História da Educação em Sergipe
Rodas de conversas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, Aracaju-SE, 2018 | Imagem: Prefeitura Municipal de Aracaju
Bem-vindos!
Colegas, bom dia!
Este é o ambiente virtual de aprendizagem do curso de “História da Educação em Sergipe”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.
Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, leiam este programa, informando-se sobre o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.*
O professor
Meu nome é Itamar Freitas, estou na UFS, como professor, desde 1999. Minha formação está detalhada no Currículo Lattes e as coisas que escrevo estão publicadas na AcademiaEdu.
A natureza metodológica do curso
Todos os cursos que ministro na graduação obedecem a mesma metodologia. Por isso, este curso também é estruturado por duração de 60h (o que equivale a 04 créditos), divididas em 24 horas de encontros síncronos (de duas horas, cada encontro) e 36 horas de atividades assíncronas.
Trata-se, portanto, de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino e aprendizagem. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e os materiais necessários ao desenvolvimento do curso são disponibilizados no primeiro dia semestre letivo.
Os encontros frente a frente são situações para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.
Pré-requisitos para a permanência no curso
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro, fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos fora do ambiente virtual de aprendizagem, discutir tais produções de modo síncrono, com o professor e com a turma e, por fim, serem avaliados (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.
Os alunos deverão se inscrever no ambiente virtual de aprendizagem para acessar o material do curso e se comunicarem com o professor assincronamente. O cadastro exige apenas a inserção nome completo e e-mail pessoal no formulário ativado pela aba "AVA", .
Além desses requisitos, a turma:
- se compromete a manter ao menos 1/3 dos presentes com câmera aberta em cada aula síncrona. A forma como esse procedimento será cumprido é da responsabilidade dos alunos.
- se responsabiliza pela criação e gerenciamento de um grupo no aplicativo whats app, empregado na condição de comunidade de aprendizagem. O professor não participa desse grupo.
- se responsabiliza por apresentar, no primeiro dia de aula síncrona, os nomes dos quatro alunos de cada equipe de aprendizagem.
Comprometimentos do professor do curso
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, modelo de prova e modelo de biografia produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade das equipes (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).
Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso
Como explicitado acima, cada grupo produzirá um escrito de vida (como segunda avaliação) e uma resenha (como terceira avaliação). O escrito de vida tem como objeto a vida narrada em livro, filme ou áudio de um personagem da educação sergipana, entre os listados abaixo nos "documentos básicos". A resenha tem por objeto uma vida narrada em livro que trate de um personagem da educação sergipana (biografia/autobiografia/memória), entre os listados na "bibliografia básica". Tanto o escrito de vida como a resenha serão produzidos em equipe e disponibilizados aos colegas das demais equipes para efeito de avaliação colaborativa.
Como preparação à elaboração dos dois produtos, o curso prescreve atividades de leitura, fichamento e avaliação, para ampliar o conhecimento dos alunos acerca dos modos de ler, produzir e usar biografias sobre a educação sergipana.
Avaliação e notas
As avaliações são do tipo formativa e somativa. Os dois produtos acima serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos gera notas. As notas totais atribuídas a cada produto, emitidas pelos alunos, variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.
A segunda e terceira avaliações, relativas ao escrito de vida e à resenha são do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada equipe vai avaliar o trabalho de todas as outras equipes, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.
A avaliação da primeira unidade, relativa ao conhecimento sobre a produção, crítica e usos dos escritos de vida terá caráter individual. A prova se constitui de 30 itens. Os itens são de resposta construída (IRC) e de respostas selecionadas (IRS). A prova é corrigida pelo professor e vale de 0 a 10.
A média (simples) final da equipe será calculada sobre as três notas relativas a cada unidade descrita acima.
Ementa
A escolarização nos diferentes períodos históricos. Política e educação em Sergipe. Fontes e historiografia da educação em Sergipe.
Objetivo geral
- Apresentar e discutir conhecimentos, ampliar habilidades e cultivar valores básicos ao exercício da docência relativos à produção e uso de escritos de vida no estudo e ensino da História da Educação em Sergipe.
Objetivos específicos
- Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com o entendimento de escritos de vida e usos de escritos de vida em situação didática.
- Apresentar conhecimentos, desenvolver habilidades e empregar valores na construção de escritos de vida, abordando experiências educacionais em Sergipe.
- Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com a construção, crítica e uso de escritos de vida sobre História da Educação.
Conteúdo
Conhecimentos a serem assimilados pelos futuros professores
- Definições de Escritos de Vida e História da Educação.
- Finalidades dos escritos de vida no estudo e ensino de História da Educação.
Habilidades serem desenvolvidas pelos futuros professores
- Ler livros, resumi-los e criticá-los em forma de resenha.
- Ler, interpretar e criticar fontes sobre a História da Educação em Sergipe.
- Narrar escritos de vida sobre a experiência educacional sergipana.
- Empregar escritos de vida no estudo e no ensino de História da Educação em Sergipe.
Valores a serem cultivados pelos futuros professores
- Respeito à diversidade social, cultural e de pensamento.
- Respeito, conhecimento e uso de direitos humanos.
- Respeito ao saber racional-científico.
