Estrutura e Funcionamento do Ensino

Bem-vindos

Colegas, bom dia!

Sejam bem-vindos ao curso de “Estrutura e Funcionamento do Ensino”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.

Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo essa minuta do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês. Peço que leiam com atenção e se certifiquem de querem mesmo seguir este curso e com o atual professor.

Essa mensagem também cumpre outra função. Gostaria de transformar o primeiro dia de encontro em lugar de aprendizagem efetiva, ao contrário de uma situação de explicitação de programas. A vida universitária é muito cara, para vocês e para os contribuintes. Vamos usar o tempo da melhor forma possível.

Até breve

Itamar Freitas.

São Cristóvão, 03 de julho de 2022.


A natureza metodológica do curso

O curso é estruturado em 60 horas de encontros. Todas as horas devem ser empregadas efetivamente nas atividades do curso, ou seja, o trabalho deve ser desenvolvido, estritamente, nas quatro aulas semanais e nos horários prescritos pela oferta universitária. Trata-se de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino-aprendizagem. Isso significa que, praticamente, NÃO HÁ aulas expositivas do professor. NÃO HÁ coisas a serem ouvidas ou vistas em exposição oral. NÃO HÁ aulas/textos/atividades de recuperação para os que faltam às atividades. Considerando a natureza da matéria (estrutura e funcionamento do ensino escolar no Brasil), o curso é realizado mediante a leitura, produção fichamentos (resumos, esquemas, mapas conceituais etc.) e o exercício dessa produção em atividades individuais.

Pré-requisitos para a permanência no curso

Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a ler e a fichar textos básicos sobre a matéria com autonomia e a participarem das avaliações somativas no tempo e local especificados.

Comprometimentos do professor do curso

Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação, quando necessário (meet, conta pessoal do professor).

Avaliação e notas

O curso está estruturado em três unidades que geram três avaliações individuais somativas. As notas totais atribuídas a cada avaliação variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.

As avaliações são do tipo questionário com 20 itens de resposta construída, selecionada e/ou mista, com quatro alternativas de resolução.

Objetivo geral

Conhecer, analisar e criticar documentos básicos que estruturam o ensino escolar brasileiro em termos de valores, criação, gestão, financiamento e regulação dos saberes e práticas do ensino-aprendizagem.

valores básicos, sujeitos, funções e natureza da sua regulação e gestão, do seu financiamento e da prescrição de finalidades, métodos e conteúdo.

Objetivos específicos

Conhecer, analisar e criticar valores básicos da educação escolar nacional em termos de princípios e modos de financiamento, prescritos na Constituição Federal de 1988 e no Plano Nacional da Educação (PNE).

Conhecer, analisar e criticar sujeitos, funções e natureza da criação, regulação e gestão escolares, prescritos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) e nas Diretrizes Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica.

Conhecer, analisar e criticar sujeitos, funções e natureza das finalidades, métodos e conteúdo da educação escolar nacional, segundo prescrições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio.


UNIDADE I - PRINCÍPIOS E MODOS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Objetivo: Conhecer, analisar e criticar valores básicos da educação escolar nacional em termos de princípios e modos de financiamento, prescritos na Constituição Federal de 1988 e no Plano Nacional da Educação (PNE).

Texto básico 1: Constituição Federal de 1988

Texto básico 2: Plano Nacional de Educação (HTML) | PDF

Texto básico 3: Conhecendo os valores que orientam a educação escolar brasileira na Constituição de 1988 [Exposição oral que abre a primeira unidade]

Texto básico 4: Lendo como um profissional do Direito  [Texto de auxílio à leitura da Constituição de 1988]

Texto básico 5: A metodologia da interpretação da Constituição tradicional (Excertos) [Texto de auxílio à leitura da Constituição de 1988]

Atividade 1: ler, discutir colaborativamente e fichar os textos básicos (1 e 2), buscando responder às questões chave implícitas no objetivo da unidade, ou seja, conhecer, analisar e criticar princípios, metas, sujeitos, funções e natureza e as fontes de financiamento da educação escolar nacional.

Atividade 2: responder prova escrita de vinte itens de resposta construída, selecionada e/ou mista, em período de até quatro horas aula.

Atividade 3: discussão sobre a avaliação somativa e retroalimentação promovida pelo professor.

Calendário - Turma I - Quarta-feira/Sexta-feira, das 17 às 18h30.

  • 06/07/2022 - Apresentação e discussão do programa
  • 13/07/2022 - Sobre o conceito de valor e os valores explicitados na Constituição de 1988 que impactam diretamente na Educação
  • 15/07/2022 - Valores constitucionais na educação - estudos de caso
  • 20/07/2022 - Atividade 1
  • 22/07/2022 - Atividade 1
  • 27/07/2022 - Atividade 1
  • 29/07/2022 - Atividade 1
  • 05/08/2022 - Atividade 2 do item 01 ao 10
  • 10/08/2022 - Atividade 3 do item 01 ao 10
  • 12/08/2022 - Atividade 2 do item 11 ao 20 (Primeira chamada)
  • 17/08/2022 - Atividade 2 do item 11 ao 20 (Segunda chamada)
  • 20/08/2022 - Atividade 2 do item 11 ao 20 (Falta de quórum)
  • 24/08/2022 - Atividade 3 do item 11 ao 20

