Descrição – neste encontro síncrono, exponho não apenas um panorama da produção historiográfica brasileira, como prescreve a ementa do curso. Apresento possibilidades de construção de panoramas, ou seja, possibilidades de se contar a história da historiografia brasileira, tendo como objetos: historiadores, disciplina, métodos, ideias, problemas, funções (Blanke), objetos, abordagens, problemas (Le Goff), paradigmas fundadores (Rüdger), regimes de historicidade (Cezar), tipologia de consciências (Rüsen), cultura historiográfica (Dihel) etc..
Ao mesmo tempo. estimulo vocês a ensaiarem pequenos esboços durante a seção e a empregarem criticamente as categorias “tendência”, “escola”, “linhagem” para tipificar e fazer progredir a narrativa sobre a história da historiografia brasileira.
Outro objeto da preleção animada desse sábado é o exame das mudanças e permanências da estrutura cognitiva das narrativas que comunicam sínteses de história do Brasil, sobretudo nas últimas duas décadas.
Data | hora | modalidade – Sábado (25/09) | Síncrona – 4h.
Objetivo – oferecer uma visão panorâmica sobre a história da produção historiográfica no Brasil.
Princípio de aprendizagem – A leitura de informação atualizada e autorizada é fundamental para a construção de conhecimento histórico controlado (científico), durável e defensável entre os pares historiadores.
Recursos – Sala de aula virtual | Tipos e funções da história da historiografia, de Walter Blanke | Sumários de obras de sínteses sobre a História do Brasil de diversos autores.
ATIVIDADES DISCENTES
Ação 1 – Assistir à preleção sobre “a formação historiadora brasileira” e alguns modos clássicos (escolas/paradigmas) e alguns modos alternativos (institucionalização/problemas) de contar a história da historiografia brasileira.
Ação 2 – Identificar a prevalência de determinadas estruturas de construir sínteses da história do brasil, mediante análise de semelhanças e diferenças entre sumários de obras de síntese publicadas nos últimos 10 anos.
Ação 3 – Informar nome completo da equipe, título, autoria e ano de publicação das obras a serem resenhadas. Clique aqui para comunicar essas informações via formulário google.
Para revisar a aula de ontem
Definições de História, Historiografia e História da Historiografia
Vídeo não especificado. Selecione um para exibir.
Memórias da Historiografia cearense | Tito Barros Leal e Bárbara Alencar entrevistam José Pinheiro em 17 de setembro de 2021.
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.
View Comments
Caros, fiquei sem energia elétrica durante as despetidas.
Peço desculpas.
Agora, no ar, os textos que prometi.
Até já.
Colegas,
Localizei o formulário.
A lista dos que confirmaram autor e obra a ser resenhada está registrada no post "Avaliação" deste blog.
No mesmo post, anexei alguns livros em pdf que podem ser alvo de resenha.
Até já.