- Cultivo de ideais e práticas democráticas
Unidade I. Objetivos, atividades, recursos e calendário
Objetivo
- Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com o entendimento de escritos de vida e usos de escritos de vida em situação didática.
Expectativa de aprendizagem
- Espera-se que, ao final da unidade, o aluno seja capaz de dominar as definições, tipos e possibilidades usos de: "escritos de vida", "biografia", "autobiografia" e "memória", "história", "memória", "identidade", "acontecimento" e "sujeito", "narrativa" e "fonte histórica".
Recursos básicos (matéria de avaliação somativa)
- Texto 1 - Definindo escritos de vida (autobiografia, biografia e memória). Tempo médio de leitura e fichamento: 4h. Link
- Texto 2 - História, memória, a tarefa do historiador e da ciência da História (História, memória, acontecimento, identidade e sujeito) (p.37-55). Tempo médio de leitura e fichamento: 4h. Link
- Texto 3 - Narrativa. Tempo médio de leitura e fichamento: 2h. Link
- Texto 4 - Fontes. Tempo médio de leitura e fichamento: 2h. Link
Recursos complementares
- Acervo de dossiês de artigos acadêmicos sobre biografia (Link), biografias (Link), escritas auto/biográficas (Link) escritos de vida e narrativas de memória (Link).
Aula 1 (Sex, 04 fev. de 2022)
-
- Discussão do programa e distribuição de atividades (2h, síncrona - das 18h30 às 20h30). Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
- Formalização dos grupos que atuarão como equipes de trabalho até o final do curso (2h, assíncrona - das 20h30 às 22h30) Link
Grupos constituídos
- Jonathan Meneses Cavalcante, Paulo Placido da Silva Buarque, Cláudia Maria de Araújo e Lima e Marynara Costa Santos.
- Greice Manuela Santos Mello e Solange da Silva Lira, Debora Cristal Oliveira Carvalho e Carlos Felipe Dos Santos.
- Bianca Pereira Rodrigues, Yasmin Meneses dos Santos, Ana Raquel dos Santos Silva e Maria Estela Sousa D'Avila.
- Vitória Vieira Santos, Erika Kailane Silva Santos. Victória Gabrielli dos Santos Monteiro e Mariza Araújo dos Santos.
- Vitórya Gabriella Alves dos Santos, Raquel Oliveira dos Santos, Natiele Santos Carvalho e Thayrys Santana dos Santos.
- Wendy Santos Cordeiro Silva, Juliana Santos Silva e Monike Legal Kwan.
- Ana Lúcia Oliveira Santos, Edna Maria dos Santos Santana, Gabriela Prado dos Santos e Gleidiane dos Santos Mascena.
- Alice Maria França da Silva, Eliketely Vieira Passos e Isabela Lima Santos.
- Sthefany Silva dos Santos, Nayara Ferreira Santos, Mariana Santos Amabilio e Alice Maria França da Silva.
- Mariza Araújo dos Santos, Ingrid dos Reis Santos, Taiza Fernanda santos silva e Eliketely Vieira Passos.
- Maria Ione dos Santos Costa.
Aula 2 (Sex, 11 fev. 2022)
-
- Leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. (4h, Assíncrona - das 18h30 às 22h30)
Aula 3 (Sex, 18 fev. 2022)
-
- Leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. (4h, Assíncrona - das 18h30 às 22h30)
Aula 4 (Sex, 25 fev. 2022)
-
- Leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. (4h, Assíncrona - das 18h30 às 22h30)
Aula 5 (Sex, 11 mar. 2022)
-
- Avaliação mediante teste com 20 Itens de Resposta Selecionadas (IRS) (4h, síncrona. Das 18h30 às 22h30)
- Lista das categorias que serão objeto de avaliação em termos de compreensão das definições, semelhanças, diferenças e modalidades de uso no âmbito dos objetivos deste curso: "escritos de vida", "biografia", "autobiografia" e "memória", "história", "memória", "identidade", "acontecimento" e "sujeito", "narrativa" e "fonte histórica".
- Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
- Para efetuar a avaliação individual da Unidade 1 - Link
- Para conhecer o resultado final da avaliação da turma - Link
Unidade II. Objetivos, atividades, recursos e calendário
Objetivo
- Ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades e empregar valores na construção de escritos de vida, abordando experiências educacionais em Sergipe.
Expectativa de aprendizagem
- Espera-se que, ao final da unidade, o aluno seja capaz de escrever uma nota biográfica sobre um personagem da história da Educação em Sergipe, empregando os conhecimentos, habilidades e valores estudados na unidade anterior.
Recursos básicos
- Texto 6 - Escrevendo vidas. Link
- Formulário de publicação da nota biográfica. Link
- Formulário de avaliação da nota biográfica. Link
Recursos complementares
- Texto 7 - Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. Link
- Texto 8 - Max e a filha do barão. Link
- Texto 9 - Indivíduo e biografia (p.217-221). Link
- Acervo de dossiês de artigos acadêmicos sobre biografia (Link), biografias (Link), escritas auto/biográficas (Link) escritos de vida e narrativas de memória (Link).
Aula 6 (Sex, 18 mar. de 2022)
-
- Formular problemas e escolher personagens (2h, assíncrona).
