A - Cursos

Educação, Cultura e Memória Uneb / 2023-1

Bem-vindos Colegas, bom dia! Sejam bem-vindos ao curso de “Educação, Cultura e Memória”. Espero que todos estejam com saúde e assim sejam atendidos durante o curso. Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipe a apresentação do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e que a Universidade (o professor) está esperando por vocês. Peço que leiam com atenção e se certifiquem de querer mesmo seguir este curso e com o professor atual. Até breve Itamar Freitas. Irecê, 19 de março de 2022.
I. A natureza do curso O curso é seguro em 60 horas. Todas as horas devem ser empregadas efetivamente nas atividades do curso, ou seja, o trabalho deve ser desenvolvido, universitário, em quatro horas semanais prescritas pela oferta universitária. Considerando a natureza da matéria (educação, cultura e memória), o curso é realizado mediante a leitura, produção fichamentos (resumos, esquemas, mapas conceituais etc.) e o exercício dessa produção em atividades individuais. II. Pré-requisitos para a permanência no curso Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a ler e a fichar textos básicos sobre a matéria com autonomia e participarem das estimativas somativas no tempo e locais especificados. III. Comprometimentos do professor do curso Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso, contida no programa e nos anexos, apresentação de modelos de produção textual e oportunidades de publicação. 4. Objetivo geral: Dar a conhecer significados canônicos de “memória”, “cultura” e “educação” para uso posterior em projetos e dissertações de mestrado no PPGEAFIN. V. Objetivos específicos: Dar a conhecer os significados de memória em dimensões micro e macro escalares (celular/molecular/social); Dar a conhecer significados de cultura em dimensões individualistas e coletivistas; Dar a conhecer significados de educação em dimensões psicanalíticas e antropológicas. VI. Conteúdo substantivo e programação Unidade 1. Ideias de memória, cultura e educação (28h) 24 e 25/04/2023 – Definições e usos da categoria “memória”

Preleção do professor 1 – Sobre objeto memória

Preleção do professor 2 – Memória e Historiografia

Literatura básica*

  • Texto 1 – A história, a memória e o esquecimento – Paul Ricoeur
  • Texto 2 – A Arqueologia do saber – Michel Foucault
  • Texto 3 – História oral como arte da escuta – Alessandro Portelli
  • Texto 4 – Os lugares da memória – Pierre Nora
  • Texto 5 – A memória coletiva – Maurice Halbwachs
(*) Para esta unidade e este encontro, todos os alunos devem ler, ao menos, um desses livros, selecionados a partir de suas ideológicas compulsivas. literatura complementar
  • Texto – Memória – Alan Baddeley
  • Texto – O mistério da consciência – António Damásio
15 a 19/05/2023 – Definições e usos das categorias “cultura” e “educação”

Literatura básica e apresentações

15/05/2023 – 14h-17h

  • Texto 6 – O mal estar na civilização – Sigmund Freud
  • Franciele Dourado
  • Yeda Nunes
  • Texto 7 – A interpretação das culturas – Cliford Gertz
  • Luciane Daiane
  • Erla Figueiredo

15/05/2023 – 18h-21h

  • Produção de resenhas

16/05/2023 – 14h-17h

  • Texto 8 – Democracia e educação – John Dewey
  • Helder Duran
  • Maiara Dourado
  • Texto 9 – Pensamento e linguagem – LS Vygotsky
  • Maria Valdilene
  • Sheila Briano

16/05/2023 – 18h-21h

  • Produção de resenhas

17/05/2023 – 9h-12h

  • Produção de resenhas

Itamar

literatura complementar

  • Texto – Discurso sobre a origem da desigualdade (1754) – Jean-Jacques Rousseau
  • Texto – Leviatã, ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil – Thomas Robbes
Unidade 2. Ideias de memória, cultura e educação na literatura especializada que fundamenta projetos e dissertações (32h) 14 e 15/06/2023 – Leitura, crítica e produção de resenhas sobre livros que fundamentam projetos e dissertações de cada um dos alunos do curso, publicados entre 2020 e 2023.

03 a 06/07/2023 – Usos de “memória”, “cultura” e “educação” na literatura especializada que fundamenta projetos e dissertações de cada um dos alunos do curso.

Apresentações de resenha

  • Taís Paula
  • Patrícia Lobo
  • Jacineide Cidra
  • Luis Fernando
  • Luciana Vilela
  • Lucimara Pereira
  • Pedro Sampaio
  • Simone Rodrigues
  • Jaqueline Medeiros

 

VII. Avaliação: (2 semanas) Resenha crítica, com respectiva autorização para a publicação, dos livros lidos, críticos e apresentados na unidade 2 deste curso.** (**) No dia 25/04, ao final deste encontro, todos os alunos devem informar o título do livro escolhido para resenhar. VIII. Metodologia: Leitura e discussão de texto básico e autora oferecida pelo professor ministrante. Procedimentos de exposição do professor, leitura dos alunos e debate de ambos sobre as ideias de memória, cultura e educação. Crítica bibliográfica realizada mediante orientações presenciais e formulários específicos. IX. Referências BADDELEY, Alan et. al. Memória . 3ed. Oxon: Routledge, 2020. DAMÁSIO, António. O mistério da consciência : do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. DEWEY, João. Democracia e educação – Introdução à Filosofia da Educação. 4ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do sabre. 7ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização . Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, sd. p.09-89. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. HALBAWACHS, Maurício. A memória coletiva . São Paulo: Vértice, 1990. HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil. São Paulo: Martins Fontes, 2003. LANE, Sean M. Lane; HOUSTON, Kate A.  Compreendendo a memória de testemunhas oculares: Teoria e aplicações. Nova York: New York University Press, 2021. NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Montevidéu: Trilce, 2008. PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. RICOEUR, Paulo. A história, memória e esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade. sdt: Ridendo Castigat Mores, sd. VIGOTSKY, LS Pensamento e linguagem. sdt.? Ridente Castigat Mores, sd.
Itamar Freitas

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Itamar Freitas

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