Descrição – Com esta atividade, rememoramos as diferenças entre alguns significados de “História” e “Historiografia Brasileira”. A base é o uso etimológico das palavras/expressões, complementado com textos recentes de Temístocles Cezar (sobre a história da história em duração secular) e Itamar Freitas (a história da formação historiadora).
Vocês podem fazer as intervenções/interrogações antecipadamente na janela “comentários”. Eles serão aprofundados durante a atividade síncrona.
A atividade da sexta à noite não é uma exposição original do professor. A originalidade está na discussão das demandas da turma, sobretudo aquelas comunicadas previamente.
Data | hora | modalidade – Sexta-feira (24/09) | Síncrona – 3h.
Objetivo – Discutir a diferença entre os conceitos de História, Ciência da História, Historiografia e História da Historiografia Brasileira analisar os elementos que compõem a operação historiográfica.
Princípio de aprendizagem – A leitura de informação atualizada e autorizada é fundamental para a construção de conhecimento histórico controlado (científico), durável e defensável entre os pares historiadores.
Recursos – Sala de aula virtual – https://meet.google.com/ixo-hvnr-okz | Textos “História como conceito-mestre moderno”, de Reinhart Koselleck e “Em busca de uma definição de historiografia”, de Jurandir Malerba.
ATIVIDADES DISCENTES
Ação 1 – Ler o texto “História”, de Temístocles Cezar, identificando as mutações da palavra história ao longo do tempo e o significado das expressões “historiografia” e “historiografia brasileira”.
Ação 2 – Reler o texto “A operação historiográfica”, identificando os usos e os significados das expressões “história” e “operação historiográfica”.
PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO
“História“, de Temístocles Cezar.
História da Historiografia | Estevão de Rezende Martins
Porto Alegre, 11 out. 2012.
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.
View Comments
Colegas, boa tarde!
Agradeço aos 22 alunos que deram responderam a primeira atividade (avaliação diagnóstica), cujos nomes seguem abaixo.
Nossa atividade síncrona de hoje vai das 19 às 21h, no seguinte endereço: https://meet.google.com/ixo-hvnr-okz
Aproveito para solicitar (aos que ainda não o fizeram) a inscrição temporária no blog mediante preenchimento do formulário disponível no rodapé (azul) deste post.
A partir do nosso encontro hoje à noite, somente os inscritos neste ambiente virtual de aprendizagem poderão acessar as páginas do curso.
A´té já.
Itamar Freitas.
Lista dos que enviaram respostas à avaliação diagnóstica:
1. Aline Evelyn Pereira Leite e Silva
2. AMANDA RAYSSA LIMA SANTANA
3. Beatriz Karen Vilar Cirilo
4. Carlos furtado amador
5. Cicera Rafaela Fernandes
6. CICERO EDER DA SILVA
7. Daniel Moreira Santos
8. Daniela Henrique Alencar
9. Érica Laís Fernandes da Silva
10. Francisca Maykelly Moreira Santos
11. FRANCISCO MATOS DA SILVA
12. FRANCISCO MATOS DA SILVA
13. FRANCISCO MAURO JUSTA DE OLIVEIRA
14. Karamirele Alves Belem
15. LAÍS MATIAS DA PAZ
16. Marcondes Pimentel Fernandes
17. Marcos Antônio Alves de Sousa
18. MARILHIA PAULA DA SILVA
19. Nívia Luiz da Silva
20. Talita Bezerra Cornélio de Lira
21. Tatiana Olegário da Silva
22. Vanessa Vitorino da Silva