- Identificar e criticar fontes de informação (2h, síncrona. Das 20h30 às 22h30).
- Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
Aula 7 (Sex, 25 mar. de 2022)
-
- Formular problemas e escolher personagens, selecionar três fontes, ao menos (2h, assíncrona).
- Estabelecer fatos e criar roteiro (2h, síncrona. Das 20h30 às 22h30).
- Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
Aula 8 (Sex, 01 abr. de 2022)
-
- Produzir nota biográfica (2h, assíncrona).
- Revisar regras de avaliação das notas biográficas (2h, síncrona. Das 20h30 às 22h30).
- Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
Aula 9 (Finalizar nota biográfica - 4h, assíncrona).
-
- PUBLICAR NOTA BIOGRÁFICA ATÉ 07 DE ABRIL DE 2022. Link.
Aula 10 (Sex, 08 abr. de 2022)
-
- AVALIAR COLABORATIVAMENTE AS NOTAS BIOGRÁFICAS DE CADA GRUPO (de 08 de abril, às 18h30, a 13 DE ABRIL DE 2022, às 23h).
NOVAS NOTAS BIOGRÁFICAS PARA AVALIAÇÃO
Unidade III. Objetivos, atividades, recursos e calendário
Objetivo
- Apresentar conhecimentos, habilidades e valores compatíveis com a construção, crítica e uso de escritos de vida sobre História da Educação.
Expectativa de aprendizagem
- Ao final desta unidade, espera-se que o aluno seja capaz de demonstrar os conhecimentos, habilidades e valores adquiridos e/ou ampliados nas unidades I e II, produzindo uma resenha acadêmica sobre um dos textos destacados na bibliografia básica, referente à História da Educação em Sergipe (*)
Recursos básicos
- Guia para a construção e avaliação da resenha (Item 4 do formulário de publicação). Link
- Formulário de publicação da resenha. Link
Recursos complementares
Aula 11 (Sex, 23 abr. de 2022)
-
- Leitura da obra escolhida para a resenha (4h, assíncrona).
Aula 12 (Sex, 29 abr. 2022)
-
- Leitura e produção da resenha (2h, assíncrona).
- Discussão sobre modelos de composição da resenha (2h, síncrona, das 20h30 às 22h30)
- Link. meet.google.com/rvf-iqch-eae
Aula 13 (Sex, 06, maio 2022)
-
- Leitura e produção da resenha (4h, assíncrona).
- PUBLICAÇÃO DAS RESENHAS ATÉ 12 DE MAIO DE 2022. Link
- Aula 14 (Sex, 13 maio 2022)
AVALIAÇÃO COLABORATIVA DAS RESENHAS ATÉ 18 DE MAIO
Para dúvidas sobre esta avaliação: meet.google.com/kvh-vofj-orb
Aula 15 (Sex, 20 maio 2022)
Registro das notas da terceira avaliação e ENCERRAMENTO.
Link. meet.google.com/kvh-vofj-orb
Bibliografia básica
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Escrevendo vidas. Aracaju/Natal, 2022. Manuscrito. Link
FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Definindo Escritos de Vida. Aracaju/Natal, 2022. Link
FREITAS, Itamar. Narrativa. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.173-178. Link
ALBERTI, Verena. Fontes. In: In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.107-112. Link
FREITAS, Itamar. História, memória, a tarefa do historiador e da ciência da História. In: Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos Iniciais). São Cristõvão: Editora da UFS, 2010. p.37-55. Link
MARTIRES, José Genivaldo. "Flagrando a vida": trajetória de Lígia Pina - Professora, literata e acadêmica (1925-2014). São Cristóvão, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe. Link *
FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Vestidas de azul e branco: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão/SE: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED/UFS, 2003. Link *
SOUZA, Josefa Eliana. Nunes Mendonça:um escolanovista sergipano. São Cristóvão: Editora UFS, Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2003. *
(*) Textos habilitados para as resenhas da Unidade III.
Bibliografia complementar
BERGER, Miguel. Acrísio Cruz: um intelectual sergipano defensor do Ensino Rural. XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH São. Anais... São Paulo, 2011. Link
CEZAR, Temístocles. História. In: In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta de Moraes. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2021. p.113-120. Link
CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; SANTOS, Laísa Dias. A temática intelectuais na escrita da História da Educação em Sergipe (2004-2018). Práxia Educacional. Vitória da Conquista, v.15, n.35, p.407-425,, out./dez. 2019. Link
NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Historiografia educacional sergipana: uma crítica aos estudos de história da educação. São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFS, 2003.
SANTOS, Fábio Alves dos. Olhares de Clio sobre o universo educacional: um estudo das monografias sobre Educação do Departamento de História da UFS (1996-2002). São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFS, 2003.
SANTOS, Marluce de Souza Lopes; MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. A Historiografia Educacional em Sergipe. VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Anais... São Cristóvão, set. 2012. Link
(*) Para os que cursam esta disciplina autonomamente (por determinação legal), a distribuição de horas, a criação de grupos de whats app, a avaliação por teste (segunda unidade), a avaliação colaborativa e as atividades em equipe são flexibilizadas em benefício da organização individual do cursista.
Itamar Freitas.
São Cristóvão, 14 de janeiro de 2022.
