Avaliação Educacional
Bem-vindos
Colegas, bom dia!
Sejam bem-vindos ao curso de “Avaliação Educacional”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.
Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo essa minuta do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.
Para os que já foram meus alunos nos últimos dois anos, o texto que se segue não apresenta novidades. Para os mais recentes, pode resultar em algum estranhamento e/ou desconforto. Por isso, peço que leiam com atenção e se certifiquem de querem mesmo seguir este curso e com o atual professor.
Essa mensagem também cumpre outra função. Gostaria de transformar o primeiro dia de encontro em lugar de aprendizagem efetiva, ao contrário de uma situação de explicitação de programas. A vida universitária é muito cara, para vocês e para os contribuintes. Vamos usar o tempo da melhor forma possível.
Até breve
Itamar Freitas.
A natureza metodológica do curso
O curso é estruturado em 60 horas de encontros 20 horas de atividades em equipe. Trata-se de um empreendimento estruturado em métodos ativos de ensino-aprendizagem. Isso significa que, praticamente, NÃO HÁ aulas expositivas do professor. NÃO HÁ coisas a serem ouvidas ou vistas em exposição oral. NÃO HÁ aulas/textos/atividades de recuperação para os que faltam às atividades. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e todos os materiais necessários ao desenvolvimento do curso estarão disponíveis no primeiro dia semestre letivo. Os encontros são momentos para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.
Pré-requisitos para a permanência no curso
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro (trios), fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos, discutir tais produções com o professor e com a turma e, por fim, submeterem-se à avaliação (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.
Comprometimentos do professor do curso
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação, quando necessário (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, modelo de resumo, modelo de pré-projeto de avaliação, modelo de revisão da literatura produzidos pelo professor), modelo de itens de prova e modelos de prova produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade dos trios (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).
Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso
De modo objetivo, o curso prescreve a construção de dois produtos em trio: uma avaliação da aprendizagem originada de um problema real, apresentado pelo professor, relacionado às competências profissionais dos licenciados em Pedagogia requeridas ao trabalho com a Educação Infantil (O Eu, o outro e nós", "Corpo, gestos e movimentos", "Traços, sons cores e formas", "Fala, pensamento e imaginação", "Quantidades, relações e transformações"), construída e disponibilizada aos colegas em cinco semanas; uma avaliação da aprendizagem originada de um problema real, apresentado pelo professor, relacionado às competências profissionais dos licenciados em Pedagogia requeridas ao trabalho com o ensino dos Anos Iniciais (aprendizagem de leitura e escrita, letramento histórico, letramento geográfico, letramento matemático e letramento em ciências), construída e disponibilizada aos colegas em cinco semanas.
Avaliação e notas
Os dois produtos serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos será somativa. As notas totais atribuídas a cada produto variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.
As avaliações dos produtos são do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada trio vai avaliar o trabalho de todos os outros trios, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.
UNIDADE 1 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Objetivo desta unidade é revisar conceitos e procedimentos básicos sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Espero que, ao final da unidade, vocês sejam capazes identificar definições e formulações corretas avaliação, avaliação educacional, avaliação da aprendizagem, expectativas de aprendizagem, item de prova do tipo resposta selecionada e item de prova de resposta construída coerentes com a literatura especializada, disponível nesta seção.
Encontro 1 (04/julho/2022) Planejamento
- Programa, atividades e planejamento.
Encontro 2 (11/julho/2022) Avaliação da aprendizagem - conceitos básicos.
- Texto básico: "Avaliação e Avaliação educacional" - Itamar Freitas e Margarida Oliveira
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre conceitos básicos da avaliação da aprendizagem
- Atividade dos alunos: leitura e fichamento por resumo / produção de três expectativas de aprendizagem
Encontro 3 (08/agosto/2022) Instrumentos de avaliação.
- Texto básico: "Construindo instrumentos de avaliação" - Itamar Freitas e Margarida Oliveira
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre conceitos básicos da avaliação da aprendizagem
- Atividade dos alunos: leitura e fichamento por resumo / produção de três expectativas de aprendizagem
Encontro 4 (15/agosto/2022) Experiência docente com a avaliação educacional.
-
- Entrevistas com alunos-professores e registro fílmico.
Encontro 5 (22/agosto/2022) Expectativas de aprendizagem, atividades e itens de prova.
- Texto básico: Construindo enunciados de expectativa de aprendizagem, atividades e itens de prova.
