Ensino de História nos Anos Iniciais
Detalhe de Capa de Aprender e ensinar História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Ana Claudia Urban e Teresa Jussara Luporini.
Bem-vindos
Colegas, bom dia!
Sejam bem-vindos ao curso de “Ensino de História nos Anos Iniciais”, na modalidade estudo individualizado.
A natureza metodológica do curso
O curso é estruturado em 60 horas de atividades discentes, individualizadas e cumpridas em horário a ser escolhido pelo interessado.
O Aluno terá direito a até seis encontros com o professor para discutir temas, ampliar conhecimento e receber orientações sobre o programa abaixo, agendáveis via endereço eletrônico registrado no SIGAA/UFS.
Pré-requisitos para a permanência no curso
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a cumprir as atividades com autonomia e disciplina e a submeterem-se às avaliações prescritas.
Comprometimentos do professor do curso
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação, quando necessário (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha e modelo de resumo) produzidos pelo professor e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).
Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso
De modo objetivo, o curso prescreve a construção de quatro resumos qualificados e de uma resenha autorizada para a publicação.
Os resumos expandidos versarão sobre a literatura listada e identificada nas referências deste programa.
Acesse aqui as regras para a elaboração do resumo qualificado.
A resenha, da mesma forma, deve ser construída sobre um dos dois livros apresentados nas referências livremente escolhido pelo aluno.
Acesse aqui as regras para a construção da resenha a ser publicada.
Avaliação e notas
Os cinco produtos serão submetidos à avaliação do professor e do aluno (autoavaliação) a partir das "regras para a elaboração" linkadas acima. os quatro resumos constituirão a primeira nota (de zero a dez) e podem ser entregues em até 60 dias do início do curso (11 de julho de 2022). A resenha constituirá a segunda nota (de zero a dez) e pode ser entregue em até 90 dias do início do curso (11 de julho de 2022).
Unidade I - Rudimentos de ensino e aprendizagem histórica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Objetivo desta unidade é revisar conceitos e procedimentos básicos sobre Ensino de História, Ciência da História, aprendizagem histórica, e História do Ensino de História, Finalidades para o componente curricular História, Conteúdo para o Ensino de História, Políticas Públicas para o Ensino de História e Métodos e técnicas de ensino de História.
Espero que, ao final da unidade, vocês sejam capazes de demonstrar domínio de tais categorias por meio de um resumo expandido, elaborado conforme regras acima enunciadas.
Unidade II - Aplicação dos rudimentos de ensino e aprendizagem histórica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em forma de crítica à literatura especializada
Objetivo desta unidade é produzir uma comunicação científica do tipo resenha, empregando o conhecimento adquirido na Unidade I deste curso, por meio de uma crítica científica a um livro atual que versa sobre a matéria, ou seja, o ensino de História nos Anos Iniciais.
Espero que, ao final da unidade, vocês sejam capazes de demonstrar domínio no emprego das categorias adquiridas na Unidade I por meio de uma resenha autorizada para a publicação em periódico acadêmico revisado por pares (publicação viabilizada pelo professor).
Referências básicas
BRASIL. Ministério da Educação. A área de Ciências Humanas - História/Anos Iniciais. In: Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base – Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE, sd.
CARNEIRO, Maristela. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: IESDE Brasil, 2017. [Texto destinado ao resumo expandido]
FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa dos. Ensino de História para o fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. [Texto destinado ao resumo expandido]
FREITAS, Itamar. Fundamentos teórico-metodológicos para os anos iniciais da educação básica. São Cristóvão: Editora da UFS, 2010. [Texto destinado ao resumo expandido]
FREITAS, Itamar. FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. p.143-148. [Texto destinado à resenha, com ênfase no ensino de História Anos Iniciais]
MOREIRA, Diogo. História: conteúdos e metodologias de ensino. São Paulo: Editora Senac, 2022. [Texto destinado à resenha, com ênfase no ensino de História Anos Iniciais]
SERGIPE. Governo do Estado. História. In: Currículo de Sergipe. Arcaju: Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, sd.
URBAN, Ana Claudia; LUPORINI, Teresa Jussara. Aprender e ensinar História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2015. [Texto destinado ao resumo expandido]
Referências complementares
Resenhas de livros sobre Ensino de História
- Ensino de história
- Ensino de História da África
- Ensino de História da América
- Ensino de História da Arte
- Ensino de história da educação
- Ensino de História Digital
- Ensino de História e Cultura Indígena nas escolas: transformações e permanências
- Ensino de História Local
- Ensino de História Regional
- Metodologia do Ensino de História
- Prática do Ensino de História
- Teoria do Ensino de História
Dossiês de Artigos publicados em revistas acadêmicas sobre Ensino de História
- Ensino de História (d)
- Ensino de História Antiga e História Medieval (d)
- Ensino de História da África (d)
- Ensino de História da Cultura Afro-Brasileira (d)
- Ensino de História da Educação (d)
- Ensino de História e Cultura Indígena nas escolas: transformações e permanênciasEnsino de História Indígena (d)
- Ensino de História Medieval (d)