A - Cursos

História da Educação em Sergipe

Rodas de conversas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, Aracaju-SE, 2018 | Imagem: Prefeitura Municipal de Aracaju

 

Bem-vindos!

Colegas, bom dia!

Este é o ambiente virtual de aprendizagem do curso de “História da Educação em Sergipe”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.

Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, leiam este programa, informando-se sobre o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.*


O professor

Meu nome é Itamar Freitas, estou na UFS, como professor, desde 1999. Minha formação está detalhada no Currículo Lattes e as coisas que escrevo estão publicadas na AcademiaEdu.


A natureza metodológica do curso

Todos os cursos que ministro na graduação obedecem a mesma metodologia. Por isso, este curso também é estruturado por duração de 60h (o que equivale a 04 créditos), divididas em 24 horas de encontros síncronos (de duas horas, cada encontro) e 36 horas de atividades assíncronas.

Trata-se, portanto, de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino e aprendizagem. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e os materiais necessários ao desenvolvimento do curso são disponibilizados no primeiro dia semestre letivo.

Os encontros frente a frente são situações para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.


Pré-requisitos para a permanência no curso

Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro, fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos fora do ambiente virtual de aprendizagem, discutir tais produções de modo síncrono, com o professor e com a turma e, por fim, serem avaliados (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.

Os alunos deverão se inscrever no ambiente virtual de aprendizagem para acessar o material do curso e se comunicarem com o professor assincronamente. O cadastro exige apenas a inserção nome completo e e-mail pessoal no formulário ativado pela aba “AVA”, .

Além desses requisitos, a turma:

  • se compromete a manter ao menos 1/3 dos presentes com câmera aberta em cada aula síncrona. A forma como esse procedimento será cumprido é da responsabilidade dos alunos.
  • se responsabiliza pela criação e gerenciamento de um grupo no aplicativo whats app, empregado na condição de comunidade de aprendizagem. O professor não participa desse grupo.
  • se responsabiliza por apresentar, no primeiro dia de aula síncrona, os nomes dos quatro alunos de cada equipe de aprendizagem.

Comprometimentos do professor do curso

Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, modelo de prova e modelo de biografia produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade das equipes (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).


Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso

Como explicitado acima, cada grupo produzirá um escrito de vida (como segunda avaliação) e uma resenha (como terceira avaliação). O escrito de vida tem como objeto a vida narrada em livro, filme ou áudio de um personagem da educação sergipana, entre os listados abaixo nos “documentos básicos”. A resenha tem por objeto uma vida narrada em livro que trate de um personagem da educação sergipana (biografia/autobiografia/memória), entre os listados na “bibliografia básica”. Tanto o escrito de vida como a resenha serão produzidos em equipe e disponibilizados aos colegas das demais equipes para efeito de avaliação colaborativa.

Como preparação à elaboração dos dois produtos, o curso prescreve atividades de leitura, fichamento e avaliação, para ampliar o conhecimento dos alunos acerca dos modos de ler, produzir e usar biografias sobre a educação sergipana.


Avaliação e notas

As avaliações são do tipo formativa e somativa. Os dois produtos acima serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos gera notas. As notas totais atribuídas a cada produto, emitidas pelos alunos, variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.

A segunda e terceira avaliações, relativas ao escrito de vida e à resenha são do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada equipe vai avaliar o trabalho de todas as outras equipes, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.

A avaliação da primeira unidade, relativa ao conhecimento sobre a produção, crítica e usos dos escritos de vida terá caráter individual. A prova se constitui de 30 itens. Os itens são de resposta construída (IRC) e de respostas selecionadas (IRS). A prova é corrigida pelo professor e vale de 0 a 10.

A média (simples) final da equipe será calculada sobre as três notas relativas a cada unidade descrita acima.


Ementa

A escolarização nos diferentes períodos históricos. Política e educação em Sergipe. Fontes e historiografia da educação em Sergipe.


Objetivo geral

  • Apresentar e discutir conhecimentos, ampliar habilidades e cultivar valores básicos ao exercício da docência relativos à produção e uso de escritos de vida no estudo e ensino da História da Educação em Sergipe.