70 comentários
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
Ok professor consegui fazer inscrição obrigado viu
Eu que agradeço!
Boa noite prof. Mas uma vez, venho comunicar, falei com o pessoal, os grupos todos, estao formados. N tem como. O que o Senhor pode surgerir para mim? Gostaria de avançar m curso. Fico aguardando um retorno do senhor obrigado.
Olá, Maria Ione
Já cadastrei você como o grupo 11.
Agora, estude para a prova objetiva que acontecerá em duas semanas. A prova é individual. Duas semanas são tempo suficiente para ler e assimilar a matéria. Esta é a tarefa acordada: leitura, fichamento e discussão em grupo sobre os conceitos e habilidades envolvidos na construção e crítica de escritos de vida e apresentados nos textos 1, 2, 3 e 4. Por favor, releia o programa.
Qualquer dúvida, me convoque por aqui.
Até já.
Itamar.
Boa td ! N consigo ver meu grupo? Esta página do ava e desconhecida pra mim, estou com muita dificuldade, em tudo.
Olá Maria Costa, boia noite!
Seu grupo é composto apenas por você. Ele é o de número 11, como você pode acompanhar acima (nesta mesma página).
Sobre as dificuldades, elas já eram esperadas, porque trabalhamos com ensino ativo. Mas a criação de um grupo de whats app tem a função de incentivar a constituição de uma comunidade de aprendizagem. Esta aba de “comentários” também cumpre essa função. Se você me questiona por aqui, todos os seus colegas tirarão proveito da sua questão e da minha resposta à sua questão. Estou à sua disposição, desde o dia que você foi matriculada. Basta que me faça os questionamentos. Como você escreveu que está “com muita dificuldade em tudo”, não tenho como fazer a intervenção. É necessário que você reflita sobre quais são, objetivamente, as suas dificuldades para que eu possa saná-las com o material que temos à nossa disposição.
Até breve
Itamar Freitas.
Boa tarde, já temos algum grupo de Whatsapp? Se sim, poderiam me incluir? Se não, fiz um link para começar o grupo: https://chat.whatsapp.com/FVjFw2zISMNJ9t0w2DvN6u
Grata.
https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3
O link do grupo certo é esse https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3
Bom dia! Não se já existe algum grupo para essa disciplina pela noite porém criei um e compartilhei com a turma veterana de pedagogia da noite, só entrar no link https://chat.whatsapp.com/KKLKdDkGK4cFHId7OwWYxi
O link do grupo é esse https://chat.whatsapp.com/GTq3pLAwj6I3zvlSGYyyy3
Parabenizo pelas iniciativas. Agora, é só iniciar as conversações para a formação de grupos.
Bom dia a todos! Professor, conseguir matricular sexta feira,12.02.2022,outras disciplina, Não tem prof, nao assistir nenhuma aula. Por favor, quero entrar em um grupo, como fazer? Por favor encarecidamente. Grata.
Bem-vinda, Maria Costa
Faça contato com um grupo de wahats app da sua turma. Os endereços estão aqui, neste espaço de comentários. Conte sua história no grupo e eles te receberão, com prazer. Todo nosso trabalho é com metodologia ativa, inclusive os auxílios para a resolução de problemas administrativos.
Se não conseguir por aqui, ainda te resta o contato de todos os alunos da sua turma na página do sigaa.
Até breve.
Itamar.
Boa noite, colegas.
Alguém tem dúvidas sobre o conteúdo e as fontes da nossa atividade nessa primeira unidade?
Estou todos os dias à disposição, neste espaço. É só interrogar.
Até já.
Boa noite, professor! Gostaria de saber se é para postar os fichamentos e pedir para atualizar este grupo: Mariza Araújo dos Santos(líder), Eliketely Vieira Passos, Ingridi dos Reis Santos e Taiza Fernanda Santos Silva. Agradeço desde já.
Olá professor, Boa tarde!
Espero que esteja bem.
Se possível atribua este grupo junto aos demais.
1- Mariza Araújo dos Santos( líder)
2- Ingrid dos Reis Santos
3-Taiza Fernanda santos silva
4-Eliketely Vieira Passos
e em relação aos fichamentos é para ser feito em grupo ou individual? depois de feito anexar aonde?
desde já muito agradecida!
Olá Ingrid,
O grupo já está registrado.
Os fichamentos não devem ser postados. Podem fazê-los individualmente ou em grupo, embora eu aconselhe sempre a leitura em grupo.
Até já.
Boa noite, professor. Enviei um e-mail para o senhor sobre a realização da avaliação do dia 04/03. Tendo em vista, que não estarei com a turma para fazer a avaliação. Como farei ?
Edna Maria
Olá Edna,
Se você não estará por motivo coberto por lei, não há o que fazer. Não fará a avaliação junto aos alunos da sua turma.
Fará em outro dia e horário, junto aos outros casos que terão cobertura em lei.
Mas o fato de não fazer a prova (você sabe) não a impossibilita de estudar. A prova serve apenas para medir as suas dificuldades. A atividade de ler os textos da unidade 1, ao contrário, serve para instrumentalizar você a construir escritos de vida na segunda unidade. Sem aqueles conceitos e princípios, não poderá cumprir os objetivos dessa segunda parte do curso. Mas tenho certeza de que você está lendo com afinco a bibliografia disponibilizada.
