A - Cursos

Atividades do sábado – HH


Descrição – neste encontro síncrono, exponho não apenas um panorama da produção historiográfica brasileira, como prescreve a ementa do curso. Apresento possibilidades de construção de panoramas, ou seja, possibilidades de se contar a história da historiografia brasileira, tendo como objetos: historiadores, disciplina, métodos, ideias, problemas, funções (Blanke), objetos, abordagens, problemas (Le Goff), paradigmas fundadores (Rüdger), regimes de historicidade (Cezar), tipologia de consciências (Rüsen), cultura historiográfica (Dihel) etc..

Ao mesmo tempo. estimulo vocês a ensaiarem pequenos esboços durante a seção e a empregarem criticamente as categorias “tendência”, “escola”, “linhagem” para tipificar e fazer progredir a narrativa sobre a história da historiografia brasileira.

Outro objeto da preleção animada desse sábado é o exame das mudanças e permanências da estrutura cognitiva das narrativas que comunicam sínteses de história do Brasil, sobretudo nas últimas duas décadas.


Data | hora | modalidade – Sábado (25/09) | Síncrona – 4h.


Objetivo – oferecer uma visão panorâmica sobre a história da produção historiográfica no Brasil.


Princípio de aprendizagem – A leitura de informação atualizada e autorizada é fundamental para a construção de conhecimento histórico controlado (científico), durável e defensável entre os pares historiadores.


RecursosSala de aula virtual | Tipos e funções da história da historiografia, de Walter Blanke | Sumários de obras de sínteses sobre a História do Brasil de diversos autores. 


ATIVIDADES DISCENTES

Ação 1 – Assistir à preleção sobre “a formação historiadora brasileira” e alguns modos clássicos (escolas/paradigmas) e alguns modos alternativos (institucionalização/problemas) de contar a história da historiografia brasileira.

Ação 2 – Identificar a prevalência de determinadas estruturas de construir sínteses da história do brasil, mediante análise de semelhanças e diferenças entre  sumários de obras de síntese publicadas nos últimos 10 anos.

Ação 3 – Informar nome completo da equipe, título, autoria e ano de publicação das obras a serem resenhadas. Clique aqui para comunicar essas informações via formulário google.


 

Para revisar a aula de ontem

Definições de História, Historiografia e História da Historiografia

 

 

Vídeo não especificado. Selecione um para exibir.

Memórias da Historiografia cearense | Tito Barros Leal e Bárbara Alencar entrevistam José Pinheiro em 17 de setembro de 2021.

 


Voltar para à página inicial do curso

Itamar Freitas

View Comments

  • Caros, fiquei sem energia elétrica durante as despetidas.
    Peço desculpas.
    Agora, no ar, os textos que prometi.
    Até já.

  • Colegas,
    Localizei o formulário.
    A lista dos que confirmaram autor e obra a ser resenhada está registrada no post "Avaliação" deste blog.

    No mesmo post, anexei alguns livros em pdf que podem ser alvo de resenha.

    Até já.

Share
Published by
Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

2 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

2 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

2 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

2 meses ago

This website uses cookies.