Objetivos específicos

  • Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com o entendimento de escritos de vida e usos de escritos de vida em situação didática.
  • Apresentar conhecimentos, desenvolver habilidades e empregar valores na construção de escritos de vida, abordando experiências educacionais em Sergipe.
  • Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com a construção, crítica e uso de escritos de vida sobre História da Educação.

Conteúdo

Conhecimentos a serem assimilados pelos futuros professores

  • Definições de Escritos de Vida e História da Educação.
  • Finalidades dos escritos de vida no estudo e ensino de História da Educação.

Habilidades serem desenvolvidas pelos futuros professores

  • Ler livros, resumi-los e criticá-los em forma de resenha.
  • Ler, interpretar e criticar fontes sobre a História da Educação em Sergipe.
  • Narrar escritos de vida sobre a experiência educacional sergipana.
  • Empregar escritos de vida no estudo e no ensino de História da Educação em Sergipe.

Valores a serem cultivados pelos futuros professores

  • Respeito à diversidade social, cultural e de pensamento.
  • Respeito, conhecimento e uso de direitos humanos.
  • Respeito ao saber racional-científico.
  • Cultivo de ideais e práticas democráticas

Unidade I. Objetivos, atividades, recursos e calendário

Objetivo

  • Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com o entendimento de escritos de vida e usos de escritos de vida em situação didática.

Expectativa de aprendizagem

  • Espera-se que, ao final da unidade, o aluno seja capaz de dominar as definições, tipos e possibilidades usos de: “escritos de vida”, “biografia”, “autobiografia” e “memória”, “história”, “memória”, “identidade”, “acontecimento” e “sujeito”, “narrativa” e “fonte histórica”.

Recursos básicos (matéria de avaliação somativa)

  • Texto 1 – Definindo escritos de vida (autobiografia, biografia e memória). Tempo médio de leitura e fichamento: 4h. Link
  • Texto 2 – História, memória, a tarefa do historiador e da ciência da História (História, memória, acontecimento, identidade e sujeito) (p.37-55). Tempo médio de leitura e fichamento: 4h. Link
  • Texto 3 – Narrativa. Tempo médio de leitura e fichamento: 2h. Link
  • Texto 4 – Fontes. Tempo médio de leitura e fichamento: 2h. Link

Recursos complementares

  • Acervo de dossiês de artigos acadêmicos sobre biografia (Link), biografias (Link), escritas auto/biográficas (Link) escritos de vida e narrativas de memória (Link).

Aula 1 (Sex, 04 fev. de 2022)

    • Discussão do programa e distribuição de atividades (2h, síncrona – das 18h30 às 20h30). Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
    • Formalização dos grupos que atuarão como equipes de trabalho até o final do curso (2h, assíncrona – das 20h30 às 22h30) Link

Grupos constituídos

  1. Jonathan Meneses Cavalcante, Paulo Placido da Silva Buarque, Cláudia Maria de Araújo e Lima e Marynara Costa Santos.
  2. Greice Manuela Santos Mello e Solange da Silva Lira, Debora Cristal Oliveira Carvalho e Carlos Felipe Dos Santos.
  3. Bianca Pereira Rodrigues, Yasmin Meneses dos Santos, Ana Raquel dos Santos Silva e Maria Estela Sousa D’Avila.
  4. Vitória Vieira Santos, Erika Kailane Silva Santos. Victória Gabrielli dos Santos Monteiro e Mariza Araújo dos Santos.
  5. Vitórya Gabriella Alves dos Santos, Raquel Oliveira dos Santos, Natiele Santos Carvalho e Thayrys Santana dos Santos.
  6. Wendy Santos Cordeiro Silva, Juliana Santos Silva e Monike Legal Kwan.
  7. Ana Lúcia Oliveira Santos, Edna Maria dos Santos Santana, Gabriela Prado dos Santos e Gleidiane dos Santos Mascena.
  8. Alice Maria França da Silva, Eliketely Vieira Passos e Isabela Lima Santos.
  9. Sthefany Silva dos Santos, Nayara Ferreira Santos, Mariana Santos Amabilio e Alice Maria França da Silva.
  10. Mariza Araújo dos Santos, Ingrid dos Reis Santos, Taiza Fernanda santos silva e Eliketely Vieira Passos.
  11. Maria Ione dos Santos Costa.