Até breve.
Itamar.
Bom dia, professor. Sim, estou realizando as leituras e participando dos encontros virtuais com minha equipe. Irei enviar para seu e-mail o documento que me ampara por lei. Aguardo informações do senhor sobre o dia e horário para fazer a avaliação.
Edna Maria
Excelente notícia, Edna.
Não se preocupe com “dia e hora”. Isso só será decidido depois da avaliação (para vermos quem faltou e as razões das faltas).
Até já.
Documento enviado para seu e-mail.
Obrigada pela atenção!
Edna Maria
Prof. Boa tarde! Mediante as dificuldades sendo elas qnd me escrevo na plataforma do ava assim q clico diz, q esta fechada. Sobre as identificações dos grupos de trab. Coloquei meu nome e e-mail mas pede nomes dos outros participantes nao entra. Pq nao tenho grupo? sou única como vou visualizar as 30 perguntas se nao consigo entra na página? So fala q esta fechada, eu preciso visualizar onde encontro? Preciso estudar!
Olá Maria Costa
Busque ajuda junto aos colegas, sobre o problema do acesso. Todos estão dominando a tecnologia e estão dispostos a ajudá-la.
Sobre o grupo, é o que está inscrito na página (não há mais o que cadastrar). Seu grupo é composto de você mesma. Você não tem mais companheiros porque foi a última a chegar, quando todos já estavam com grupos.
Sobre “visualizar 30 perguntas”, acho que você está confusa. Essas questões não existem na página. O que há no AVA são os textos para você estudar e fazer a prova.
Texto 1 – Definindo escritos de vida (autobiografia, biografia e memória). Tempo médio de leitura e fichamento: 4h. Link
Texto 2 – História, memória, a tarefa do historiador e da ciência da História (História, memória, acontecimento, identidade e sujeito) (p.37-55). Tempo médio de leitura e fichamento: 4h. Link
Texto 3 – Narrativa. Tempo médio de leitura e fichamento: 2h. Link
Texto 4 – Fontes. Tempo médio de leitura e fichamento: 2h. Link
Até breve.
Prezados, boa tarde.
Comunico que, em virtude das idas e vindas do decreto do Governo do Estado (sobre ponto facultativo relativo ao carnaval e para evitar confusão), TODAS AS ATIVIDADES previstas para a turma de História da Educação em Sergipe, marcadas para sexta-feira da semana do carnaval (04/02/2022) foram transferidas para a semana imediatamente posterior.
Saúde e trabalho para todos.
Olá professor, certo, obrigada!
Bom dia professor.
A 1ª avaliação será disponibilizada hoje não é?
Por esta plataforma, se sim em qual aba?
Ou pelo meet?
Boa noite
Professor não estamos conseguindo entre no meet não
A Avaliação vai ser liberada por onde?
Boa noite, professor!
Fui eu que não consegui entrar na aula
Eu consegui fazer a prova pelo link
Greice Manuela 7,77
Caros, boa noite.
Parabenizo a todos pelo empenho na avaliação de hoje.
Os resultaos individuais foram enviados para cada e-mail registrado. Os resultados da turma podem ser acessados no link acima (junto ao link da prova). A nota da unidade corresponde ao total de acertos divididos por dois.
Sugiro que comparem os resultados da turma com os resultados individuais. Revejam os erros e, so for o caso, contestem os resultados (aqui nesta caixa de comentários).
Depois disso, pensem sobre o personagem da educação que vocês irão biografiar (em grupo). Eles serão listados e registrados no nosso próximo encontro.
Até já.
Solange da Silva Lira, nota 6,5.
Vitórya Gabriella – nota: 8,32
Thayrys Santana
nota: 6,10
Resultados das provas de Claudia Maria, Maria Ione e Mariza Araújo
11/03/2022 19:46:00
claudiamlima@gmail.com
11 / 20
Cláudia Maria de Araújo e lima
1. a pulsão e o prazer de narrar
2. A pulsão e o prazer de narrar
3. assentimento parcial
4. história de vida
5. biográfico
6. interessada
7. as vidas humanas sofrem mudanças
8. experiência de uma mudança
9. autoreferenciação
10. fornecer algum prazer
11. todos os humanos são potencialmente narradores
12. a narrativa mítica e a narrativa romântica
13. todos os historiadores são potencialmente narradores
14. todos os historiadores são potencialmente narradores.
15. comparações de eventos ocorridos sequencialmente
16. tudo o que pode fornecer informações ao historiador.
