Avaliação das aprendizagens no Ensino Fundamental com auxílio do Chat GPT
“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 3| Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023)
Colegas, bom dia!
Sejam bem-vindos ao curso de “Avaliação Educacional”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso.
Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo essa minuta do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a Universidade (o professor) está esperando de vocês.
Para os que já foram meus alunos nos últimos dois anos, o texto que se segue não apresenta novidades. Para os mais recentes, pode resultar em algum estranhamento e/ou desconforto. Por isso, peço que leiam com atenção e se certifiquem de querem mesmo seguir este curso e com o atual professor.
Essa mensagem também cumpre outra função. Gostaria de transformar o primeiro dia de encontro em lugar de aprendizagem efetiva, ao contrário de uma situação de explicitação de programas. A vida universitária é muito cara, para vocês e para os contribuintes. Vamos usar o tempo da melhor forma possível.
Até breve
Itamar Freitas.
A natureza metodológica do curso
O curso é estruturado em 60 horas. São 20 horas destinadas à discussão dos saberes teóricos da prática, situada no trabalho de avaliação da aprendizagem, e 40 horas inteiramente dedicadas à prática propriamente dita, ou seja, ao planejamento e aplicação de propostas de avaliação educacional.
NÃO HÁ aulas expositivas do professor. NÃO HÁ coisas a serem ouvidas ou vistas em exposição oral.
NÃO HÁ aulas/textos/atividades de recuperação para os que faltam às atividades. Todo o trabalho de aluno é feito em equipe e todos os materiais necessários ao desenvolvimento do curso estarão disponíveis na primeira semana do semestre letivo.
Os encontros são momentos para a discussão e a experimentação, abertos a erros e acertos e à comunicação do não saber, por parte dos alunos, inclusive. O curso, portanto, é mediado por estratégias comuns à “Sala de aula invertida” à “Aprendizagem por projetos” e à “aprendizagem por pares e/ou trios”.
Ferramentas de Inteligência Artificial (abaixo) utilizáveis durante o curso
[table id=13 /]Pré-requisitos para a permanência no curso
Da parte de vocês, espero que estejam predispostos a trabalhar em equipe, já no primeiro encontro (trios), fazer pesquisa bibliográfica, leituras e produção de textos, discutir tais produções com o professor e com a turma e, manusear ferramentas de inteligência artificial e, por fim, submeterem-se à avaliação (inclusive com nota válida para a obtenção dos créditos) pelos colegas.
Comprometimentos do professor do curso
Da minha parte, garanto a oferta de literatura especializada e atualizada sobre a matéria do curso (contida no programa e nos anexos), base de dados especializada para as buscas (blog Resenha Crítica organizado pelo professor), espaço virtual de interação, quando necessário (meet, conta pessoal do professor), modelos de gêneros textuais (modelo de resenha, resumo, pré-projeto de avaliação, sequência didática, revisão da literatura produzidos pelo professor), modelo de itens de prova e modelos de prova produzidos pelo professor), formulários de avaliação da atividade em grupo (produzidos pelo professor) e equacionamento de dúvidas sobre o cumprimento das tarefas (sob a mediação do professor).
Produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso
De modo objetivo, o curso prescreve a construção de dois produtos em trio: uma avaliação da aprendizagem originada de um problema real, apresentado pelo professor, relacionado às competências profissionais dos licenciados em Pedagogia requeridas ao trabalho com a Educação Infantil (O Eu, o outro e nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons cores e formas”, “Fala, pensamento e imaginação”, “Quantidades, relações e transformações”), construída e disponibilizada aos colegas em cinco semanas; uma avaliação da aprendizagem originada de um problema real, apresentado pelo professor, relacionado às competências profissionais dos licenciados em Pedagogia requeridas ao trabalho com o ensino dos Anos Iniciais (aprendizagem de leitura e escrita, letramento histórico, letramento geográfico, letramento matemático e letramento em ciências), construída e disponibilizada aos colegas em cinco semanas.
Avaliação e notas
São três as principais avaliações deste curso: 1. avaliação de saberes teóricos da prática de avaliação; 2. avaliação somativa do produto 1; avaliação somativa do produto 2.
Os dois produtos serão submetidos à avaliação do professor e da turma. A avaliação do professor é formativa e continuada e a avaliação dos alunos será somativa. As notas totais atribuídas a cada produto variam de 0 a 10 e seguem para o sistema acadêmico.
As avaliações dos produtos são do tipo colaborativo (coavaliação), ou seja, cada trio vai avaliar o trabalho de todos os outros trios, mediante formulário fornecido pelo professor, preenchido em datas previamente acordadas e a nota parcial (relativa ao produto) do trio resultará da média simples de todas as notas emitidas pela turma.
Unidade I – Avaliação da aprendizagem
Objetivo desta unidade é revisar conceitos e procedimentos básicos sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Espero que, ao final da unidade, vocês sejam capazes identificar definições e formulações corretas avaliação, avaliação educacional, avaliação da aprendizagem, expectativas de aprendizagem, item de prova do tipo resposta selecionada e item de prova de resposta construída coerentes com a literatura especializada, disponível nesta seção.
Encontro 1 (07/junho/2023) Definindo avaliação da aprendizagem
- Conteúdo do texto básico
- Avaliação e avaliação educacional
- Avaliação educacional e aprendizagem
- Avaliação educacional e aprendizagens disciplinares e científico-profissionais
- Avaliação e interesses dos alunos
- Avaliação da aprendizagem para diagnosticar, formar e promover
- Avaliação e enunciados de expectativas de aprendizagem e de itens de prova
- Texto básico
- Acesso ao texto básico – Definindo avaliação da aprendizagem
- Avaliação sobre o texto básico
- Atividades
- Ler o texto básico e preencher avaliação diagnóstica em formulário
Encontro 2 (14/junho/2023) Alinhando expectativas de aprendizagem com exercícios
- Conteúdo do texto básico
- Alinhando ementa, objetivos de aprendizagem, atividades e itens de prova
- Alinhando elementos do planejamento com base na estrutura sintática
- Alinhando com base nos significados
- Construindo expectativas, atividades e itens de prova
- Especificando o que o aluno deve aprender
- Acesso ao texto básico – Emprego eficiente do Chat GPT
- Acesso ao texto básico III – Alinhando itens ao plano de curso
- Atividades
- Ler o texto básico e responder à avaliação oral e individual presencialmente
- Produzir itens de prova e postar no whatsapp
- Avaliar itens de prova postados no whatsapp
Encontro 3 (21/junho/2023) Avaliando conhecimentos funcionais
- Conteúdo
- Objetos funcionais de aprendizagem
- Itens de avaliação para objetos funcionais
- Qualificando e quantificando o rendimento do aluno
- Acesso ao texto básico
- Acesso ao texto básico – Avaliando conhecimentos funcionais
- Atividades
- Submeter o professor a questionamentos sobre a matéria do dia
- Produzir itens de avaliação presencialmente
- Avaliar itens de avaliação produzidos pelos colegas presencialmente
Encontro 3 (28/junho/2023) Avaliando conhecimentos declarativos
- Conteúdo
- Objetos declarativos de aprendizagem
- Itens de avaliação para objetos declarativos
- Estimando a quantidade de itens de prova
- Selecionando tipos e formatos de itens
- Acesso ao texto básico – Avaliando conhecimentos declarativos
- Avaliação sobre o texto básico- executada presencialmente e/ou no whatsapp da turma
Unidade I
Objetivo desta unidade é aplicar conceitos e procedimentos básicos sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Planejamento a ser executado no quinto encontro presencial.
Unidade III
Objetivo desta unidade é aplicar conceitos e procedimentos básicos sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Planejamento a ser executado no quinto encontro presencial.
Referências deste curso
A listagem de obras está anexada ao final de cada um dos cinto textos básicos deste curso, linkados na descrição da Unidade I
Referências para consulta
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Neurociência e sequência didática para educação infantil. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2015.
ALVES, Deise Luci Santana. Observação e registro: possibilidades e reflexões para professores de creches. Bauru: UNESP, 2017.
ARREDONDO, Santiago Castillo e DIAGO, Jesús Cabrerizo. Introdução. In: Avaliação educacional e promoção escolar. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009. pp. 27-87. [Primeira edição em espanhol – 2003].
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. [Primeira edição em inglês – 1978.
BLOOM, Benjamin S., ENGELHART, D. Marx e FURST, J. Edward et. al. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. 6 ed. Porto Alegre: Globo, 1977. [Primeira edição em inglês – 1956].
BLOOM, Benjamin S., HASTINGS, J. Thomas, MADAUS, George F. Evaliación del aprendizaje. 2 ed. Buenos Aires: Troquel, 1975. [Primeira edição em inglês – 1971]. v. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Escalas de Proficiência do SAEB. Brasília: MEC/INEP/DAEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência de Ciências Humanas – Anos Iniciais. Brasília: MEC/INEP/DAEB, 2018.
KANT, Immanuel. Prefácio à segunda edição. In: Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 2000. pp. 35-51.
MASSON, Steve Pour que s’activent les neurones. Les Cahiers Pédagogiques, [Paris], n. 527, p.17-18, Février, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. São Paulo: Papirus, sd.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. pp. 49-51. [Primeira edição em francês – 1999].
SKINNER, Burrhus Frederich. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder/Editora da USP, 1972.
TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. 4 ed. Porto Alegre: Globo, 1977. [Primeira edição em inglês – 1948].
Referências para ampliar o conhecimento sobre a matéria
Vídeos
- Avaliação da aprendizagem – Cipriano Luckesi (19 min)
- Avaliação na Educação Infantil – Jussara Hoffmann
- Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais – Claudineide Lima Irmã
Teses e dissertações
- Avaliação da aprendizagem na Educação Básica – o estado do conhecimento (2008-2017) – Marli Ribeiro Rodrigues Ginoza
Livros
- A avaliação desmistificada-Artmed – Charles Hadji
- Avaliação da aprendizagem escolar – Cipriano Luckesi
Capítulos de livro
- Avaliação – Da excelência à regulação das aprendizagens – Philippe Perrenoud
- Avaliação educacional e promoção escolar – Santiago Castillo
- Avaliar para aprender – Fundamentos práticas e políticas – Domingos Fernandes
- Resenhas – Désirée Motta-Roth e Graciela H. Hendges
Artigo de revista
- A qualidade da educação – Bernard Charlot
Outros modos de abordar a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Para citar este texto
FREITAS, Itamar. Avaliação das aprendizagens no Ensino Fundamental com auxílio do Chat GPT. Resenha Crítica. Aracaju/Crato, 07 jun. 2023. Disponível em <https://www.resenhacritica.com.br/a-cursos/avaliacao-das-aprendizagens-no-ensino-fundamental-com-auxilio-do-chat-gpt/>.