Educação, Cultura e Memória Uneb / 2023-1
Bem-vindos
Colegas, bom dia!
Sejam bem-vindos ao curso de “Educação, Cultura e Memória”. Espero que todos estejam com saúde e assim sejam atendidos durante o curso.
Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipe a apresentação do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e que a Universidade (o professor) está esperando por vocês.
Peço que leiam com atenção e se certifiquem de querer mesmo seguir este curso e com o professor atual.
Até breve
Itamar Freitas.
Irecê, 19 de março de 2022.
I. A natureza do curso
O curso é seguro em 60 horas. Todas as horas devem ser empregadas efetivamente nas atividades do curso, ou seja, o trabalho deve ser desenvolvido, universitário, em quatro horas semanais prescritas pela oferta universitária.
Considerando a natureza da matéria (educação, cultura e memória), o curso é realizado mediante a leitura, produção fichamentos (resumos, esquemas, mapas conceituais etc.) e o exercício dessa produção em atividades individuais.
II. Pré-requisitos para a permanência no curso
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a ler e a fichar textos básicos sobre a matéria com autonomia e participarem das estimativas somativas no tempo e locais especificados.
III. Comprometimentos do professor do curso
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso, contida no programa e nos anexos, apresentação de modelos de produção textual e oportunidades de publicação.
4. Objetivo geral:
Dar a conhecer significados canônicos de "memória", "cultura" e "educação" para uso posterior em projetos e dissertações de mestrado no PPGEAFIN.
V. Objetivos específicos:
Dar a conhecer os significados de memória em dimensões micro e macro escalares (celular/molecular/social);
Dar a conhecer significados de cultura em dimensões individualistas e coletivistas;
Dar a conhecer significados de educação em dimensões psicanalíticas e antropológicas.
VI. Conteúdo substantivo e programação
Unidade 1. Ideias de memória, cultura e educação (28h)
24 e 25/04/2023 - Definições e usos da categoria "memória"
Preleção do professor 1 - Sobre objeto memória
Preleção do professor 2 - Memória e Historiografia
Literatura básica*
- Texto 1 - A história, a memória e o esquecimento - Paul Ricoeur
- Texto 2 - A Arqueologia do saber - Michel Foucault
- Texto 3 - História oral como arte da escuta - Alessandro Portelli
- Texto 4 - Os lugares da memória - Pierre Nora
- Texto 5 - A memória coletiva - Maurice Halbwachs
(*) Para esta unidade e este encontro, todos os alunos devem ler, ao menos, um desses livros, selecionados a partir de suas ideológicas compulsivas.
literatura complementar
- Texto - Memória - Alan Baddeley
- Texto - O mistério da consciência - António Damásio
15 a 19/05/2023 - Definições e usos das categorias "cultura" e "educação"
Literatura básica e apresentações
15/05/2023 - 14h-17h
- Texto 6 - O mal estar na civilização - Sigmund Freud
- Franciele Dourado
- Yeda Nunes
- Texto 7 - A interpretação das culturas - Cliford Gertz
- Luciane Daiane
- Erla Figueiredo
15/05/2023 - 18h-21h
- Produção de resenhas
16/05/2023 - 14h-17h
- Texto 8 - Democracia e educação - John Dewey
- Helder Duran
- Maiara Dourado
- Texto 9 - Pensamento e linguagem - LS Vygotsky
- Maria Valdilene
- Sheila Briano
16/05/2023 - 18h-21h
- Produção de resenhas
17/05/2023 - 9h-12h
- Produção de resenhas
Itamar
literatura complementar
- Texto - Discurso sobre a origem da desigualdade (1754) - Jean-Jacques Rousseau
- Texto - Leviatã, ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil - Thomas Robbes
Unidade 2. Ideias de memória, cultura e educação na literatura especializada que fundamenta projetos e dissertações (32h)
14 e 15/06/2023 - Leitura, crítica e produção de resenhas sobre livros que fundamentam projetos e dissertações de cada um dos alunos do curso, publicados entre 2020 e 2023.
03 a 06/07/2023 - Usos de "memória", "cultura" e "educação" na literatura especializada que fundamenta projetos e dissertações de cada um dos alunos do curso.
Apresentações de resenha
- Taís Paula
- Patrícia Lobo
- Jacineide Cidra
- Luis Fernando
- Luciana Vilela
- Lucimara Pereira
- Pedro Sampaio
- Simone Rodrigues
- Jaqueline Medeiros
VII. Avaliação: (2 semanas)
Resenha crítica, com respectiva autorização para a publicação, dos livros lidos, críticos e apresentados na unidade 2 deste curso.**
(**) No dia 25/04, ao final deste encontro, todos os alunos devem informar o título do livro escolhido para resenhar.
VIII. Metodologia:
Leitura e discussão de texto básico e autora oferecida pelo professor ministrante.
Procedimentos de exposição do professor, leitura dos alunos e debate de ambos sobre as ideias de memória, cultura e educação.
Crítica bibliográfica realizada mediante orientações presenciais e formulários específicos.
IX. Referências
BADDELEY, Alan et. al. Memória . 3ed. Oxon: Routledge, 2020.
DAMÁSIO, António. O mistério da consciência : do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
DEWEY, João. Democracia e educação - Introdução à Filosofia da Educação. 4ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do sabre. 7ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização . Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, sd. p.09-89.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALBAWACHS, Maurício. A memória coletiva . São Paulo: Vértice, 1990.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LANE, Sean M. Lane; HOUSTON, Kate A. Compreendendo a memória de testemunhas oculares: Teoria e aplicações. Nova York: New York University Press, 2021.
NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Montevidéu: Trilce, 2008.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
RICOEUR, Paulo. A história, memória e esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade. sdt: Ridendo Castigat Mores, sd.
VIGOTSKY, LS Pensamento e linguagem. sdt.? Ridente Castigat Mores, sd.