- Atividade dos alunos: leitura e fichamento do texto
Encontro 6 (29/agosto/2022) Avaliação (com consulta), mediante prova objetiva de 20 questões, versando sobre os textos lidos e discutidos nos encontros 02, 03 e 05.
Encontro 7 (12/setembro/2022) Correção colaborativa da avaliação da Unidade I.
UNIDADE II - Temas planejados sob demanda dos alunos
Encontro 8 (19/setembro/2022) A BNCC sob o ponto de vista da Avaliação
- Texto básico: Estrutura da BNCC.
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre fins, natureza e estrutura da BNCC.
Encontro 9 (26/setembro/2022) A BNCC sob o ponto de vista da Avaliação
- Texto básico: Usos da estrutura da BNCC para a Educação Infantil.
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre possibilidades de relacionamento entre a BNCC e as atividades da educação infantil.
Encontro 10 (03/outubro/2022) BNCC e avaliação de portadores de necessidades especiais
- Texto básico:
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre possibilidades de relacionamento entre a BNCC e as atividades da educação infantil para portadores de necessidades especiais.
Encontro 11 (10/outubro/2022) BNCC e avaliação de portadores de necessidades especiais
- Texto básico:
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre possibilidades de relacionamento entre a BNCC e as atividades da educação infantil para portadores de necessidades especiais.
Encontro 12 (17/outubro/2022) BNCC e produção de sequências didáticas.
- Texto básico:
- Atividade do professor: exposição e discussão sobre possibilidades de relacionamento entre a BNCC e as atividades da educação infantil para portadores de necessidades especiais.
Carga horária dos dias 24 e 31 de outubro estão reservadas a estudos dirigidos sobre a Unidade II, com preparação aos encontros 13 e 14.
Encontro 13 (07/novembro/2022) Avaliação da Unidade II.
Encontro 14 (14/novembro/2022) Correção colaborativa da avaliação da Unidade II.
REFERÊNCIAS PARA CONSULTA
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Neurociência e sequência didática para educação infantil. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2015.
ALVES, Deise Luci Santana. Observação e registro: possibilidades e reflexões para professores de creches. Bauru: UNESP, 2017.
ARREDONDO, Santiago Castillo e DIAGO, Jesús Cabrerizo. Introdução. In: Avaliação educacional e promoção escolar. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009. pp. 27-87. [Primeira edição em espanhol – 2003].
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. [Primeira edição em inglês – 1978.
BLOOM, Benjamin S., ENGELHART, D. Marx e FURST, J. Edward et. al. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. 6 ed. Porto Alegre: Globo, 1977. [Primeira edição em inglês – 1956].
BLOOM, Benjamin S., HASTINGS, J. Thomas, MADAUS, George F. Evaliación del aprendizaje. 2 ed. Buenos Aires: Troquel, 1975. [Primeira edição em inglês – 1971]. v. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Escalas de Proficiência do SAEB. Brasília: MEC/INEP/DAEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência de Ciências Humanas – Anos Iniciais. Brasília: MEC/INEP/DAEB, 2018.
KANT, Immanuel. Prefácio à segunda edição. In: Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 2000. pp. 35-51.
MASSON, Steve Pour que s’activent les neurones. Les Cahiers Pédagogiques, [Paris], n. 527, p.17-18, Février, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. São Paulo: Papirus, sd.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. pp. 49-51. [Primeira edição em francês – 1999].
SKINNER, Burrhus Frederich. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder/Editora da USP, 1972.
TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. 4 ed. Porto Alegre: Globo, 1977. [Primeira edição em inglês – 1948].
REFERÊNCIAS PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE A MATÉRIA
Vídeos
- Avaliação da aprendizagem - Cipriano Luckesi (19 min)
- Avaliação na Educação Infantil - Jussara Hoffmann
- Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais - Claudineide Lima Irmã
Teses e dissertações
- Avaliação da aprendizagem na Educação Básica – o estado do conhecimento (2008-2017) - Marli Ribeiro Rodrigues Ginoza
Livros
- A avaliação desmistificada-Artmed - Charles Hadji
- Avaliação da aprendizagem escolar - Cipriano Luckesi
Capítulos de livro
- Avaliação - Da excelência à regulação das aprendizagens - Philippe Perrenoud
- Avaliação educacional e promoção escolar - Santiago Castillo
- Avaliar para aprender - Fundamentos práticas e políticas - Domingos Fernandes
- Resenhas - Désirée Motta-Roth e Graciela H. Hendges
Artigo de revista
- A qualidade da educação - Bernard Charlot
Outros modos de abordar a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental