Atividades do domingo – HH
Descrição - Neste encontro síncrono, vamos relembrar tipologias de elementos básicos identificadores da prática historiográfica profissional. Vamos explorar as tipologias expressas indiretamente pela ementa - a operação historiográfica de Michel de Certeau - e também algumas possibilidades de definição expressas ao final do século XIX que ainda sobrevivem entre nós.
Empregando partes de tipos expressos por Michel de Certeau e também de historiadores da segunda metade do século XIX e da segunda metade do século XX, experimentamos procedimentos da crítica histórica e da crítica historiográfica como preparação para a escrita da resenha final.
Data | hora | modalidade - Domingo (26/09) | Síncrona - 3h.
Objetivo - conhecer os elementos da crítica, ler textos e analisar textos a partir de determinados critérios de avaliação historiográfica.
Princípio de aprendizagem - Aprender investigando é mais prazeroso e estimulante que receber proposições fechadas do professor ou do compêndio.
Recursos - Sala de aula virtual: Link para a atividade síncrona de hoje (domingo): https://meet.google.com/bvf-sgsn-iay | Texto "Metodologia - as regras do método histórico", de Jörn Rüsen.
ATIVIDADES DISCENTES
Ação 1 - Reler o texto "Metodologia as regras do método histórico", identificando os usos e os significados das heurística, crítica, interpretação e representação".
Ação 2 - Ler um texto e praticar a crítica histórica.
Ação 3 - Ler resenhas e identificar os elementos da estrutura retórica, pondo em prática os princípios da crítica historiográfica, extraídos do texto de Jörn Rüsen.
Para ampliar o conhecimento
Concentrar-se nos objetos de leitura, de Itamar Freitas e Margarida Oliveira.
Uma História negada? Conversas com historiadoras e historiadores sobre o Brasil Paralelo | Fernando Nicolazzi, Mayara Balestro, Carlos Zacarias e Sônia Meneses, em 16 de setembro de 2021.