17. crítica de proveniência
18. crítica de interpretação
19. crítica de interpretação
20. todas as fontes de informação podem ser submetida à crítica por parte dos alunos
11/03/2022 22:22:46
mariaione0106@gmail.com
8 / 20
maria ione dos santos costa
1. o ódio e a pulsão de narrar
2. punir-se por um delito
3. assentimento geral
4. biografia
5. autobiográfico
6. interessada
7. as vidas humanas sofrem mudanças
8. experiência de uma autoafirmação
9. autoreferenciação
10. rememorar o passado
11. todos os humanos são potencialmente narradores
12. a narrativa mítica e a narrativa romântica
13. todos os humanos são potencialmente narradores
14. todos os humanos são potencialmente narradores
15. comparações de eventos ocorridos sequencialmente
16. tudo o que pode fornecer hipóteses ao historiador
17. crítica de proveniência
18. crítica de interpretação
19. crítica de veracidade
20. todas as fontes de informação podem ser submetida à crítica por parte dos alunos
11/03/2022 21:06:33
mariza6519@gmail.com
12 / 20
Mariza Araújo dos Santos
1. não sei
2. criar uma prova judicial
3. não sei
4. auto-biografia
5. biográfico
6. interessada
7. as vidas humanas sofrem mudanças
8. experiência de uma mudança
9. identidade
10. fornecer algum prazer
11. todos os humanos são potencialmente narradores
12. a narrativa mítica e a narrativa romântica
13. todos os historiadores são potencialmente narradores
14. não sei
15. comparações de eventos ocorridos sequencialmente
16. tudo o que pode fornecer informações ao historiador.
17. crítica de proveniência
18. crítica de interpretação
19. crítica de proveniência
20. todas as fontes de informação podem ser submetida à crítica por parte dos alunos
Ana Raquel – 8,88
Boa noite, professor!
Raquel Oliveira dos Santos, minha nota foi 8,32.
Boa noite professor! Natiele Santos Carvalho, tirei 8,32 na prova
Olá professor, espero que esteja bem. Estou preocupada com minha nota depois das duas questões eliminadas, as duas eu tinha acertado e ao fazer a nova conta percebi que fiquei bem abaixo da média. Espero que possa compreender e me dizer algo a respeito.
Desculpa o incômodo e tenha um ótimo final de semana !!!
Bom dia, professor! Minha nota foi :
Bianca Pereira -8,8
Debora Cristal. Nota:7,7
Prezados,
Passando para lembrar que todos os nove alunos que enviaram as notas refeitas já tem registro de nota no SIGAA.
Os que foram prejudicados com a anulação das duas questões, podem manter a nota anterior às anulações.
Até já.
Boa tarde, professor.
Os demais alunos que ainda não tinham refeito suas notas, devem enviar por aqui?
Sim, Ana. Devem por aqui a nota.
Até já.
Bom dia professor.
a minha nota não consta no Sigaa.
Olá Plácido. Por favor, informe sua nota por aqui.
Professor, Itamar. boa noite. Eu não fiz a avaliação sobre os textos lido. Estou no aguardo quanto ao dia que o senhor irá marcar para fazer.
Edna Maria
Ola Edna. A prova será no dia imediatamente posterior ao final da terceira unidade.
Boa noite, peço que desconsidere a nota do comentário anterior.
Nota corrigida: 8,8
Oi Gleidiane, nota registrada.
Colegas,
Boa noite.
As notas biográficas enviadas até agora (18h30, de 08 de abril de 2022) estão disponíveis para uso. Foram sete grupos.
Lembre que cada grupo deve avaliar todas as notas, excetuando-se a própria nota.
Observem que atualizei o calendário. Agora, vocês tem até às 23h da quarta-feira (13) para efetuarem a avaliação, e não segunda-feira (11) como vocês solicitaram.
Estou à disposição para dirimir qualquer dúvida, até às 22h30 de hoje.
Bom trabalho.
Boa Noite professor Itamar,
Tenho uma dúvida, se o grupo não enviou a nota biográfica? Fica sem nota ??
Qual procedimento precisa tomar??
Grata .
Boa noite, Wendy
Seu grupo tem até 24 horas para enviar a nota biográfica.
Essa decisão vale para todos os grupos que não enviaram o trabalho em tempo.
Amanha, meia noite, eu disponibilizo para avaliação e vocês convencem os colegas a realizarem a avaliação, ok?
Até amanhã.
Obrigada pela pronta resposta e oportunidade professor.
Gratidão !
Colegas,
Por favor, avaliem as notas biográficas dos grupos 8 e 9, enviadas neste último sábado.
Até já.
Bom dia professor.
Gostaria que o sr. reavaliasse a questão 9 do questionário de avaliação da segunda unidade. A resposta correta não seria o “NÃO”?
E quando vai ser liberado as notas?
Obrigado.
Olá Paulo
Você está correto quanto ao item 9.
As notas estão liberadas.
Obrigado
Itamar.
Colegas, boa tarde.
Na próxima sexta, não teremos atividades assíncronas e nem síncronas. Atualizei o calendário e transpus a tarefa desta sexta para o sábado imediato. A tarefa é escolher e iniciar a leitura de uma das três obras prescritas no programa:
MARTIRES, José Genivaldo. “Flagrando a vida”: trajetória de Lígia Pina – Professora, literata e acadêmica (1925-2014). São Cristóvão, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe. Link *
FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Vestidas de azul e branco: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão/SE: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED/UFS, 2003. Link *
SOUZA, Josefa Eliana. Nunes Mendonça:um escolanovista sergipano. São Cristóvão: Editora UFS, Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2003. *
Segue, abaixo, o resultado da avaliação da unidade II
Se discordarem pontualmente da avaliação, o caminho é registrar formalmente aqui no AVA:
Nós alunos, do grupo formado por xxxxxx, xxxxxxxxxx e xxxxxxxxx, discordamos da avaliação efetuada sobre o nosso texto, no que se refere ao(s) item(s) xx, xxx. O avaliador não xxxxxxx. Por essa razão, a nossa nota, ao invés dos x pontos iniciais, deve ser de x pontos.