Aula 2 (Sex, 11 fev. 2022)

    • Leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. (4h, Assíncrona – das 18h30 às 22h30)

Aula 3 (Sex, 18 fev. 2022)

    • Leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. (4h, Assíncrona – das 18h30 às 22h30)

Aula 4 (Sex, 25 fev. 2022)

    • Leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. (4h, Assíncrona – das 18h30 às 22h30)

Aula 5 (Sex, 11 mar. 2022)

    • Avaliação mediante teste com 20 Itens de Resposta Selecionadas (IRS) (4h, síncrona. Das 18h30 às 22h30)
    • Lista das categorias que serão objeto de avaliação em termos de compreensão das definições, semelhanças, diferenças e modalidades de uso no âmbito dos objetivos deste curso: “escritos de vida”, “biografia”, “autobiografia” e “memória”, “história”, “memória”, “identidade”, “acontecimento” e “sujeito”, “narrativa” e “fonte histórica”.
    • Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
    • Para efetuar a avaliação individual da Unidade 1 – Link
    • Para conhecer o resultado final da avaliação da turma – Link

Unidade II. Objetivos, atividades, recursos e calendário

Objetivo 

  • Ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades e empregar valores na construção de escritos de vida, abordando experiências educacionais em Sergipe.

Expectativa de aprendizagem

  • Espera-se que, ao final da unidade, o aluno seja capaz de escrever uma nota biográfica sobre um personagem da história da Educação em Sergipe, empregando os conhecimentos, habilidades e valores estudados na unidade anterior.

Recursos básicos

  • Texto 6 – Escrevendo vidas.  Link
  • Formulário de publicação da nota biográfica. Link
  • Formulário de avaliação da nota biográfica. Link

Recursos complementares

  • Texto 7 – Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. Link
  • Texto 8 – Max e a filha do barão. Link
  • Texto 9 – Indivíduo e biografia (p.217-221). Link
  • Acervo de dossiês de artigos acadêmicos sobre biografia (Link), biografias (Link), escritas auto/biográficas (Link) escritos de vida e narrativas de memória (Link).

Aula 6 (Sex, 18 mar. de 2022)

    • Formular problemas e escolher personagens (2h, assíncrona).
    • Identificar e criticar fontes de informação (2h, síncrona. Das 20h30 às 22h30).
    • Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae

Aula 7 (Sex, 25 mar. de 2022)

    • Formular problemas e escolher personagens, selecionar três fontes, ao menos (2h, assíncrona).
    • Estabelecer fatos e criar roteiro (2h, síncrona. Das 20h30 às 22h30).
    • Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae

Aula 8 (Sex, 01 abr. de 2022)

    • Produzir nota biográfica (2h, assíncrona).
    • Revisar regras de avaliação das notas biográficas (2h, síncrona. Das 20h30 às 22h30).
    • Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae

Aula 9 (Finalizar nota biográfica – 4h, assíncrona).

    • PUBLICAR NOTA BIOGRÁFICA ATÉ 07 DE ABRIL DE 2022. Link.

Aula 10 (Sex, 08 abr. de 2022)

    • AVALIAR COLABORATIVAMENTE AS NOTAS BIOGRÁFICAS DE CADA GRUPO (de 08 de abril, às 18h30, a 13 DE ABRIL DE 2022, às 23h).

 

NOVAS NOTAS BIOGRÁFICAS PARA AVALIAÇÃO

 


Unidade III. Objetivos, atividades, recursos e calendário

Objetivo

  • Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com a construção, crítica e uso de escritos de vida sobre História da Educação.

Expectativa de aprendizagem

  • Ao final desta unidade, espera-se que o aluno seja capaz de demonstrar os conhecimentos, habilidades e valores adquiridos e/ou ampliados nas unidades I e II, produzindo uma resenha acadêmica sobre um dos textos destacados na bibliografia básica, referente à História da Educação em Sergipe (*)

Recursos básicos

  • Guia para a construção e avaliação da resenha (Item 4 do formulário de publicação). Link
  • Formulário de publicação da resenha. Link

Recursos complementares

  • Acervo de resenhas acadêmicos sobre biografia (Link), biografias (Link) e autobiografias (Link).

Aula 11 (Sex, 23 abr. de 2022)

    • Leitura da obra escolhida para a resenha (4h, assíncrona).

Aula 12 (Sex, 29 abr. 2022)

    • Leitura e produção da resenha (2h, assíncrona).
    • Discussão sobre modelos de composição da resenha (2h, síncrona, das 20h30 às 22h30)
    • Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae

Aula 13 (Sex, 06, maio 2022)

    • Leitura e produção da resenha (4h, assíncrona).
    • PUBLICAÇÃO DAS RESENHAS ATÉ 12 DE MAIO DE 2022. Link
  • Aula 14 (Sex, 13 maio 2022)

AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS RESENHAS ATÉ 18 DE MAIO

Para dúvidas sobre esta avaliação: meet.google.com/kvh-vofj-orb

Aula 15 (Sex, 20 maio 2022)

Registro das notas da terceira avaliação e ENCERRAMENTO.

Link. meet.google.com/kvh-vofj-orb

 


Bibliografia básica

FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Escrevendo vidas. Aracaju/Natal, 2022. Manuscrito. Link

FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Definindo Escritos de Vida. Aracaju/Natal, 2022. Link

FREITAS, Itamar. Narrativa. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.173-178. Link

ALBERTI, Verena. Fontes. In: In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.107-112. Link

FREITAS, Itamar. História, memória, a tarefa do historiador e da ciência da História. In: Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos Iniciais). São Cristõvão: Editora da UFS, 2010. p.37-55. Link

MARTIRES, José Genivaldo. “Flagrando a vida”: trajetória de Lígia Pina – Professora, literata e acadêmica (1925-2014). São Cristóvão, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe. Link  *

FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Vestidas de azul e branco: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão/SE: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED/UFS, 2003. Link *

SOUZA, Josefa Eliana. Nunes Mendonça:um escolanovista sergipano. São Cristóvão: Editora UFS, Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2003. *

(*) Textos habilitados para as resenhas da Unidade III.


Bibliografia complementar

BERGER, Miguel. Acrísio Cruz: um intelectual sergipano defensor do Ensino Rural. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH São. Anais… São Paulo, 2011. Link

CEZAR, Temístocles. História. In: In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.113-120. Link

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; SANTOS, Laísa Dias. A temática intelectuais na escrita da História da Educação em Sergipe (2004-2018). Práxia Educacional. Vitória da Conquista, v.15, n.35, p.407-425,, out./dez. 2019. Link

NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Historiografia educacional sergipana: uma crítica aos estudos de história da educação. São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFS, 2003.

SANTOS, Fábio Alves dos. Olhares de Clio sobre o universo educacional: um estudo das monografias sobre Educação do Departamento de História da UFS (1996-2002). São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFS, 2003.

SANTOS, Marluce de Souza Lopes; MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. A Historiografia Educacional em Sergipe. VI  Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Anais... São Cristóvão, set. 2012. Link


(*) Para os que cursam esta disciplina autonomamente (por determinação legal), a distribuição de horas, a criação de grupos de whats app, a avaliação por teste (segunda unidade), a avaliação colaborativa e as atividades em equipe são flexibilizadas em benefício da organização individual do cursista.


Itamar Freitas.

São Cristóvão, 14 de janeiro de 2022.

Itamar Freitas

View Comments

      • Boa noite prof. Mas uma vez, venho comunicar, falei com o pessoal, os grupos todos, estao formados. N tem como. O que o Senhor pode surgerir para mim? Gostaria de avançar m curso. Fico aguardando um retorno do senhor obrigado.

        • Olá, Maria Ione
          Já cadastrei você como o grupo 11.
          Agora, estude para a prova objetiva que acontecerá em duas semanas. A prova é individual. Duas semanas são tempo suficiente para ler e assimilar a matéria. Esta é a tarefa acordada: leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. Por favor, releia o programa.
          Qualquer dúvida, me convoque por aqui.
          Até já.
          Itamar.

          • Olá Maria Costa, boia noite!
            Seu grupo é composto apenas por você. Ele é o de número 11, como você pode acompanhar acima (nesta mesma página).
            Sobre as dificuldades, elas já eram esperadas, porque trabalhamos com ensino ativo. Mas a criação de um grupo de whats app tem a função de incentivar a constituição de uma comunidade de aprendizagem. Esta aba de "comentários" também cumpre essa função. Se você me questiona por aqui, todos os seus colegas tirarão proveito da sua questão e da minha resposta à sua questão. Estou à sua disposição, desde o dia que você foi matriculada. Basta que me faça os questionamentos. Como você escreveu que está "com muita dificuldade em tudo", não tenho como fazer a intervenção. É necessário que você reflita sobre quais são, objetivamente, as suas dificuldades para que eu possa saná-las com o material que temos à nossa disposição.
            Até breve
            Itamar Freitas.

    • Bom dia a todos! Professor, conseguir matricular sexta feira,12.02.2022,outras disciplina, Não tem prof, nao assistir nenhuma aula. Por favor, quero entrar em um grupo, como fazer? Por favor encarecidamente. Grata.

      • Bem-vinda, Maria Costa
        Faça contato com um grupo de wahats app da sua turma. Os endereços estão aqui, neste espaço de comentários. Conte sua história no grupo e eles te receberão, com prazer. Todo nosso trabalho é com metodologia ativa, inclusive os auxílios para a resolução de problemas administrativos.
        Se não conseguir por aqui, ainda te resta o contato de todos os alunos da sua turma na página do sigaa.
        Até breve.
        Itamar.

  • Boa noite, colegas.
    Alguém tem dúvidas sobre o conteúdo e as fontes da nossa atividade nessa primeira unidade?
    Estou todos os dias à disposição, neste espaço. É só interrogar.
    Até já.

  • Boa noite, professor! Gostaria de saber se é para postar os fichamentos e pedir para atualizar este grupo: Mariza Araújo dos Santos(líder), Eliketely Vieira Passos, Ingridi dos Reis Santos e Taiza Fernanda Santos Silva. Agradeço desde já.

  • Olá professor, Boa tarde!
    Espero que esteja bem.

    Se possível atribua este grupo junto aos demais.
    1- Mariza Araújo dos Santos( líder)
    2- Ingrid dos Reis Santos
    3-Taiza Fernanda santos silva
    4-Eliketely Vieira Passos

    e em relação aos fichamentos é para ser feito em grupo ou individual? depois de feito anexar aonde?

    desde já muito agradecida!

    • Olá Ingrid,
      O grupo já está registrado.
      Os fichamentos não devem ser postados. Podem fazê-los individualmente ou em grupo, embora eu aconselhe sempre a leitura em grupo.
      Até já.

  • Boa noite, professor. Enviei um e-mail para o senhor sobre a realização da avaliação do dia 04/03. Tendo em vista, que não estarei com a turma para fazer a avaliação. Como farei ?

    Edna Maria

    • Olá Edna,
      Se você não estará por motivo coberto por lei, não há o que fazer. Não fará a avaliação junto aos alunos da sua turma.
      Fará em outro dia e horário, junto aos outros casos que terão cobertura em lei.
      Mas o fato de não fazer a prova (você sabe) não a impossibilita de estudar. A prova serve apenas para medir as suas dificuldades. A atividade de ler os textos da unidade 1, ao contrário, serve para instrumentalizar você a construir escritos de vida na segunda unidade. Sem aqueles conceitos e princípios, não poderá cumprir os objetivos dessa segunda parte do curso. Mas tenho certeza de que você está lendo com afinco a bibliografia disponibilizada.
      Até breve.
      Itamar.

  • Bom dia, professor. Sim, estou realizando as leituras e participando dos encontros virtuais com minha equipe. Irei enviar para seu e-mail o documento que me ampara por lei. Aguardo informações do senhor sobre o dia e horário para fazer a avaliação.

    Edna Maria

    • Excelente notícia, Edna.
      Não se preocupe com "dia e hora". Isso só será decidido depois da avaliação (para vermos quem faltou e as razões das faltas).
      Até já.

Share
Published by
Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

2 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

2 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

2 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

2 meses ago

This website uses cookies.