da minha resposta à sua questão. Estou à sua disposição, desde o dia que você foi matriculada. Basta que me faça os questionamentos. Como você escreveu que está "com muita dificuldade em tudo", não tenho como fazer a intervenção. É necessário que você reflita sobre quais são, objetivamente, as suas dificuldades para que eu possa saná-las com o material que temos à nossa disposição.
Até breve
Itamar Freitas.
Boa tarde, já temos algum grupo de Whatsapp? Se sim, poderiam me incluir? Se não, fiz um link para começar o grupo: https://chat.whatsapp.com/FVjFw2zISMNJ9t0w2DvN6u
Grata.
https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3
O link do grupo certo é esse https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3
Bom dia! Não se já existe algum grupo para essa disciplina pela noite porém criei um e compartilhei com a turma veterana de pedagogia da noite, só entrar no link https://chat.whatsapp.com/KKLKdDkGK4cFHId7OwWYxi
O link do grupo é esse https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3
Parabenizo pelas iniciativas. Agora, é só iniciar as conversações para a formação de grupos.
Bom dia a todos! Professor, conseguir matricular sexta feira,12.02.2022,outras disciplina, Não tem prof, nao assistir nenhuma aula. Por favor, quero entrar em um grupo, como fazer? Por favor encarecidamente. Grata.
Bem-vinda, Maria Costa
Faça contato com um grupo de wahats app da sua turma. Os endereços estão aqui, neste espaço de comentários. Conte sua história no grupo e eles te receberão, com prazer. Todo nosso trabalho é com metodologia ativa, inclusive os auxílios para a resolução de problemas administrativos.
Se não conseguir por aqui, ainda te resta o contato de todos os alunos da sua turma na página do sigaa.
Até breve.
Itamar.
Boa noite, colegas.
Alguém tem dúvidas sobre o conteúdo e as fontes da nossa atividade nessa primeira unidade?
Estou todos os dias à disposição, neste espaço. É só interrogar.
Até já.
Boa noite, professor! Gostaria de saber se é para postar os fichamentos e pedir para atualizar este grupo: Mariza Araújo dos Santos(líder), Eliketely Vieira Passos, Ingridi dos Reis Santos e Taiza Fernanda Santos Silva. Agradeço desde já.
Olá professor, Boa tarde!
Espero que esteja bem.
Se possível atribua este grupo junto aos demais.
1- Mariza Araújo dos Santos( líder)
2- Ingrid dos Reis Santos
3-Taiza Fernanda santos silva
4-Eliketely Vieira Passos
e em relação aos fichamentos é para ser feito em grupo ou individual? depois de feito anexar aonde?
desde já muito agradecida!
Olá Ingrid,
O grupo já está registrado.
Os fichamentos não devem ser postados. Podem fazê-los individualmente ou em grupo, embora eu aconselhe sempre a leitura em grupo.
Até já.
Boa noite, professor. Enviei um e-mail para o senhor sobre a realização da avaliação do dia 04/03. Tendo em vista, que não estarei com a turma para fazer a avaliação. Como farei ?
Edna Maria
Olá Edna,
Se você não estará por motivo coberto por lei, não há o que fazer. Não fará a avaliação junto aos alunos da sua turma.
Fará em outro dia e horário, junto aos outros casos que terão cobertura em lei.
Mas o fato de não fazer a prova (você sabe) não a impossibilita de estudar. A prova serve apenas para medir as suas dificuldades. A atividade de ler os textos da unidade 1, ao contrário, serve para instrumentalizar você a construir escritos de vida na segunda unidade. Sem aqueles conceitos e princípios, não poderá cumprir os objetivos dessa segunda parte do curso. Mas tenho certeza de que você está lendo com afinco a bibliografia disponibilizada.
Até breve.
Itamar.
Bom dia, professor. Sim, estou realizando as leituras e participando dos encontros virtuais com minha equipe. Irei enviar para seu e-mail o documento que me ampara por lei. Aguardo informações do senhor sobre o dia e horário para fazer a avaliação.
Edna Maria
Excelente notícia, Edna.
Não se preocupe com "dia e hora". Isso só será decidido depois da avaliação (para vermos quem faltou e as razões das faltas).
Até já.
Documento enviado para seu e-mail.
Obrigada pela atenção!
Edna Maria