Há um erro, bem notado por Paulo, no gabarito do item 9. A resposta correta, que concede o ponto aos autores da nota biográfica, é “NÃO”. Considerem essa correção na hora de comunicarem a nota.
As notas serão postadas no diário eletrônico na próxima reunião síncrona, por chamada oral.
Bom trabalho
Itamar Freitas.
RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DAS NOTAS BIOGRÁFICAS
WENDY, JULIANA e MONIKE – Silvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero: O crítico lagartense, porta voz da minoria e suas concepções sobre a literatura brasileira
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?2 / 8 respostas corretas
✓ SIM 2
NÃO 6
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?6 / 8 respostas corretas
✓ SIM 6
NÃO 2
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?8 / 8 respostas corretas
Valor Contagem
✓ SIM 8
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?7 / 8 respostas corretas
Valor Contagem
✓ SIM 7
NÃO 1
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?5 / 8 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 3
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?3 / 8 respostas corretas
✓ SIM 3
NÃO 5
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
Identificação
ELIKETELY, MARIZA, INGRID e TAIZA – “Especial Mente com Ana Angélica Pinheiro de Azevedo”
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?7 / 8 respostas corretas
✓ SIM 7
NÃO 1
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?4 / 8 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 4
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?4 / 8 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 4
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?8 / 8 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 0
Identificação
GABRIELE, M IONE – Sem título
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?6 / 10 respostas corretas
✓ SIM 6
NÃO 4
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?4 / 10 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 6
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?7 / 10 respostas corretas
✓ SIM 7
NÃO 3
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?6 / 10 respostas corretas
✓ SIM 6
NÃO 4
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?5 / 10 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 5
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?5 / 10 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 5
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?6 / 10 respostas corretas
✓ SIM 6
NÃO 4
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?1 / 10 respostas corretas
✓ SIM 1
NÃO 9
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?3 / 10 respostas corretas
✓ SIM 3
NÃO 7
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?2 / 10 respostas corretas
✓ SIM 2
NÃO 8
Identificação
CLAUDIA e PAULO – Do primário no Colégio Brasília às Peças Teatrais – A Trajetória de Lilian Gomes Rocha.
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?7 / 9 respostas corretas
✓ SIM 7
NÃO 2
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
Identificação
VITÓRYA, RAQUEL, NATIELE e THAYRYS – Helvécio de Andrade: um intelectual importante para a difusão da Pedagogia Moderna em Sergipe
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?8 / 9 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 1
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?6 / 9 respostas corretas
✓ SIM 6
NÃO 3
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
Identificação
ANA, EDNA, GABRIELA e GLEIDIANE – Quais foram as conquistas adquiridas por Ofenísia Soares Freire durante sua trajetória intelectual como educadora?
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?8 / 9 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 1
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?8 / 9 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 1
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?5 / 9 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 4
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?5 / 9 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 4
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
Identificação
ANA, BIANCA, M ESTELA e YASMIN – Nota Bibliográfica – Noélia Alves de Almeida
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?6 / 9 respostas corretas
✓ SIM 6
NÃO 3
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?8 / 9 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 1
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?5 / 9 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 4
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
Identificação
DEBORA, GREICE e SOLANGE – Maria Thétis Nunes: Considerada a mulher Sergipana do século XX.
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?4 / 9 respostas corretas
✓ SIM 4
NÃO 5
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?9 / 9 respostas corretas
✓ SIM 9
NÃO 0
Identificação
MARIANA, ALICE e STHEFANY – Espelho de luta, educação e política: Ofenísia Soares Freire
01. A nota apresenta (no primeiro parágrafo) a finalidade da narrativa em questão?11 / 11 respostas corretas
✓ SIM 11
NÃO 0
02. A nota apresenta (no segundo parágrafo) a descrição do personagem, do tempo e do espaço onde se dá a ação?11 / 11 respostas corretas
✓ SIM 11
NÃO 0
03. A nota explicita o “nó” da narrativa (o episódio que indica mudança de sorte do personagem)?11 / 11 respostas corretas
✓ SIM 11
NÃO 0
04. A nota explicita o “desenlace” da narrativa?11 / 11 respostas corretas
✓ SIM 11
NÃO 0
05. A nota apresenta episódios secundários entre a descrição do personagem e o “nó”?10 / 11 respostas corretas
✓ SIM 10
NÃO 1
06. A nota apresenta episódios secundários entre o “nó” e o “desenlace”?8 / 11 respostas corretas
✓ SIM 8
NÃO 3
07. A nota apresenta, no máximo, três erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?7 / 11 respostas corretas
✓ SIM 7
NÃO 4
08. A nota apresenta (ao final do texto) as referências das fontes de informação empregadas na construção do texto?11 / 11 respostas corretas
✓ SIM 11
NÃO 0
09. A nota apresenta declarações autorais contraditórias sobre a vida do personagem?5 / 11 respostas corretas
✓ SIM 5
NÃO 6
10. A nota é construída (do título da nota biográfica ao fim do último parágrafo) entre 1000 e 1500 palavras?11 / 11 respostas corretas
✓ SIM 11
NÃO 0
Identificação
Bom Dia professor.
