Bem-vindos!

Este minicurso tem por objetivo subsidiar os mestrandos do Mestrado Profissional em História na leitura e uso críticos da Base Nacional Curricular Comum em seus projetos de intervenção.


I. A BNCC nas “Guerras de História”: semelhanças e diferenças em relação aos EUA, Canadá e Inglaterra.

  • As lutas clássicas – Currículos voltados para o passado (identidade nacional) Vs. Currículos voltados para o presente (diversidade cultural)
  • As novas lutas
    • O Ensino de História à serviço de projetos econômicos – Currículos de orientação esquerdista (anticapitalistas) Vs. Currículos de orientação centrista e direitista e supra nacionalista (pró mercado)
    • O Ensino de História a serviço de projetos religiosos – Currículos de orientação laica/neutra Vs. Currículos de orientação islâmica (supranacional) ou hindu (nacional)
    • O Ensino de História à serviço de projetos morais – Currículos que incluem as coisas “como realmente aconteceram Vs. Currículos que incluem as coisas que o politicamente correto permita que coisas sejam ditas e como coisas devem ser ditas.
  • As lutas que atravessaram a BNCC
  • O impacto da BNCC nos currículos estaduais de História.

3. Natureza e função da BNCC como política pública educacional

  • Centralização/descentralização / Nacional/local / Controle/autonomia
  • Ideologias e orientações teóricas pedagógicas e historiográficas

3. A estrutura da BNCC do Ensino Médio

  • Competências e habilidades [expectativas de aprendizagem] específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • A natureza do conteúdo histórico – Conteúdo substantivo (consagrado / renovado) Vs. Conteúdo metahistórico
  • Tradução das competências e expectativas de aprendizagem específicas de Ciências Humanas em competências e expectativas de aprendizagem específicas de História

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FERREIRA, Ângela R.; ALMEIDA NETO, Antonio S. de; ADAN, Caio F. F.; FERREIRA, Carlos A. L.; MELLO, PaulO E. D. de; e SOARES, Olavo P. (org.).BNCC de História nos Estados: o futuro do presente. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.

LAVILLE, Christian. A economia, a religião, a moral: novos terrenos das guerras de história escolar. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.36, n.1, p.173-2011, jan./abr., 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base – Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE, 2020.

Itamar Freitas

Share
Published by
Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

2 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

2 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

2 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

2 meses ago

This website uses cookies.