Calendário - Turma II - Quarta-feira, das 19h às 22h30h

  • 06/07/2022 - Apresentação e discussão do programa
  • 13/07/2022 - Sobre o conceito de valor e os valores explicitados na Constituição de 1988 que impactam diretamente na Educação; Valores constitucionais na educação - estudos de caso
  • 27/07/2022 - Atividade 1
  • 03/07/2022 - Atividade 1
  • 10/08/2022 - Atividade 2
  • 17/08/2022 - Atividade 3

Calendário - Turma III - Sexta-feira, das 19h às 22h30h

  • 15/07/2022 - Apresentação e discussão do programa | Sobre o conceito de valor e os valores explicitados na Constituição de 1988 que impactam diretamente na Educação; Valores constitucionais na educação - estudos de caso
  • 22/07/2022 - Atividade 1
  • 29/07/2022 - Atividade 1
  • 05/08/2022 - Atividade 2
  • 12/08/2022 - Atividade 3
  • 19/08/2022 - Atividade 3 (segunda chamada)


UNIDADE II - PRINCÍPIOS E GESTÃO

Objetivo: Conhecer, analisar e criticar sujeitos, funções e natureza da criação, regulação e gestão escolares, prescritos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) e conhecer os marcos legais, as áreas do conhecimento, as competências gerais, as competências de área do conhecimento e a estrutura sintática das expectativas de aprendizagem prescritas na BCNN.na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Texto básico 1: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Texto básico 2: Base Nacional Curricular Comum

Atividade 1: ler, discutir colaborativamente e fichar os textos básicos (1 e 2), buscando responder às questões chave implícitas no objetivo da unidade, ou seja, conhecer, analisar e criticar sujeitos, funções e natureza da criação, regulação e gestão escolares, prescritos na LDBN e conhecer os marcos legais, as áreas do conhecimento, as competências gerais, as competências de área do conhecimento e a estrutura sintática das expectativas de aprendizagem prescritas na BCNN.

Atividade 2: responder prova escrita de vinte itens de resposta construída, selecionada e/ou mista, em período de até quatro horas aula.

Atividade 3: discussão sobre a avaliação somativa e retroalimentação promovida pelo professor.

Calendário - Turma I - Quarta-feira/Sexta-feira, das 17 às 18h30.

  • 26/08/2022 - Sujeitos, funções e estrutura da Educação Nacional.
  • 31/08/2022 - Atividade 1
  • 02/09/2022 - Atividade 1
  • 09/09/2022 - Atividade 1
  • 14/09/2022 - Atividade 1
  • 16/09/2022 - Atividade 2 (do item 01 ao 10)
  • 21/09/2022 - Atividade 3 (do item 01 ao 10)
  • 23/09/2022 - Atividade 2 (do item 11 ao 20)
  • 28/09/2-22 - Atividade 3 (do item 11 ao 20)

Calendário - Turma II - Quarta-feira, das 19h às 22h30h

  • 24/08/2022 - Sujeitos, funções e estrutura da Educação Nacional; estudos de caso.
  • 31/08/2022 - Atividade 1
  • 14/09/2022 - Atividade 1
  • 21/09/2022 - Atividade 2
  • 28/09/2022 - Atividade 3

Calendário - Turma III - Sexta-feira, das 19h às 22h30h

  • 26/08/2022 - Sujeitos, funções e estrutura da Educação Nacional; estudos de caso.
  • 02/09/2022 - Atividade 1
  • 09/09/2022 - Atividade 1
  • 16/09/2022 - Atividade 2
  • 23/09/2022 - Atividade 3

UNIDADE III - PRINCÍPIOS E CURRÍCULOS

Objetivo: Conhecer, analisar e criticar sujeitos, funções e natureza das finalidades, métodos e conteúdo da educação escolar nacional, segundo prescrições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

Texto básico 1: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)

Texto básico 2: Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17)

Texto básico 3: Estrutura da BNCC-Formação

Atividade 1: ler, discutir colaborativamente e fichar os textos básicos (1 e 2), buscando responder às questões chave implícitas no objetivo da unidade, ou seja, conhecer, analisar e criticar princípios, metas, sujeitos, funções e natureza das finalidades, métodos e conteúdo da educação escolar nacional.

Atividade 2: responder prova escrita de vinte itens de resposta construída, selecionada e/ou mista, em período de até quatro horas aula.

Atividade 3: discussão sobre a avaliação somativa e retroalimentação promovida pelo professor.

Calendário - Turma II - Quarta-feira, das 19h às 22h30h

  • 05/10/2022 - Atividade 1 - BNCC - Formação
  • 12/10/2022 - Atividade 1 - BNCC - Formação
  • 19/10/2022 - Atividade 1 - BNCC - Formação
  • 09/11/2022 - Atividade 2 - BNCC - Formação
  • 06/11/2022 - Atividade 3 - BNCC - Formação

Calendário - Turma III - Sexta-feira, das 19h às 22h30h

  • 30/09/2022 - Atividade 1 - BNCC - Formação
  • 07/10/2022 - Atividade 1 - BNCC - Formação
  • 14/10/2022 - Atividade 1 - BNCC - Formação
  • 21/10/2022 - Atividade 2 - BNCC - Formação
  • 04/11/2022 - Atividade 3 - BNCC - Formação

REFERÊNCIAS PARA CONSULTA

CURI, Carlos Roberto Jamil; REIS, magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa (Org). Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2021.

SAVIANI, Dermeval. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2919.

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2ed. Campinas: Autores Associados, 208.

VILLA, Marco Antonio. História das Constituições brasileiras. São Paulo: Texto Editores, 2011.


ALGUMAS EXPOSIÇÕES DIDÁTICAS DISPONÍVEIS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES.

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