Por andar meio atordoado com tantas tarefas das disciplinas, e na vida profissional também, acabei publicando a resenha duas vezes por achar que tinha enviado para a disciplina errada.
Favor desconsiderar uma.
Perdão ao sr. e pra toda a turma.
Obrigado
Oi Paulo,
Sem problema.
Percebi que foi um engano.
Té já.
Professor, boa noite! O tema da resenha do grupo 2 está errada, nosso grupo colocou “Maria Lígia Madureira Pina: Olhares sobre suas práticas pedagógicas e vivências na educação”, mas está “O início do Magistério no contexto Histórico de Sergipe”, corrija por favor!
Oi Mariana
Título corrigido.
Muito obrigado pelo aviso.
Té já.
Bom dia professor.
Na avaliação da resenhas quando a gente conclui e envia, não estão sendo contabilizadas as respostas.
Estão sendo contabilizadas como erradas.
Poderia verificar, se foi um erro ou proposital?
Obrigado.
Oi Paulo, boa noite.
Você tem razão. Tem um bugg no google formulário.
Mas eu verifiquei as respostas e vi que não está alterando o resultado.
Copiei uma avaliação que seu grupo fez e saiu com o seu e-mail. Veja abaixo. Todos os SIM estão lá, sem erro.
Obrigado por avisar.
Itamar
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)*
1
SIM
Não
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)*
1
SIM
Não
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)*
1
SIM
Não
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)*
1
SIM
Não
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)*
1
SIM
Não
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)*
1
SIM
Não
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)*
2
SIM
Não
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?*
1
SIM
Não
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)*
1
SIM
Não
Bom dia professor.
Muito obrigado.
A aula do dia 20, próxima sexta, vai ser que horas?
Às 18:30 ou às 20:30, como as anteriores?
Obrigado.
Oi Paulo,
Será das 18h30 às 20h.
Caros, boa noite!
Segue o resultado da avaliação colaborativa das resenhas.
Por favor, façam os cálculos e me informem a nota agora, em reunião síncrona.
Até já.
HES – Resenha Sthefany, Mariana e Alice
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 5
Não 2
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 5
Não 2
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 7 respostas corretas
SIM 3
Não 4
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
HES – Resenha Cláudia e Paulo
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 7 respostas corretas
SIM 4
Não 3
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
HES – Resenha VitóriaGabriela, Raquel, Natiele e Thayrys
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 7 respostas corretas
SIM 6
Não 1
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
HES – Resenha Ana Lúcia, Edna, Gabriela e Gleidiane
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 6
Não 1
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 6
Não 1
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 7 respostas corretas
SIM 6
Não 1
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 7 respostas corretas
SIM 7
Não 0
HES – Resenha AnaRaquel, Bianca Maria Estela e Yasmin
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 7
Não 1
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 6
Não 2
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 3
Não 5
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou SIM 8
Não 0
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)0 / 8 respostas corretas
SIM 4
Não 4
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 8 respostas corretas
SIM 5
Não 3
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
HES – Resenha Eliketely, Mariza, Ingrid e Taiza
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 5
Não 3
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 5
Não 3
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 8 respostas corretas
SIM 6
Não 2
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou para o potencial leitor)? (1 pontos)0 / 8 respostas corretas
SIM 4
Não 4
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 7
Não 1
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 8 respostas corretas
SIM 4
Não 4
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 7
Não 1
HES – Resenha GabrieleSilva
01. A resenha informa sobre o título da obra e o nome da autoria da obra no primeiro parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
02. A resenha informa sobre o tema e/ou o problema da obra no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
03. A resenha informa o lugar da obra (do tema, do problema ou das teses) no campo do conhecimento ou na trajetória do autor, no primeiro ou no segundo parágrafo? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 7
Não 1
04. A resenha apresenta avaliação de no mínimo dois dos itens obrigatórios – problematização, revisão da literatura, fontes, métodos, conclusões (teses ou hipóteses), composição (gramatical e/ou estilística) e usos reais ou potenciais, inclusa a avaliação sobre o cumprimento dos objetivos anunciados na obra resenhada? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 5
Não 3
05. A resenha apresenta avaliação sintética da obra no último parágrafo, considerando o cumprimento (ou não) dos objetivos anunciados pelo(s) autor(es) ou coordenador(es) da obra resenhada? (1 pontos)0 / 8 respostas corretas
SIM 7
Não 1
06. A resenha apresenta avaliação sintética da obra, no último parágrafo, considerando o valor do texto para para o respectivo campo acadêmico e/ou SIM 4
Não 4
07. A resenha possui entre 1500 e 3000 palavras, do título à última linha das referências? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
Valor Contagem
SIM 1
Não 7
08. A resenha possui, no máximo, dez erros de revisão (concordância, grafia, pontuação e/ou acentuação)?0 / 8 respostas corretas
SIM 5
Não 3
09. A resenha está isenta de plágio? (1 ponto)0 / 8 respostas corretas
SIM 8
Não 0
Identificação deste formulário